Conheça um pouco mais sobre a história da Aviação Policial no Rio de Janeiro

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Em 1979, no local onde hoje funciona a SAOA, na Lagoa, havia o Departamento Aeropolicial ligado diretamente a Secretaria de Segurança Pública, cujos Secretário e Subsecretário eram Oficiais Generais da Reserva.

Esse Departamento iniciou dois anos antes sob o Comando de um Cel Aviador da FAB chamado Matos e possuía três pilotos contratados. Antonio Hermsdorf Maia, engenheiro diretor da Divisão de Transportes (Ditramar) do Salvamar (então um órgão da SSP) e dois jovens ex-tenentes temporários da FAB que haviam aprendido a voar helicópteros. Aécio Malagutti e Célio Seda Filho, hoje piloto de aviões comerciais de grande porte.

Dois a três anos antes, através de um acordo entre o Governador do Rio de Janeiro e a Marinha, esta cedeu quatro FH1100 (Fairchild Hiller 1100, cujas fotos estão na matéria) em troca do asfaltamento da Base aérea de São Pedro da Aldeia.

Essas máquinas ficavam ao ar livre ali na Lagoa e tinham uma manutenção muito ruim. Duas delas, conhecidas pelas últimas letras dos seus prefixos, o Charlie e o November, eram as mais usadas por terem mais potência. O Oscar (que como o Charlie, possuía esquis altos) era mais fraco e menos usado e o Delta nunca ficou em condições operacionais ideias.

Naquela época o rádio policial portátil já funcionava bem e a central era conhecida pelo prefixo de CCOS. As aeronaves eram conhecidas pelo prefixo de Gavião 1, 2, 3 e 4.

Em 1981, foi criado o departamento de operações aéreas do DER trazendo em 1982 o primeiro helicóptero Esquilo usado pelo Rio de Janeiro.

Em 1983, a Polícia Civil nomeou um Delegado e Piloto, chamado Paulo Elia e recebeu o seu primeiro esquilo mantendo os outros FH1100. Houve também um “concurso” para pilotos e um amigo meu, Luis Pires além do próprio Malagutti e do Seda, entraram como pilotos policiais (os primeiros a ingressarem).

Em 1984, no morro do Juramento, estourou o compressor da turbina de um dos FH1100 e o Luis Pires tentou livrar um barraco batendo em um muro e caindo com a morte de todos os quatro ocupantes, sendo que um deles foi carbonizado ainda dentro da máquina.

Os que conseguiram sair, mas embebidos em QAV (querosene de aviação), morreram queimados ainda no local. Um Detetive da Entorpecentes, chamado Ricardo, ainda foi levado com vida ao hospital, mas morreu algumas horas depois.

O Capitão Médico e Piloto Dr. Abouch (atualmente servido no GAM/PMERJ e que gentilmente cedeu as fotos da matéria e relatou essa verdadeira odisseia da nossa Aviação Policial), foi o responsável pelo reconhecimento dos corpos no IML.

O nosso pioneirismo e heroísmo frente às dificuldades nos tornou o que somos hoje, referência em Operações Aéreas no Brasil!

Fonte: GAM/PMERJ.

6 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns pela matéria, lembro bem das aeronaves policiais passando pela Praia do Flamengo, nessa época eu tinha 10 anos e já era motivado pela aviação. As dificuldades daquela época e o empenho daqueles que acreditavam na aviação de segurança pública (visionários da época), levaram o Rio de Janeiro ao que é hoje, tanto para PC, PM, BOMB….
    Grande abraço e parabéns pelo resgate da história desses pioneiros.
    Cap Baracho
    GRPAe/SP

  2. Em nosso País ser pioneiro não é para qualquer um, ter uma visão a frente do deu tempo muitas vezes pode ser confundido com atitudes de megalomaníacos ou de pessoas que querem autopromoção. Os pioneiros da aviação no RJ abriram as portas para a aviação policial em todas as polícias do Brasil, com isso tiveram seu trabalho reconhecido e hoje ocupam bons lugares na aviação em geral. É simples, não existe nada que possa combater ou impedir um trabalho bem feito. Acredito nisso. Parabéns aos Pioneiros e àqueles que os lembram com tanta dignidade. Cap MAO. GRPAe SP

  3. Em honra a estes pioneiros temos um exemplar de FH 1100 preservado no Museu Aeroespacial, localizado na Base Aérea dos Afonsos, no Rio de Janeiro.

  4. Parabéns pela iniciativa do site. Nos quatro anos que estive na MB, aprendi que devemos sempre cultivar as tradições e nunca esquecer o passado. Infelizmente este tipo de episódio é recorrente em muitas instituições brasileiras. Onde, para alcançar o profissionalismo tiveram, e ainda necessitam, superar o amadorismo de algumas autoridades. Não sou aviador mas sou apaixonado pela profissão e neste momento estou me preparando para encarar o exame seletivo do GAM. Se Alguém tiver alguma dica, será muito bem vinda!
    Boa sorte e sucesso a todos e que Deus nos ilumine e acompanhe!

  5. Parabéns pela matéria! Sou a filha do inspetor da entorpecentes Ricardo (mencionado no texto – acidente de 84 no Juramento), que foi levado com vida ao hospital, mas morreu pouco tempo depois. Obrigada pela lembrança! Hoje, por ironia do destino, sou casada com um policial civil, que é do helicóptero. Abç

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