GOD-HAND, uma técnica desenvolvida pelo NOTAer/ES

Anúncio

Marlon Fabiano Vianna Lacerda
Tripulante Operacional de Helicoptero Policial
PMES – NOTAe

Como tinha comentado anteriormente neste site, os Tripulantes Operacionais do NOTAer levam ao conhecimento para todos aqueles que operam aeronaves de asas rotativas de segurança pública, um sistema batizado por nós de, GOD-HAND (mão de Deus), que proporciona mais segurança nas missões em que se faz o uso de dispositivos acoplados e conjugados com vida humana, no gancho das aeronaves tipo ESQUILO AS350, exemplo: PUÇA, CESTO, MACGUIRE, etc.

O que nos levou a criar este sistema foi o fato de que o gancho por se tratar de um dispositivo acionado eletricamente, poderia ocorrer um alijamento involuntário no momento de uma redundância elétrica como a de qualquer sistema elétrico, tipo a de um carro, onde ninguém pode afirmar a vida útil de fusível, podendo o mesmo queimar a qualquer momento ou durar uma vida. Também levamos em conta o fator humano, o qual está sujeito a falhas, podendo acidentalmente acionar de forma manual o gancho provocando também um alijamento involuntário.

Vislumbrando tal possibilidade buscamos então informações com o nosso setor de Manutenção e ficamos sabendo que o seguro não cobre qualquer tipo de acidente com pessoas usando o gancho, além de alguns comentários e relatos (não oficiais) de incidentes do tipo em questão que ocorreram na Europa, e que também eles fazem um tipo de segurança semelhante devido à mesma duvida aqui levantado por nós.

O GOD-HAND é um sistema simples e eficaz, confeccionado com cabos em poliamida de 11,2mm duplo com nós alceados em suas extremidades, ligando-os a um sistema central rotatório através de manilhas ou mosquetões o qual será conectado ao gancho na parte central e na barca da aeronave por suas extremidades. Não vou passar as medidas, pois a confecção pode variar de acordo com o nó alceado que escolher e ao tipo de aeronave, lembrado que fizemos este para o ESQUILO AS 350, mas nada impede que se faça para outros modelos.

SISTEMA CENTRAL

A – tornél giratório 5/8 polegadas em aço galvanizado com carga de trabalho de 1600 quilos.
B – manilha curva 5/8 polegadas em aço galvanizado com carga de trabalho de 2000 quilos.
C – manilha reta ½ polegadas em aço inox com carga de trabalho de 1300 quilos.
D – Nó alceado azelha dupla confeccionado com cabo duplo de 11,2mm poliamida.
E – Marcação para identificar a parte do sistema que será clipada no gancho da aeronave.

ALÇAS LATERAIS

F – Mosquetão oval em aço galvanizado de 22 kn.
G – Nó alceado azelha dupla confeccionado com cabos duplos.
H – Cabo duplo em poliamida.
I – Proteção para cabo em PVC de 60 cm.
K – Arremate com nó de pescador duplo com falcaça.

VISÃO DO GOD-HAND

L – Alça lateral (obs.: não pode ficar tencionada).
M – Sistema central acoplado no gancho.
N – Olhal do tornél giratório onde será conectado qualquer sistema onde envolve vida humana tipo: PUÇA, MACGUIRE, CESTO, etc.
O – Mosquetão da alça acoplado no CG da aeronave, neste caso na argola central do sistema aranha que é confeccionado em aço inox.

GOD-HAND CONJUGADO COM DIVERSOS SISTEMAS

1 – MACGUIRE:

2 – PUÇA E CESTO:

3 – RESGATE COM MACAS:

LEMBRETE

1 – O sistema Bambi Bucket e qualquer tipo de carga externa não devem ser usados conjugados com o GOD-HAND, pois o mesmo foi uma adaptação desenvolvido pelos Tripulantes Operacionais do NOTAer em conformidade com o setor de MNT e com supervisão do Cmt da Unidade, visando sempre à segurança de nossa tripulação pois em nossas missões toda vez que vidas estão aclopado ao gancho da aeronave fazemos o uso deste dispositivo.

2 – As peças metálicas usadas no GOD-HAND nesta matéria estão sendo trocadas por peças feitas de aço inox quem tem maior resistência à corrosão.

