Em Busca de Noites Claras: NVGs ajudam a combater os incêndios da Califórnia/EUA

Anúncio

Por muitos anos foi-se dito que os helicópteros usados para o combate a incêndios noturnos teriam um grande potencial, se existissem equipamentos adequados. Hoje, as versões melhoradas dos óculos de visão noturna (NVG) têm ajudado os helicópteros a desenvolverem esse potencial, reduzindo riscos e aumentando a eficácia.

Claro que risco reduzido não significa ausência de risco; ainda há muito o que se preocupar depois que o sol se põe. É por isso que os critérios específicos precisam ser atendidos antes de lançar-se pela noite dentro. Primeiro, é necessário haver uma ameaça direta à vida ou a propriedades. Segundo, é preciso acreditar que voar à noite irá apoiar amplamente os esforços do combate ao incêndio em solo, já que os benefícios esperados devem ultrapassar os riscos reais.

                                         pil2 pil pil5

                                         ´pil3  pil4 pil6

No sul da Califórnia, estes critérios são atendidos com frequência. Desde 2009, os condados regionais e o Serviço Florestal dos Estados Unidos (USFS) estão envolvidos em um treinamento conjunto de combate a incêndos noturnos, usando NVGs para prepararem-se para o inevitável. Isso fez com que mais tripulações ficassem melhor preparadas para coordenarem os seus esforços, em todas as horas, contra a propagação de chamas.

A Rotorcraft Pro foi autorizada a dar uma conferida de perto no evento de treinamento de 2014. O Corpo de Bombeiros do Condado de Kern foi designado o anfitrião do ano e a maioria da ação ocorreu na região das Tehachapi Mountains. Além do Condado de Kern, outras seções de operação aérea que também participaram foram do Corpo de Bombeiros do Condado de Orange, da Cidade de Los Angeles, do Condado de Los Angeles e do Condado de Ventura e da Divisão de Aviação do Xerife. Além disso, o USFS tinha no local um Bell Super 205 e um Turbo Commander 690 de ataque aéreo e asa fixa. As tripulações em solo em treinamento eram do Condado de Kern, San Bernardino e Los Angeles.

 A intenção original destes exercícios anuais era demonstrar que as tripulações de diferentes agências poderiam trabalhar juntas com segurança e eficiência à noite, ao conduzirem operações de supressão de incêndio com helicópteros. Ao longo dos anos, os participantes desenvolveram as suas habilidades. Então, este ano, um outro elemento foi acrescentado: o fogo real. O piloto do Condado de Kern, Scott Beck, explica que, “Com as mitigações adequadas disponíveis, nós sentimos que poderíamos criar um ambiente seguro que testasse, adequadamente, a capacidade tanto das tripulações quanto dos bombeiros em solo de interoperar com eficácia à noite, utilizando vários helicópteros.”

 Os objetivos do treinamento

Os cinco objetivos do treinamento deste ano foram:

1) exercitar a habilidade do Condado de Kern de ativar uma equipe local para o Gerenciamento de Incidentes Tipo 3 e conduzir com êxito o treinamento sob o Sistema de Comando de Incidentes (ICS), utilizando as orientações do FireScope. (O ICS é um padrão nacional para o gerenciamento de operações de emergência.  O FireScope é uma organização do estado, criada para desenvolver normas para as operações de emergência de todos os riscos; e em relação a este artigo, as Diretrizes para o Voo Noturno).

2) fornecer uma oportunidade organizada para as tripulações com NVG poderem conduzir com segurança operações de despejo de água à noite.

3) operar com segurança e eficácia um helispot à noite para o carregamento de água de várias aeronaves de diferentes agências.

4) fornecer oportunidades organizadas de treinamento para que o pessoal em solo possa compreender as capacidades dos helicópteros e como eles podem beneficiar os seus esforços em solo.

 5) manter o fogo usado para o treinamento dentro das linhas de contenção.

As condições climáticas cooperativas, uma comunidade solidária e os esforços coordenados de mais de 300 pessoas levaram todos os objetivos a serem cumpridos. As diferentes agências puderam estabelecer redes de contato e aprender mais sobre as aeronaves e os procedimentos umas das outras. O fogo de 24.300 metros quadrados incrementou o desafio — e adicionou realismo — ao exercício. Com as lições aprendidas, os planos para melhorias no evento do próximo ano estão sendo feitos.

Os participantes e os observadores estavam especialmente animados com alguns pontos de treinamento incorporados em todos os exercícios. O líder do Condado de Orange, o piloto Jeff Carlson, foi um dos que elogiou. “O treinamento anual com as outras agências definitivamente tornou as coisas muito mais seguras e eficientes. Tendo a comunicação de rádio e os procedimentos de combate a incêndios entendidos por todos, só ajuda a todos nós. Como observamos uma redução da intensidade dos incêndios durante a noite, é essencial sermos capazes de conduzir o despejo de água pelos helicópteros. A introdução da tecnologia de óculos de visão noturna sem dúvida aprimorou as nossas capacidades de combate a incêndio e de resgate à noite.”

NVGs funcionam e salvam

O Condado de Kern começou a usar NVGs em 2006 para executar operações de içamento à noite. No ano seguinte, eles foram usados em um pequeno incêndio. Hoje em dia, os treinamentos de içamento com NVG ocorrem mensalmente e os treinamentos noturnos de despejo de água acontecem, pelo menos, trimestralmente. Este último exercício inclui encher o tanque de barriga do helicóptero em pontos designados e conduzir snorkel filling em lagos locais. Os lagos são sempre verificados primeiro à luz do dia, no caso de potenciais obstruções subaquáticas.

Todo este treinamento regional, e entre os condados, tem um único objetivo final — o de servir. Como muitas vezes acontece no sul da Califórnia, a oportunidade para desempenhar esse tipo de serviço ocorre apenas oito dias depois dos treinamentos em conjunto. O Shirley Fire, um incêndio de progressão rápida no Lake Isabella, começou na área federal. Na segunda noite de incêndio, as ameças à estrutura da comunidade de Wofford Heights eram iminentes. As duas aeronaves de asa rotativa do Condado de Kern foram solicitadas e voaram fornecendo apoio aos esforços em solo. Sete horas de operações de despejo de água durante duas noites ajudaram a reduzir, com êxito, as ameaças.

O piloto Beck resume tudo muito bem. “Nós somos responsáveis por fornecer aos cidadãos do Condado de Kern a capacidade de realizar resgates e combates a incêndio 24 horas por dia, 7 dias por semana. Como profissionais, procuramos utilizar as melhores ferramentas para os serviços que prestamos. O uso de NVG é essencial para as nossas missões. No que concerne ao Corpo de Bombeiros do Condado de Kern, trata-se de uma verdadeira virada no jogo.”

É verdade, os NVGs têm fornecido grandes mudanças e para melhor.

Fonte: Just Helicopters

Deixe uma resposta

- Saiba o que é trollagem: Cuidado com os TROLLS !

- Política de moderação: Política de moderação de comentários: sua consciência

Os comentários não representam a opinião do Piloto Policial. Os comentários são de responsabilidade dos respectivos autores.

Comentários

comentários