Estado do Paraná se prepara para a criação do Grupamento Aeropolicial e de Resgate (GRAER)

Anúncio

Paraná – Nos dias 19 e 20 de outubro de 2010 ocorreu na Serra do Mar no município de Piraquara-PR o treinamento operacional para Pilotos e Tripulantes Operacionais de Helicópteros pertencentes ao serviço aéreo do Estado do Paraná.

O treinamento ocorreu para capacitar o efetivo para aplicação na Operação Verão no litoral Paranaense, foram treinadas técnicas de resgate com utilização de Maca (mamute), Puçá e Rapel com aeronave Bell 206B3, esse treinamento dá continuidade ao cronograma estabelecido para a criação de Grupamento de Aviação de Segurança Pública do Estado do Paraná, no qual também está previsto para os próximos dias o treinamento de tiro policial embarcado, procurando adaptar as técnicas policiais para a aeronave em uso.

Breve histórico

Em 1992, com o intuito de ampliar os serviços prestados a comunidade, além de oferecer conforto e eficácia às autoridades, o governador do Paraná adquiriu dois helicópteros Bell 206B3, que durante a temporada de verão, permaneciam no litoral, perfazendo apoio ao Corpo de Bombeiro.

Durante o restante do ano, os helicópteros prestavam serviços de busca e salvamento na serra e outros fins para os quais eram determinados.

Em 2009 foi adquirido mais um helicóptero EC 130 B4, para operar nas mesmas atividades dos outros dois helicópteros, além de servir também para transporte de autoridades, pois a sua configuração permite um espaço mais amplo e confortável.

No ano de 2010 iniciou-se os preparativos legais para a criação do Grupamento Aeropolicial e Resgate Aéreo no Estado do Paraná.

O Estado do Paraná pretende atuar fortemente na atividade aérea de prevenção e repressão a crime e no resgate aeromédico em todo o território paranaense. Para isso o Estado do Paraná contou com o apoio das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros dos Estados do Ceará, Mato Grosso, Santa Catarina, Maranhão, São Paulo e Rio de Janeiro na formação e aperfeiçoamento de Pilotos e Tripulantes Operacionais.

Assim, o Estado do Paraná pretende entrar no cenário nacional de Aviação de Segurança Pública primando pelo treinamento de seus tripulantes, sempre com o foco voltado para a segurança de vôo.

Além dos pilotos comandantes policiais e bombeiros militares que atualmente operam os helicópteros, o Grupamento Aeropolicial e Resgate Aéreo conta com o apoio técnico do Cel Av R1 Eduardo Jean Kiame, Ex-Comandante do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II) e do Capitão-Tenente da reserva não remunerada Wanderley Dull da Aviação Naval da Marinha do Brasil para a conclusão do cronograma de capacitação da tripulação.

Confira as fotos do treinamento

Confira os vídeos publicados no YOUTUBE

PARABÉNS ÀQUELES QUE PERSEVERARAM!


Fonte: GRAER/PR


10 COMENTÁRIOS

  1. Aos amigos do Paraná desejo muito sucesso nessa jornada. A busca pela excelencia é fruto do esforço de todos. Ao grande Comandante Arthur e sua tripulação desejo muito sucesso…

    Um grande abraço!

    Ten Romualdo – PMRN
    Diretor do CEIOPAER/RN

  2. Senhores vamos atentar para o uso de EPI,o tripulante que recebe a maca estava sem capacete,isso não podemos mais admitir,são esses detalhes que podem salvar uma vida,atentem também em utilizar um cabo guia movél na maca afim de evitar giro na decolagem e para o recolhimento de cabo do mc’guire faz se necessário um ou mais mosquetões em seu chicote para não subir chicoteando.
    Parabéns e sucesso na missão!!

  3. Caros Amigos,
    Parabéns e boa sorte nessa caminhada árdua, porém gratificante.
    Heróis anônimos, guerreiros sem face, Operações Áéreas é o que somos!
    Precisando estamos a disposição para tudo.
    Nosso Grupamnento, aqui no ES, apesar de jovem – 18 anos – torce e espera seu sucesso…

    Abraço,

    KERLINGTON Pimentel de Freitas – Cap
    OSO 10.363
    “Voe Seguro, Voe SIPAER”

  4. “…Em 1992, com o intuito de ampliar os serviços prestados a comunidade…, o governador do Paraná adquiriu dois helicópteros Bell 206B3, que durante a temporada de verão, permaneciam no litoral, perfazendo apoio ao Corpo de Bombeiro…”
    Realmente eu estava mal informado, Moro aqui pertinho e não sabia disso!
    Parabéns!!!!!!!!!!!

  5. Parábens a Gloriosa POLICIA MILITAR do PARANÁ com certeza vão desenpenhar um otímo serviço AÉREO POLICIAL naquele Estado que Deus acompanhem sempre os srs nas missões Policiais e Salvamento !

  6. Gostaria de entrar em contato com o comandante Wanderley Dull, se possível passem o meu email para ele por gentileza. Desde já agradeço a atenção e parabens pelo trabalho de vcs, um abraço

  7. Gostaria de tomar contato com o comandante
    Sr. Wanderley Dull. Foi amigo mio e da minha familia em Barcelona, e no tenho outra forma de procurar.
    Muito obrigado.
    Disculpe o meu portunhol.
    Tambén agradecer o trabalho de vc
    Paqui, de Barcelona

Deixe uma resposta

- Saiba o que é trollagem: Cuidado com os TROLLS !

- Política de moderação: Política de moderação de comentários: sua consciência

Os comentários não representam a opinião do Piloto Policial. Os comentários são de responsabilidade dos respectivos autores.

Comentários

comentários