3 – As alças laterais não devem ficar folgadas ao tanto que se arraste pelo chão e nem tensionadas ao ponto de forçar o gancho no seu eixo longitudinal e lateral.

4 – Se optarem em usar manilhas como mostrada na matéria façam pequenos back-up entre suas partes para evitar que se percam.

5 – O GOD-HAND também pode ser usado no dispositivo rapel + Macguire, basta depois de conectar o cabo na parte central com os mosquetões, os seus gatilhos deverão estar com lados invertidos seguindo a extensão das alças, confeccionando uma azelha em oito e acoplando-as no centro da barca (aranha) tira-se do Nó a tensão com um prussik, pois quando for efetuado o rapel o TPO FIEL deverá desfazer o nó azelha em oito e o prussik e colocar o cabo para debaixo da aeronave e fora dos esquis, assim vai para o seu CG para efetuar o Macguire ou resgate com macas. Lembramos que o Grupamento Aéreo de São Paulo já faz esta conjugação rapel + Macguire ou resgate em algumas de suas missões.

6 – conforme a carta de serviço da EUROCOPTER referente ao esquilo AS 350B2 de Nº 1536-25-01 devemos ficar atentos à forma correta de se deve usar o gancho.

7 – Alguns poderão perguntar: “e se for necessário um alijamento de emergência”, bem, não existe nenhum procedimento padrão para este sinistro. Os grupamentos aéreos desenvolvem seus métodos em conformidade com seus integrantes, aqui no NOTAer estudamos cada caso, vejamos:

– No Puçá não haveria a necessidade, pois estaríamos na beira da praia não havendo barreiras físicas e o voo é geralmente curto.
– No Macguire, Cesto ou Resgate com macas, o peso seria tal que se fizéssemos um tipo de nó de soltura rápida na argola de ancoragem na barca da aeronave, ao invés de usar os mosquetões, iria apertar tanto que dificultaria sua soltura ao ponto que ficar mais rápido para o TPO FIEL lançar mão de qualquer instrumento cortante e bem afiado e ir direto no ponto de maior pressão do cabo que seria na quina da barca, efetuando o corte.

Mas o dispositivo desenvolvido aqui no NOTAer é o único usado para todas as missões e com toda a segurança, basta seguir as recomendações mostradas, lembrando-se da capacidade de carga do gancho conforme recomendação do fabricante.

OLHAR PARA O FUTURO VIVENDO O PRESENTE SEM ESQUECER DO PASSADO

NOTAer, o socorro que vem do céu.

21 COMENTÁRIOS

  1. “SEGURANÇA NUNCA É DEMAIS NA AVIAÇÃO !!!”
    O COMPARTILHAMENTO DE EXPERIÊNCIAS POSITIVAS COMO ESSA DO NOTAER/PMES, SÁO DE EXTREMA IMPORTÂNCIA PARA QUE TODOS NÓS DA AVIAÇÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA E DE DEFESA CIVIL NO BRASIL, POSSAMOS APRENDER E ATÉ, QUEM SABE, APERFEIÇOAR.
    PARABÉNS AO CMT NOVARETTI PELA OUSADIA EM INOVAR, E PRINCIPALMENTE EM SOCIALIZAR ESSE CONHECIMENTO.
    AFINAS DE CONTAS: “OFICIAIS, É O MÍNIMO…” KKKKKKKKKKKKKKKKKK
    CAP PMPE ROMILDO – ASP92.

  2. Parabéns aos TOM-M do NOTAER.

    Esta é a prova mais clara que a aviação não é feita apenas de pilotos, mas sim de tripulantes competentes, interessados, técnicos e providos de um sentimento de solidariedade e da troca de experiência.

    Fico muito feliz com a veiculação dessa matéria.

    ABraços

    Wallace Carpes
    Major PM
    Comando de Polícia Militar Especializada – PMSC

  3. Parabéns pelo compartilhamento, TOp Marlon!

    O bacana dessa técnica é que se usa o CG da aeronave para os içamentos, evitando uma possível “pane de dedo” de um humano piloto.
    Mas me pergunto sobre o problema de um alijamento emergencial: além da fraseologia de comando e do acionamento do gancho (elétrico ou mecânico), seriam dois pontos de corte?
    TOp13 Moisés / CBMDF.

