Estágio de Comandante Operacional Aéreo realizado pelo BAPM/SC e BOA/CBMSC

Anúncio

Encerrou-se no último dia 31 de maio de 2010, na cidade de Florianópolis, o estágio de Comandante Operacional Aéreo do Tenente Coronel BM Paulo Rogério de Andrade Lima do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte, realizado no Batalhão de Aviação da Polícia Militar de Santa Catarina, comandado pelo Tenente Coronel PM Milton Kern Pinto.

O mencionado estágio de COA foi dividido em duas fases: a primeira teórica (instruções) e a segunda prática (vôo), sendo esta última desenvolvida já na função de Comandante de Operações Aéreas e co-piloto no helicóptero, uma vez que o mencionado oficial estagiário é piloto de helicóptero.

Ten Cel BM Paulo Rogério de Andrade Lima do CBM/RN e ao fundo o Arcanjo 01 do CBM/SC

Paralelo ao estágio desenvolvido no BAPM e, por ocasião do convite feito pela pessoa do Comandante do Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, Major BM Edupércio Pratts, foi possível ao Tenente Coronel BM Rogério realizar na função de Comandante de Operações Aéreas como co-piloto no helicóptero do Corpo de Bombeiros, desta forma foi possível vivenciar a realidade operacional de uma unidade aérea em sua plenitude.

A vantagem em se estar desenvolvendo atividades em distintas unidades aéreas militares, se traduziu na oportunidade de ter participado de missões/ocorrências, tanto na esfera de atribuições da Polícia Militar, como na do Corpo de Bombeiros Militar, materializando a maturidade técnico-profissional em uma área onde a proficiência é exigida ao máximo, não se admitindo falhas ou desvios de comportamento nas atividades aéreas.

Ten Cel BM Paulo Rogério de Andrade Lima do CBM/RN e ao fundo o o Águia 01 do BAPM/SC

Destaca-se, ainda, no campo técnico-profissional, a oportunidade do TC BM Rogério, na condição de oficial estagiário, ter podido voar duas aeronaves durante a sua permanência em solo catarinense – o Águia 01 e o Arcanjo 01, ambas aeronaves Esquilo modelo AS 350 B, acumulando exatas 30 horas de vôo na condição de co-piloto e comandante de operações áereas, estando tudo devidamente registrado nos relatórios de vôo de ambos os batalhões.

Em muito ganha o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte, bem como o Estado, que recebe em seu seio mais um Oficial pronto para atuar nas atividades aéreas desenvolvidas através da Secretaria de Segurança Pública ou, a exemplo do que ocorre na Policia Militar e no Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, a aquisição de helicóptero para o desenvolvimento das suas respectivas missões institucionais, assim como ocorre em diversas unidades da Federação tais como Distrito Federal, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e outros mais.


12 COMENTÁRIOS

  1. TODA UNIDADE AÉREA QUE SE PREZE, DEVE INVESTIR NA CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL DE SEU EFETIVO, COM VISTAS A PADRONIZAÇÃO DE PROCEDIMENTOS E PRESERVAÇÃO DA SEGURANÇA OPERACIONAL.
    É FATO QUE AINDA EXISTE MUITA POLITICAGEM EM ALGUNS GRUPAMENTOS AÉREOS DO BRASIL, MAS O QUE ME DEIXA BASTANTE OTIMISTA, É QUE HOJE NÓS TEMOS UM ÓRGÃO FEDERAL QUE BRIGA PELA IMPLANTAÇÃO DE UMA DOUTRINA ESPECÍFICA PRA AVIAÇÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA E DE DEFESA CIVIL.
    PARABÉNS AOS NOBRES GUERREIROS QUE BUSCAM EXECUTAR UM SERVIÇO DE EXCELÊNCIA !!!
    PARABÉNS AO Sr. TC CBMRN ROGÉRIO, E QUE NOSSO DEUS O PROTEJA NOS CÉUS POTIGUARES.
    CAP PMPE ROMILDO – ASP92.

  2. Aos nobres capitães Machado e Romildo, ambos militares de duas Corporações, as quais gozam do meu maior respeito – Santa Catarina e Pernambuco – a primeira por ter sido a minha casa onde eu me formei e a segunda ser o meu berço, onde eu nasci. Agradeço desde já as palavras de reconhecimento e de congratulações pela minha conquista, fruto de muita dedicação e dispêndio próprio. Desejo a todos bons vôos.

