Piloto de drone é preso em flagrante pela Polícia por expor a perigo a navegação aérea e estar sem licença, em Salvador

Anúncio

Bahia – Nesta quarta-feira (14), por volta das 11h40, a Central de Operações do Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (GRAER) foi acionada pelo do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Salvador – DTCEA SV para intervir numa ocorrência de quase colisão envolvendo um drone e um helicóptero que sobrevoava a região de Porto Seco Pirajá, em Salvador, com risco real à navegação aérea.

No local, a tripulação do helicóptero Guardião 02 comprovou a situação, pois, apesar da presença da aeronave PM, o piloto do drone manteve a posição de voo não autorizada e a altitude que conflitava com as aeronaves tripuladas e, consequentemente, estava em desacordo com a legislação em vigor.

Equipe policial do helicóptero Guardião 02 do GRAER da PM da Bahia prende em flagrante piloto de drone irregular
Equipe policial do helicóptero Guardião 02 do GRAER da PM da Bahia prende em flagrante piloto de drone irregular. Foto Divulgação GRAER.

Monitorado pela tripulação do helicóptero, o piloto pousou o equipamento e adentrou em um veículo, iniciando deslocamento em posse do drone.

Configurada a situação que necessitava de providências imediatas, a tripulação do Guardião 02 desembarcou os tripulantes operacionais que impediram a fuga do infrator e realizaram a sua prisão em flagrante.

Equipe policial do helicóptero Guardião 02 do GRAER da PM da Bahia prende em flagrante piloto de drone irregular

O piloto do drone, um homem de 42 anos, foi conduzido à sede da Coordenação de Operações Especiais (COE) da Polícia Civil, onde foi lavrado o flagrante delito com base no artigo 33 da Lei de Contravenções Penais (dirigir aeronave sem estar devidamente licenciado), bem como nos artigos 132 (expor a vida ou a saúde de outrem a perigo direto e iminente) e 261 (expor a perigo embarcação ou aeronave) do Código Penal, uma vez que ele não tinha nenhuma documentação necessária para a operação do equipamento.

Desde de 2015 o GRAER desenvolve anualmente o Encontro com Operadores de Sistemas de Aeronaves Pilotados Remotamente (RPAS), uma atividade educativa que acontece no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar (QCG). O evento é aberto ao público e participam órgãos de imprensa, entidades carnavalescas e de trios elétricos, órgãos públicos em geral, produtoras de vídeo e demais operadores de drone, além de interessados da comunidade baiana.

O objetivo dos encontros é alertar sobre os riscos e enfatizar as condições de operação segura e os aspectos legais para uso de RPAS, principalmente, durante as festas populares no Estado.

Equipe policial do helicóptero Guardião 02 do GRAER da PM da Bahia prende em flagrante piloto de drone irregular
Equipe policial do helicóptero Guardião 02 do GRAER da PM da Bahia prende em flagrante piloto de drone irregular. Foto: Divulgação GRAER.

Deixe uma resposta

- Saiba o que é trollagem: Cuidado com os TROLLS !

- Política de moderação: Política de moderação de comentários: sua consciência

Os comentários não representam a opinião do Piloto Policial. Os comentários são de responsabilidade dos respectivos autores.

Comentários

comentários