  4. Parabéns ao NOTAer/ES pelo empenho em repassar mais uma técnica, visando dar segurança aos nossos procedimentos de salvamento com aeronaves de asas rotativas. Mas, como já foi perguntado pelo TOp 13 – Sgt BMDF Moises, como seria esse corte, já que temos dois pontos para tal procedimento, em uma possível necessidade? E também observei que colocando o cabe do rapel junto com todo o sistema, a quantidade de cordas a serem cortadas “em uma possível pane” é maior ainda. Se puderem responder e assim, tirar minhas dúvidas eu agradeço.

    TOp CBMAL Erivaldo

    Que o SENHOR nos abençoe e protéja-nos durante toda nossa vida!!!

  5. NOBRE TRIPULANTE BOA INTENÇÃO A SUA, PENA JÁ NÃO SER NOVIDADE NO RESTO DO MUNDO.

    SALIENTO QUE TAL “EQUIPAMENTO” DE SEGURANÇA NÃO É EXCLUSIVIDADE DE QUALQUER UNIDADE AÉREA NO MUNDO POIS JÁ EXISTE FABRICANTE DE TAIS DISPOSITIVOS MANUFATURADOS NO EUA E COMERCIALIZADOS EM SITES.

    CERTAMENTE O Sr. REINVENTOU A RODA EM VOSSA UNIDADE.

    VEJO AINDA QUE DE MANEIRA MUITO “POLUÍDA”, COM O NÓ NÃO MAIS ADEQUADO, TENDO EM VISTA A PERDA DE CARGA DO UTILIZADO, POIS O NÓ DUBBLE EIGTH (DUPLO OITO) SER O MAIS UTILIZADO E INDICADO POR OFERECER UMA MENOR PERDA DE CARGA.

    AINDA, ACREDITO QUE A UTILIZAÇÃO DE FITA TUBULAR PODE SER MAIS ADEQUADA, E QUE APENAS UM NÓ EM CADA EXTREMIDADE DESTA FITA DOBRADA, DOIS MOSQUETÕES LIGANDO-OS À ARGOLA DA ARANHA, E MAIS UM MOSQUETÃO QUE LIGA À AO ESTROPO E ARGOLA NO GANCHO, SENDO EXECUTADO UMA “EQUALIZAÇÃO” NESTE MOSQUETÃO JÁ SEJA MAIS DO QUE O SUFICIENTE PARA TAL SEGURANÇA NOS EQUIPAMENTOS QUE LEVAM OS TRIPULANTES E VÍTIMAS.

    ISSO SE CHAMA M.I.S.S: ( MANTENHA ISSO SIMPLES E SEGURO )!

    DIGO AINDA, ACREDITAR QUE SEGURANÇA DE TRIPULANTE “PENDURADO” NO GANCHO DE UM HELICÓPTERO NÃO SE FAZ COM “QUEBRA GALHO”; MAS SIM DEIXANDO DE EXPOR ROTINEIRAMENTE A ESTE TIPO DE SITUAÇÃO.

    QUEM TEM GUINCHO ELÉTRICO PARA TRABALHAR ACREDITO TER MUITO MAIS DO QUE NECESSIDADE DE REALIZAR MISSÃO COM ESTES TIPOS DE EQUIPAMENTOS (CESTO; PUÇÁ; MCGUIRE COM TRIPULANTE E MACA DE MONTANHA).

    SE O SEGURO NÃO COBRE ACIDENTE COM S.A.R NO GANCHO, NEN COM “REZA BRAVA NO GANCHO” VAI COBRIR MESMO.

    A VERDADE É DE SE REDUZIR AO MÁXIMO ESTE TIPO DE CULTURA MAIS DO QUE ULTRAPASSADA NA AVIAÇÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA EM NOSSO PAÍS, E SE CASO SEJA NECESSÁRIO SUA UTILIZAÇÃO QUE SEJA MINUCIOSAMENTE VERIFICADA AS CONDIÇÕES E NECESSIDADES, BEM COMO GARANTIAS PARA QUE AQUELES QUE ESTARÃO “PENDURADOS SOB O HELICÓPTERO TENHAM O MÁXIMO DE GARANTIAS DE SAÍREM ILESOS AO FINAL DA MISSÃO.

    SE VERIFICARMOS PELO MUNDO AFORA DIFICILMENTE ENCONTRAREMOS “TAIS MALABARISMOS” SENDO REALIZADOS EM SEUS GANCHOS, MAS SIM UTILIZANDO-SE AS AERONAVES E EQUIPAMENTOS MAIS ADEQUADOS ÀS NECESSIDADES DAS MISSÕES E SEGURANÇA DE SEUS OCUPANTES.

