Anúncio

Nos dias 27 a 31 de maio acontecerá o Encontro Nacional de Aviação de Segurança Pública e Defesa Civil – ENAVSEG 2019, na cidade do Rio de Janeiro (RJ).

O evento tem a coordenação do Grupamento Aeromóvel da Polícia Militar (GAM/PMERJ) e do Serviço Aeropolicial da Polícia Civil (SAER/PCERJ), com apoio do site Piloto Policial, Agência Mkt18 e SAFRAN Helicopter Engines.

Este ano, além dos debates, também será promovida a Competição Nacional de Mecânicos de Aeronaves de Segurança Pública e a Competição Nacional de Tripulantes Operacionais de Segurança Pública.


Competição Nacional de Mecânicos de Aeronaves
de Segurança Pública


A Competição Nacional de Mecânicos de Aeronaves de Segurança Pública visa refletir as práticas e padrões internacionais no mundo do setor aeronáutico. A Especificação de Padrões é, portanto, uma diretriz para a preparação e para o bom desempenho das funções de um mecânico da Aviação da Segurança Pública.

Competição Nacional de Mecânicos de Aeronaves de Segurança Pública

Um mecânico em manutenção de aeronaves da aviação da segurança pública realiza uma série de processos com produtos aeronáuticos e tem a responsabilidade essencial de atuar profissionalmente para garantir a aeronavegabilidade da frota.

A competição será organizada pelo SENAI/SC, com apoio da SAFRAN Helicopter Engines.

A inscrição para a competição é voluntária e deverá ser feita em dupla, obrigatoriamente de profissionais de segurança pública da área de manutenção aeronáutica que atue como Mecânico de Manutenção Aeronáutica (MMA) com CHT válida pela ANAC ou como Auxiliar de Mecânico.

O prazo para as inscrições das duplas participantes é de 26 de abril de 2019. Serão ofertadas apenas vaga para oito duplas competidoras (16 competidores).

Deverão ser formadas duplas de competidores composta por, no mínimo, um MMA e/ou um Auxiliar. Não será permitida a formação de duplas com dois auxiliares.

Em se havendo inscrições que ultrapassem a quantidade de vagas supracitadas, haverá processo seletivo teórico baseado nas publicações: FAA-H-8083-30A.

Tal exame será composto de 40 questões objetivas realizadas em dia e horários estabelecidos pela organização em ambiente virtual estabelecido pelo SENAI/SC.

A competição será realizada na cidade do Rio de Janeiro, iniciando-se no dia 28 de maio de 2019.


PROVAS DA COMPETIÇÃO

Serão realizadas três provas práticas por todas as duplas participantes e avaliadas pela equipe do SENAI/SC. É atribuída uma porcentagem das notas totais a cada seção para indicar sua importância relativa dentro da Especificação de Padrões. A soma de todas as notas percentuais é 100.

Todo o material, ferramental e documentação técnica necessários para a realização das provas serão fornecidos pela organização da prova.


Prova de motores

A prova consiste em detecção de defeitos, inseridos pela equipe de avaliadores, e relatados a próprio punho em ficha específica cedida pelo SENAI/SC. Tudo isto em conformidade com os manuais do motor cedido para a competição. A saber, os manuais serão disponibilizados na língua inglesa, bem como as fichas de relato de defeitos.

A descrição do que é necessário saber e compreender, além da maneira como será a avaliação está na Figura 01.

FIGURA 1


Prova de Elétrica

A prova prática consiste em montagem de circuito básico para acendimento de lâmpadas e outra parte de detecção de defeitos em bancada diferente da utilizada para montagem do circuito inseridos pela equipe de avaliadores e relatados a próprio punho em ficha específica cedida pelo SENAI/SC.

Tudo isto em conformidade com os manuais da aeronave e a AC21-99 da FAA. A saber, os manuais serão disponibilizados na língua inglesa, bem como as fichas de relato de defeitos.

A descrição do que é necessário saber e compreender, além da maneira como será a avaliação está na Figura 02.

FIGURA 2


Prova de Inspeção Diária

A prova consiste em testar a capacidade dos competidores de realizar uma inspeção diária (D.I.) em um helicóptero, determinando assim se o helicóptero é seguro ou não para voo ou se é necessária uma inspeção adicional conforme o relatório de defeitos e a lista de verificação de inspeção diária.

Todos os defeitos encontrados serão relatados a próprio punho em ficha específica cedida pelo SENAI/SC. Tudo isto em conformidade com os manuais da aeronave. A saber, os manuais serão disponibilizados na língua inglesa, bem como as fichas de relato de defeitos.

A descrição do que é necessário saber e compreender, além da maneira como será a avaliação está na Figura 03.

FIGURA 3


Resultado

Para cada prova, será efetuada uma avaliação da dupla participante, e será considerada vencedora a dupla que tiver a maior nota, somado os resultados das três provas.

A divulgação do resultado e a premiação da dupla vencedora será realizado no dia 30 de maio a noite no coquetel de encerramento do Encontro Nacional de Aviação de Segurança Pública e Defesa Civil – ENAVSEG 2019.

Deixe uma resposta

- Saiba o que é trollagem: Cuidado com os TROLLS !

- Política de moderação: Política de moderação de comentários: sua consciência

Os comentários não representam a opinião do Piloto Policial. Os comentários são de responsabilidade dos respectivos autores.

Comentários

comentários