    Muito obrigado.

    TC BM Rogério (asp92)

  3. Tendo tido a oportunidade de vivenciar a estada do Ten Cel Rogério quando em Estágio no BAPM/PMSC e no BOA/CBMSC, é preciso ressaltar as suas qualidades técnicas/operacionais, demonstrada por ocasião de sua participação nas escalas de voo e nos treinamentos realizados no Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. Estas qualidades, uma vez aproveitadas pela Unidade integrada do Rio Grande do Norte, a torna-rá mais eficaz para o cumprimento da nobre missão do serviço aeropolicial.
    É necessário que se louve as ações de apoio do Estado de Santa Catarina ao serviço aeropolicial, prestado através do Batalhão de Aviação da Polícia Militar e do Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar.
    No BAPM me foi disponibilizado todo um treinamento voltados para as atribuições do Comandante de Operações Aéreas e o check inicial do AS350-B.
    No Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, além da participação nas escalas de voo, me possibilitaram o re-check no AS350-B e a inclusão no Plano de Ascensão Técnica da Unidade (PAT) com objetivo de me permitir a assunção ao Comando de Aeronave.
    Exemplos que podem ser seguidos por outras Unidades Aéreas do Brasil, para o crescimento da Aviação de Segurança Pública, com apoio, inclusive, da SENASP.

  4. Parabéns ao amigo!
    Em 2002 e 2003, tive a oportunidade de fazer o referido estagio que muito engrandeceu minha carreira aeronautica, aprendi grandes lições e conquistei grandes amigos.
    Hoje vivenciando como aluno do CPC a estrutura da Aviação do Exercito, vejo o quanto é importante uma formação padronizada.
    Amigo, tenho certeza que irás galgar degraus ainda maiores na aviação, sempre com vontade e humildade para aprender!
    Por fim, espero poder ter a honra de dar continuidade no teu aprendizado voando contigo no segundo semestre no Potiguar 01!
    Aviação, Brasil!!!!!

  5. Ao Ten Cel Rogério

    Foi um prazer rever o amigo e hoje piloto operacional potigar.

    Esperamos vê-lo em muito breve voando na aeronave do Estado do Rio Grande do Norte, que com certeza irá contar com um grande piloto operacional.

    Força e Paz.

    Maj PM Ricardo

  6. Ao Ten Cel Rogério

    Parabéns pela conquista profissional e pessoal, tenho plena certeza que o mesmo irá alcançar vôos mais altos. Com isso engrandecendo mais e mais a nossa corporação (CBM/RN).

  7. Aos meus amigos e companheiros de labuta, agradeço os votos de congratulações pela presente conquista. Com humildade e calcado na solidariedade, realmente se vai longe. Principalmente quando se tem amigos. Muito obrigado a todos que comigo alçaram vôos.

  8. Grande Ten Cel BM Rogério!

    Foi uma honra poder participar deste processo e agradeço a vossa paciência com a falta de paciência deste “garoto enxaqueca” que subscreve! “Aí é pracabááááá!!!”

    Um Grande Abraço e sucesso!!

    Ten Aldo

  9. parabéns ao nobre coronel Rogério,militar digno de estar onde buscou todos os seus passos e ideais,por ele hoje alcançado! um dos seus objetivos,fico feliz em saber que temos um oficial,amigo,justo,honesto e que não deixou de trilhar por mais uma vitoria em sua vida.Se pairar é divino voar é sobrenatural,que DEUS te ilumine.

  10. VEJO QUE A PASSAGEM PELO CPOR/R NO ANO DE 1985, AJUDOU A FORMAR A SUA CARREIRA PROFISSIONAL, SER UM MILITAR,
    PARABENS PELOS DESAFIOS SUPERADOS, E QUE A FOTO JUNTO AO HELICOPTERO SEJA UM DIVISOR AGUAS, QUE SUA FELICIDADE SEJA PLENA.
    ADMILSON

Deixe uma resposta

- Saiba o que é trollagem: Cuidado com os TROLLS !

- Política de moderação: Política de moderação de comentários: sua consciência

Os comentários não representam a opinião do Piloto Policial. Os comentários são de responsabilidade dos respectivos autores.

Comentários

comentários