    BASTA DAR UMA “OLHADINHA” NOS LINKS ABAIXO;
    http://www.priority1airrescue.com/index.html
    http://www.uscg.mil/
    http://www.cavex.eb.mil.br/
    http://www.fab.mil.br/
    http://www.mar.mil.br/
    http://www.ccg-gcc.gc.ca/fra/GCC/Accueil; ENTRE TANTOS OUTROS DISPONÍVEIS PELO MUNDO.

    APENAS PARA FINALIZAR, CASO DESEJAR LHE ENVIO ALGUMAS FOTOS REFERENTE AO CITADO SISTEMA, QUE TBÉM FOI DESENVOLVIDO EM OUTRA UNIDADE DO BRASIL, CLARO QUE BASEADO NO EXISTENTE NOS EUA.

    BOA SORTE, SAÚDE E SUCESSO.

    E QUE A AVIAÇÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA NO BRASIL PROCURE SAIR DA “MESMISSE” DE TANTOS ANOS E SE MODERNIZAR ACOMPANHANDO O QUE HÁ PELO MUNDO EM TERMOS DE EQUIPAMENTOS PARA SALVAMENTO COM HELICÓPTEROS; AS AERONAVES MAIS ADEQUADAS E OS PROCEDIMENTOS, SEJA PARA AS MISSÕES E A SEGURANÇA.

    André Vieira
    OEE/MV

  6. PARABÉNS AO IRMÃO MARLON PELA INICIATIVA, O QUE FOR CRIADO PARA MINIMIZAR RISCOS NA NOSSA AVIAÇÃO É BEM VINDO. FUI TRIPULANTE OPERACIONAL POR VÁRIOS ANOS E SEMPRE ME PREOCUPEI COM UM ALIJAMENTO INADVERTIDO DO GANCHO DE CARGA EXTERNA, SEJA POR FATOR HUMANO OU MATERIAL.
    NO ENTANTO,FAÇO A MESMA PERGUNTA DOS AMIGOS ANTERIORMENTE CITADOS: EM CASO DE PANE DA AERONAVE, COMO SERIA REALIZADO O ALIJAMENTO DA CARGA????
    O CORTE DOS CABOS NÃO RETARDARIA UMA ATITUDE RÁPIDA DO PILOTO????

    A TODOS UM FORTE ABRAÇO E BONS VÔOS.

