A DRF Luftrettung, operadora alemã de serviços aeromédicos de emergência (HEMS), opera uma das maiores frotas de H145 do mundo. A empresa recebeu seu 40º H145, da unidade da Airbus Helicopters em Donauwörth.

Parece que, desde o início, o H145 e a DRF Luftrettung formaram uma combinação perfeita. A operadora alemã de HEMS recebeu o primeiro H145 de quatro pás em 2014, e o helicóptero logo se tornou a espinha dorsal de suas operações. Impressionada com seu desempenho, a DRF Luftrettung tornou-se a primeira cliente a atualizar um H145 de quatro pás (versão D2) para a versão de cinco pás (versão D3). 

Como operador de HEMS, o impacto positivo do desempenho de um helicóptero no atendimento ao paciente é um fator crucial. Como usuário desde o início, eles têm uma riqueza de exemplos da diferença que o H145 pode fazer. “Lembro-me de uma missão em que fiquei particularmente impressionado com o desempenho do H145 de cinco pás”, relembra o piloto Franz Ahollinger, que acumulou mais de 5.000 horas de voo em sua carreira. “Foi uma missão típica para nós, voando de Zwiesel, na Floresta da Baviera, para Regensburg com um paciente que precisava de tratamento com uma máquina cardiopulmonar móvel (ECMO). Tínhamos nossa tripulação habitual a bordo, além de um cardiologista. Além do paciente, havia seis pessoas neste voo, além de todo o equipamento especializado. Com o H145 de cinco pás, conseguimos realizar esta missão sem problemas.”

O helicóptero que tem tudo 

Ahollinger está envolvido nas operações do H145 desde o início. Como gerente de projeto para a introdução do H145 na frota da DRF, como instrutor de voo do H145 para a Luftrettung da DRF e como piloto de helicópteros HEMS na base da DRF em Regensburg, ele possui vasta experiência com este tipo de helicóptero. 

“O H145 de cinco pás é o helicóptero ideal para as nossas missões”, afirma Ahollinger, que está na DRF Luftrettung há mais de 20 anos e iniciou sua carreira de piloto nas Forças Armadas Alemãs há 32 anos. “A cabine é ampla, permitindo o transporte de todo o equipamento necessário para missões de transferência inter-hospitalar, mas o helicóptero em si é compacto o suficiente para pousar perto dos locais de acidentes”, continua. “O Helionix e o rotor de cinco pás tornam o helicóptero a ferramenta perfeita para as nossas missões. Do meu ponto de vista, o Helionix é o melhor sistema de aviônicos do mercado, é muito intuitivo e autoexplicativo, e fornece ao piloto a informação certa na hora certa. O rotor de cinco pás torna o helicóptero tão suave quanto uma aeronave de asa fixa, o que é muito importante para o tratamento de pacientes no helicóptero, mas também para a tripulação, já que às vezes voamos sem escalas durante nossos turnos de 12 horas, especialmente no verão.”

A qualquer hora, em qualquer lugar – o H145 está pronto para salvar vidas

A DRF Luftrettung conta com o H145 de cinco pás em Regensburg desde 2021 e realizou mais de 1.700 missões diurnas e noturnas somente em 2024. A estação em Regensburg é uma estação de uso misto (missões de atendimento primários e secundários), que opera 24 horas por dia. 

Devido à proximidade com o Danúbio e a Floresta da Baviera, operações de resgate aquático e em montanha também são realizadas na área de resgate aeromédico de emergência.

Desde 2011, a base em Regensburg é a segunda estação de resgate aeromédico na Alemanha a ser autorizada a usar óculos de visão noturna em operações de resgate noturno. Também oferece transporte especializado para pacientes com síndrome do desconforto respiratório agudo ou insuficiência cardiovascular, mantendo a terapia intensiva. A DRF Luftrettung é uma das maiores operadoras de HEMS na Europa. A DRF Luftrettung opera mais de 50 helicópteros Airbus em 29 bases na Alemanha para resgate de aeromédico de emergência e transporte em terapia intensiva, incluindo operações com guincho de resgate em missões diurnas e noturnas. Em 2024, a operadora alemã de HEMS realizou um total de 35.850 missões.