CIOPAER/TO: Curso de Operador Aerotático completa 40 dias

Anúncio

Tocantins – Com o objetivo de formar profissionais multimissão, capacitados para a aviação de segurança pública, além de aumentar o efetivo e padronizar as atividades realizadas pelo Centro Integrado de Operações Aéreas – CIOPAER, a unidade da Secretaria de Estado da Segurança Pública – SSP, em parceria com a Escola Superior de Polícia – ESPOL, está realizando, desde abril, o I Curso de Operador Aerotático do Tocantins – I COA. O curso, que tem carga horária de mais de 560 h/a, completa 40 dias de treinamentos e a previsão de término no final do mês de junho.

CRÉDITOS CIOPAER SSP TO
CRÉDITOS CIOPAER SSP TO

Composto inicialmente por 28 integrantes, sendo cinco de outros estados brasileiros (Pará, Paraná e Amapá), o curso se aproxima de seu encerramento com 12 integrantes, dentre eles nove alunos da Polícia Militar, um do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins e dois da Polícia Militar do Amapá.

“Nestes 40 dias, os alunos foram submetidos a situações limite, que testaram suas capacidades física e psicológica, pois além das instruções que exigiam dedicação física e mental, tiveram restrição alimentar e pouco tempo de descanso”, esclareceu o Major da Polícia Militar Dennis Dalla, coordenador do curso.

CRÉDITOS CIOPAER SSP TO
CRÉDITOS CIOPAER SSP TO

Ainda segundo o Major, que também é comandante de helicóptero no CIOPAER, o foco é habilitar os alunos nas atividades helitransportadas de salvamento terrestre e aquático, prevenção e combate a incêndios florestais, ações de policiamento preventivo e ostensivo, entre outras atribuições das equipes multimissão que integram o órgão.

“O curso é complexo pois nosso leque de atuação é vasto. Um operador aerotático precisa dominar as técnicas e táticas para combater o crime, e da mesma forma, para resgatar e salvar uma pessoa num local de difícil acesso. E como temos bombeiros e policiais, temos que nivelar o conhecimento, introduzindo o componente aéreo nestes cenários”, argumentou.
Treinamento
Dentre as inúmeras e variadas instruções ministradas aos discentes, nas de combate a incêndios florestais, os alunos receberam treinamento para auxiliar os pilotos na coordenação da cabine durante o procedimento, garantindo a segurança da operação e para o manuseio e utilização do helibalde, que é um bolsão com capacidade para armazenar cerca de 500 litros de água e que vai acoplada a um gancho na parte inferior do helicóptero.
CRÉDITOS CIOPAER SSP TO
CRÉDITOS CIOPAER SSP TO
A capacitação é de grande importância, uma vez que todos os anos, nos meses de estiagem, o Tocantins figura entre os primeiros estados com maior incidência de focos de calor e o helicóptero da SSP sempre apoio os órgãos ambientais nestas operações.
 Outra instrução de destaque foi fruto da parceria com a Secretaria da Segurança Pública do Maranhão, por meio de seu Centro Tático Aéreo – CTA, que capacitou os alunos a realizarem disparos de arma de fogo a partir do helicóptero (Tiro Embarcado), entre os dias 27 e 31 de maio.
No plano de aula, foram abordadas temáticas como balística; técnicas de tiro embarcado no helicóptero; posicionamento, cadência e manobras; dentre outras, utilizando os calibres 5,56 e 7,62, adotados pelo CIOPAER.
CRÉDITOS CIOPAER SSP TO
CRÉDITOS CIOPAER SSP TO
 Desde segunda-feira, 03/06, os alunos do I COA e a coordenação do Curso estão em viagem ao Estado de Goiás e ao Distrito Federal, recebendo instruções no Grupo de Radiopatrulha Aérea – GRAER, da PMGO, do Comando de Policiamento Aéreo – CPAER, da PMDF, no Grupamento de Aviação Operacional – GAVOP, do BMDF, da Divisão de Operações Aéreas – DOA e no Comando de Operações Táticas – COT, da PF e do CERIPA VI.
Colaboradores
Essenciais na realização do I COA, o CIOPAER agradece aos colaboradores, sendo o Governo do Tocantins, a Polícia Militar, a Polícia Civil, a ESPOL, o Corpo de Bombeiros Militar, a Defesa Civil Estadual, o Instituto Natureza do Tocantins – Naturatins, o Grupo de Operações Táticas Especiais – GOTE, as Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas – ROTAM, o Exército Brasileiro, além do Poder Judiciário da Comarca de Porto Nacional.
CRÉDITOS CIOPAER SSP TO
CRÉDITOS CIOPAER SSP TO

Deixe uma resposta

- Saiba o que é trollagem: Cuidado com os TROLLS !

- Política de moderação: Política de moderação de comentários: sua consciência

Os comentários não representam a opinião do Piloto Policial. Os comentários são de responsabilidade dos respectivos autores.

Comentários

comentários