  7. CAROS COLEGAS DA AVIAÇÃO DE SEGURANÇA PUBLICA, DESDE O INICIO QUANDO PENSAMOS EM COLOCAR EM PRATICA NOSSO SISTEMA GOD-HAND, SABIAMOS DE TODOS AS DIFICULDADES QUE ENFRENTARIAMOS E MEDIMOS TODOS OS POSSIVEIS PERIGOS EM NOSSAS MISSÕES USANDO O SISTEMA E VIMOS QUE TINHA-MOS UM ENTENDIMENTO GERAL ENTRE A TRIPULAÇÃO QUE POR CERTO IRIAMOS TER MAIS CONFIANÇA E CERTEZA QUE TERIAMOS EXITO EM NOSSAS MISSÕES, SEI QUE ELOGIOS SERIAM DADOS, DUVIDAS SURGIRIAM E TAMBEM CRITICAS É NORMAL EU SEI. POIS BEM SÓ QUEM ESTA NA PONTA DA LANÇA ENTENDE O QUE FOI PROPOSTO AQUI NESTE GLORIOSO SITE, AS DUVIDAS SOBRE POSSIVEIS ALIJAMENTOS DE EMERGENCIAS ENTENDEMOS QUE UM BOM PILOTO IRIA FAZER O MAXIMO PARA TAL COISA NÃO CHEGAR A TANTO E CREIO QUE A AVIÇÃO DE SEGURAÇA PUBLICA NÃO TEM BONS PILOTOS E SIM OTIMOS E HABILIDOSOS AO PONTO DE SEREM CONFIADOS EM SUAS MAOS VIDAS E MAQUINAS, MAS O SINISTRO PODE SIM ACONTECER ENTÃO ESPLANEI NA METERIA A FORMA EM QUE NOS AQUI DO NOTAer AGIRIAMOS, ISSO E PECULIAR DE CADA UNIDADE NÃO EXISTE REGRA PARA TAL, NÃO VEJO QUE A METERIA ESTAJA POLUIDA COMO O NOBRE COLEGA André Vieira OEE/MV COMENTOU, PUDESSEMOS NOS CARO COLEGA Andre Vieira TERMOS EM NOSSOS HANGARES ACFTs DE GRANDE PORTE COM GUINCHOS ELETRICOS QUE SUPORTASSEM O IÇAMENTO DE VARIAS PESSOAS AO MESMO TEMPO, MAS A REALIDADE NÃO E ESTA AMIGO,VOU CITAR UM EXEMPLO: QUERIA VER SE O SENHOR ESTIVESSE NAQUELA CITUAÇÃO ESPERANDO POR SOCORRO EM UMAS DAS ENCHENTES LA DE SÃO PAULO QUE OS VALENTES GUERREIROS DO AR TIRARAM COM O CESTO INUMERAS PESSOAS DE UMA SITUÇÃO QUE SE NÃO FOSSE ASSIM TERIAMOS UMA TRAJEDIA, JÁ PENSOU SE NÃO TIVESSEMOS A CULTURA MAIS DO QUE ULTRAPASSADA E “TAIS MALABARISMOS” SENDO REALIZADOS EM SEUS GANCHOS COMO QUEBRA GALHO COMO O SENHOR RELATA NO VOSSO COMENTARIO VIDAS ALI TERIAM CIDO CEIFADAS.
    FICO A PENSAR O QUE SERIA DO SALVAMAR DO RIO (BRAVOS GUERREIROS) SE NÃO FOSSE TAIS MALABARISMOS COM O PUÇA…ENTRA LÁ NAQUELA AGUA BRAVA E ESPERA UM SUPER PUMA VIM RESGATA-LO, ENTENDO O SENHOR SÓ NÃO ENTENDO QUE SE JA EXISTIA TAL IDEIA E O SENHOR SABIA PORQUE ENTÃO NÃO DIVULGOU ANTES PARA NOS.
    FIZEMOS ENTENDER NA METERIA POR ISSO NÃO COLOCAMOS METRAGEM DE NADA QUE O TIPO DE NÓ PARTIRIA DE CADA UM, SE QUIZER UZAR FITA OTIMO DERREPENTE ATE NOS FAÇAMOS UM MODELO ASSIM, POIS ESTAMOS AQUI PARA APRENDER TAMBEM OU O SENHOR NÃO LEU ESTA PARTE QUE EU COMENTO ISTO?
    A IDEIA AQUI ESPOSTA E O SISTEMA CENTRAL USANDO O CG DA ACFT AINDA FIZ LEMBRETES QUE ESTAMOS MUDANDO TUDO PARA AÇO INOX E REPITO QUE O ALIJAMENTO VAI DEPENDER DE CADA UNIDADE SE CONSEGUIREM FAZER NA BARCA DA ACFT UM UNICO PONTO DE ACORAGEM “PARABENS ” POIS SO VAI TER UM UNICO PONTO DE CORTE E POR FAVOR DIVULGEM PARA NOS POIS ATE EU QUERO APRENDER.
    CAROS AMIGOS AS CRITICAS SÃO BEM VINDAS PARA NOSSO CRESCIMENTO, A REALIDADE E QUE A AVIAÇÃO TEM MUITO AINDA A APRENDER E ATRAVES DESTE ESPAÇO E UM BOM COMEÇO TENHAMOS OS PES NO CHÃO E VOEMOS COM SEGURANÇA……ABRAÇOS A TODOS E ESPECIAL A VOCE MEU CARO E NOBRE COLEGA Andre Viera……….e PEÇO DESCULPA SE ALGUEM ENTENDEU DE OUTRA FORMA.

