Frota de aeronaves da polícia é proibida de voar por problemas de manutenção, em Columbus. Ohio/EUA

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A unidade de apoio aéreo do Departamento de Polícia da cidade de Columbus, capital do estado de Ohio/EUA foi proibida de voar depois de uma inspeção de uma  empresa independente, a qual encontrou problemas nos registros de manutenção de um helicóptero que estava sendo preparado para ser vendido.

Frota de aeronaves da polícia é proibida de voar por problemas de manutenção, em Columbus. Ohio/EUA

Essa inspeção foi motivada por uma ação judicial federal movida contra a cidade. Um júri decidiu que a cidade vendeu um helicóptero com problemas para um empresário canadense. A máquina efetuou um pouso de emergência por problemas técnicos depois de apenas 30 horas de voo.

Devido a esse problema, a empresa East West Helicóptero Inc. foi contratada para revisar todos os registros de um helicóptero que estava para ser colocado à venda. A revisão teria encontrado algumas inconsistências nesses registros referentes a manutenção programada.

A empresa ainda não entregou o seu relatório final para a cidade, logo os detalhes ainda não são conhecidos. Mas como medida de precaução, a frota foi impedida de voar enquanto a empresa estiver finalizando a inspeção

Quando em serviço, os helicópteros da polícia permaneceu em voo cerca de 16 horas por dia, sete dias por semana, e respondem a cerca de 7.000 chamadas por ano. A unidade, em operação desde 1971, teve um orçamento de US $ 3,1 milhões no ano passado.

A cidade tem uma frota de sete helicópteros: cinco em operação regular, um que está sendo preparado para a venda, e um sétimo que ainda está fora da operação devido a danos após um pouso de emergência em uma rua. O NTSB ainda está investigando o incidente, que foi inicialmente atribuído a uma falha de motor.

Desde 2006, duas outras falhas de motor levaram a pouso de emergência por pilotos do departamento. Um piloto foi forçado a pousar em emergência em 2007 e outro em 2006.Em ambos os casos, o NTSB concluiu por falha mecânica, mas não chegou a encontrar falha na manutenção.

O FAA  não fiscaliza aeronaves de uso público como os helicópteros da polícia. Em setembro, Kenneth Ramos, que atua como diretor de manutenção da frota da polícia, disse que a cidade inspeciona os helicópteros a cada 100 e 300 horas de voo, além de inspeções anuais, superando as diretrizes do FAA.

A Unidade de Apoio Aéreo de Columbus, em 2011, foi a primeira dos Estados Unidos a ser certificada pela ALEA (Airborne Law Enforcement Association) e ainda é uma de apenas quatro unidades com essa distinção. Os padrões de certificação são altos e envolvem uma inspeção local e revisão dos procedimentos de manutenção, declarou Kurt Frisz, presidente da ALEA.

A unidade espera ter pelo menos um helicóptero liberado para voo dentro de uma semana. Assim que cada inspeção estiver concluída, os helicópteros vão ser liberados para voar.

Fonte: The Columbus Dispatch (tradução e adaptação do original em inglês Piloto Policial)

1 COMENTÁRIO

  1. Prezados, bom dia.

    Manutenção foi, é e sempre será um dos principais alicerces de bons e seguros voos. Aliado à formação, treinamento e ao profissionalismo promovem operações com elevado grau de segurança.

    Operações aéreas de defesa social exigem ainda mais atenção às manutenções, sejam elas diárias, semanais, por hora, por tempo, etc, tudo em virtude dos esforços aos quais constantemente as aeronaves são submetidas nas diversas missões.

    Pairados dentro e fora do efeito solo, 360 diversos, içamentos de carga externa, paradas rápidas, dentre outras manobras rotineiras ao serviço aéreo de defesa da sociedade nos exigem constante manutenção e fiscalização destas.

    Acredito que esta seja uma máxima nas Polícias do Brasil. Manutenção de qualidade e com regularidade!

    Bons voos a todos.

    Rtt. Tenente Tassinari – Comandante de Operações Aéreas – 3ª CORPAER / BTL RPAER / PMMG

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