FAA certifica Robinson R66 Turbine

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Em 25 de outubro de 2010, três anos e oito meses após a Robinson Helicopter, publicamente, anunciar seus planos para desenvolver um helicóptero monoturbina, de cinco lugares, a Federal Aviation Administration (FAA) apresentou a Frank Robinson o Certificado de Tipo N º R00015LA  o novo R66, permitindo que a Robinson comece com as entregas.

O projeto preliminar do R66 começou em 2001, mas os trabalhos de engenharia começaram em 2005, quando a Robinson chegou a um acordo com a Rolls-Royce para desenvolver a turbina RR300. Frank Robinson considerou a utilização de outras opções de motorização, mas em última análise, optou pela Rolls-Royce com seu RR300, um derivado do modelo Rolls-Royce 250 de série.

O conceito do R66 é o mesmo que lançou o R22 em 1979 e o R44 em 1992: um helicóptero projetado para executar tarefas tão bem ou melhor do que seus concorrentes, mas a um custo menor. O R66 é certificado já contando com as últimas alterações dos atuais regulamentos da FAA, incluindo as últimas normas de resistência ao choque.

Pete Riedl, Engenheiro Chefe da Robinson, declarou: “Por não trabalharmos pensando no curto prazo, tivemos a oportunidade de aperfeiçoar e otimizar o projeto. O desempenho da aeronaves, até agora, cumpriu ou ultrapassou todas as nossas expectativas. “

A rede de revenda e suporte de manutenção está crescendo com quase sessenta distribuidores autorizados do R66. A Robinson espera ter um lugar de apoio no mundo inteiro até o final do ano de 2010. Com o crescimento das encomendas, e a produção em curso,  as entregas estão programadas para começar em novembro de 2010.

As entregas iniciais serão para o oeste dos Estados Unidos, permitindo a Robinson monitorar o desempenho inicial. A primeira aeronave de produção, S / N 0004, foi entregue à Helistream Inc., uma antiga concessionária Robinson em Costa Mesa, Califórnia.


Nota do site :

Apenas para informação, o novo R66 Turbine tem um peso máximo de decolagem de 1225 kg, peso vazio de 580 kg e capacidade de carga para 420 kg com tanque cheio.

Segundo o site do fabricante, a aeronave tem um preço sugerido de venda de US$ 790.000 e terá um custo operacional estimado de US$ 288,41 / hora de voo, já incluindo seguros, custos diretos e revisões.


Fonte : Robinson Helicopter, tradução e edição por Mena Barreto.


3 COMENTÁRIOS

  1. Boa Opcão para as polícias Brasileiras tem a versão POLICE com farol de busca e flir agora com turubina mesmo assim essa versão ganhou potencia com certeza varíos departamentos de Polícia do Mundo todo irão comprar pelo custo benefício ! O R44 já faz sucesso nas Polícias no Mundo todo , imagina esse !

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