  8. CARO AMIGO André Vieira OEE/MV,SABIA-MOS DESDE O INICIO QUE NOSSO SISTEMA IRIA DE CERTA FORMA CAUSAR EM ALGUNS O DESCREDITO, O EMBARRAÇO, A DUVIDA A CRITICA CONSTRUTIVA OU ATÉ MESMO OUTROS SENTIMENTOS QUE NEM O BOM CITAR, POIS BEM VAMOS LÁ. DESDE JÁ AGRADEÇO A TODOS PELOS COMENTARIOS INCLUSIVE O SEU ANDRE VIEIRA E DIGO QUE A AVIAÇÃO DE SEGURANÇA PUBLICA E DEFESA SOCIAL JÁ ATUA EM NOSSO TERRITÓRIO A DECADAS E VEM CRESCENDO A CADA DIA E QUEM DERA SE EM CADA ESTADO, EM CADA HANGAR TIVESSE-MOS UMA ACFT COMO AS QUE VOCÊ CITOU NOS SITES RELACIONADOS EM SEU COMENTARIO ACIMA, ACFTs DE GRANDE PORTE COM GUINCHOS ELETRICOS CAPAZES DE SUPORTAR O IÇAMENTO DE 02 OU MAIS PESSOAS AO MESMO TEMPO “QUE MARAVILHA”, MAS AMIGO A NOSSA REALIDADE E OUTRA E SÓ UM TRIPULANTE OPERACIONAL PRA DIZER O QUE SENTE NA PELE QUANDO OLHA PARA CIMA E VE QUE ESTA LIGADO A UM DISPOSITIVO ELETRICO E QUE A SÓ DEUS SABE LÁ QUANDO PODE DAR UMA PANE, SOMOS NÓS AMIGO OS TPOs QUE ESTAMOS NA PONTA DA LANÇA E EM VERDADE VOS DIGO QUE TEMOS EM NOSSA FEDERAÇÃO ESTADOS QUE ESTÃO SORRINDO PELO RECEBIMENTO DE UMA ACFT SHWAIZEIR E O SENHOR VEM NOS DIZER QUE TODOS QUE ESTÃO ENVOLVIDOS NA AVIAÇÃO DE SEGURANÇA E DEFESA PUBLICA AGEM:”DE CULTURA MAIS DO QUE ULTRAPASSADA, FAZENDO MALABARISMOS EM SEUS GANCHOS, QUE A AVIAÇÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA NO BRASIL ESTA DA “MESMISSE” A TANTOS ANOS, USANDO PROCEDIMENTOS INADEQUADOS EM SUAS MISSÕES, QUE SAIMOS PENDURADOS SOB O HELICÓPTERO E QUEM TEM GUINCHO ELÉTRICO PARA TRABALHAR ACREDITA TER MUITO MAIS DO QUE O NECESSARIO PARA REALIZAR MISSÕES COM ESTES TIPOS DE EQUIPAMENTOS (CESTO; PUÇÁ; MCGUIRE COM TRIPULANTE E MACA DE MONTANHA). AMIGO ACHO QUE O SENHOR NÃO LEU A METERIA TODA, EU FIZ O SISTEMA PARA O ESQUILO AS 350 QUE REALMENTE TEM UM GUINCHO MAS SE O SENHOR PROCURAR NO MANUAL ELE SO AGUENTA 136 KILOS, E TEM UM CICLO DE DESCIDAS E IÇAMENTOS QUE TEM QUE SER OBSERVADO SENÃO TRAVA O MOTO(aquescimento)…..VAMOS DAR UM EXEMPLO IMAGINE O SENHOR NO MEIO DE UMA FORTE CHUVA O SEU CARRO FICOU ILHADO AGUA ATE O TETO E ESTANDO O SENHOR ESPOSA FILHOS 05 PESSOAS EMCIMA DO TETO DO CARRO E NINGUEM SABE NADAR E O SOCORRO VEM DO CEU NÃO É DEUS NÃO E O AGUIA DE SÃO PAULO (BRAVOS GUERREIROS) QUE VEM COM O CESTO E UM TRIPULANTE DENTRO DELE ABORDA O VEICULO E FALA ENTRA TODO MUNDO AO INVES DE FALAR ESPERA AI SO POÇO LEVAR UM, POIS O GUINCHO SO SUPORTA UM INCLUSIVE EU TAMBEM TENHO QUE FICAR AQUI A ESPERA MAS EU SEI NADAR E VOCES…….AMIGO FALAR QUE FAZEMOS MALABARISMOS, AI É DEMAIS. FALA ISTO PARA O SALVAMAR DO RIO QUE ENTRA NAQUELAS ARREBENTAÇOES E QUEM VAI RESGATA-LOS E O CBOM COM O PUÇA EQUIPAMENTO ESTE CONFORME VC FALOU INADEQUADO, SE TIVESSE-MOS UM SUPER PUMA COM AQUELE CESTÃO ENORME ACOPLADO EM SEU GUINÇHÃO SUPER POTENTE, QUEM SABE UM DIA NÉ, MAS VIVEMOS O PRESENTE E O PRESENTE MOMENTO NOS OBRIGA A ESTAR UM PASSO A FRENTE DO SINISTRO POR ISTO QUE PESSOAS DEDICADAS A AJUDAR OS AMIGOS PUBLICAM MATERIAS TIPO ESTA E EU REALMENTE NÃO INVENTEI A RODA, MAIS DEI UM APERTO NOS PARAFUSOS DA MESMA QUE ESTAVA QUASE SAINDO, SE O SENHOR SABIA QUE EXISTIA TAL EQUIPAMENTO POR ENTÃO NÃO NOS AJUDOU PUBLICANDO UMA MATERIA, VOAMOS A DECADAS E NINGUEM FALA NADA E QUANDO ALQUEM FALA DIZEM “EU JÁ SABIA” HORAS ASSIM NINGUEM NÃO AJUDA EM NADA E LEMBRO QUE NA MINHA MATERIA QUE O SENHOR NÃO LEU DIREITO FALO A RESPEITO DO USO DE TAL APARELHO SEMELHANTA NA EUROPA, TA LÁ É SO LER, NÃO QUERO, NUNCA QUIZ ME PROMOVER DISTO SO QUERO MOSTRAR QUE TEM PESSOAS OLHANDO PELA AVIÇÃO DE SEGURANÇA PUBLICA NESTE PAIS, O COMENTARIO SOBRE O TIPO DE NÓ USADO QUE DIZ MANEIRA MUITO “POLUÍDA”, NÃO SENDO O MAIS ADEQUADO TAMBEM FALO NA MATERIA NÃO DEMOS AS MEDIDAS POIS IRIA VARIAR COM O TIPO DE NÓ USADO POR CADA UM E TIPO DE ACFT, SE O SENHOR ACHA QUE AS FITAS SÃO MELHORES “OTIMO” PUBLIQUE UMA MATERIA TAMBEM QUE VOU LER, ENTENDER,E QUEM SABE ATE USAR, POIS O FOCO NÃO ERA AS ALÇAS ERA O SISTEMA CENTRAL O CG DA ACFT A SEGURANÇA EM TER UM SISTEMA VERSATIL E SE FOSSE PRECISO ALIJAR ALGUEM “POSSO ATÉ ESTAR ENGANADO”, MAS NÃO VI RELATOS DE TAL SINISTRO AINDA AQUI NO BRASIL EU ACREDITO FIELMENTE QUE NOSSOS PILOTOS E TRIPULANTES DESTE BRASIL NÃO O DEIXARIA ACONTECER, POIS SÃO PROFISSIONAIS ALTAMENTE QUALIFICADOS E SE O SINISTRO ACONTECER, A FORMA DE CORTAR O CABO IRIA VARIAR DE GRUPAMENTO PARA GRUPAMENTO, EM MINAS NO BOA ELES USAM O “ATO” É UMA OTIMA IDEIA, EM OUTRO LUGARES O BOM FACÃO EU USO UM ESTILETE NOVINHO BEM AFIDO CORTA QUE É UMA BELEZA, POIS OBSERVEI QUE UM CABO TENCIONADO SE CORTAR NO LUGAR CERTO NÃO PRECISA FORÇA E SIM CORAGEM, CITEI EXEMPLOS NA MATERIA RESPONDENDO AS DUVIDAS DE OUTROS COLEGAS, A FORMA DE COMO VOCES ANCORAM AS CORDAS(CABOS)E SEGURANÇAS NA BARCA DA ACFT VARIA MUITO, AQUI NO NOTAer MESMO A NOSSA ACFT VIM JA DE FABRICA O KIT RAPEL OPTAMOS EM USAR A O MODELO ARANHA AINDA QUE NOS OBRIGA SE FOR O CASO A FAZER DOIS CORTES ISTO SE TODOS OS DOIS LADO AGARRAREM EM ALGO, E SE FOR SO UM LADO? POR ISTO QUE USAMOS DOIS CABOS E NÃO UM PERMEADO. AH! E A MACA DE MONTANHA QUE FOI CITADO NO COMENTARIO DO COLEGA E UM SITEMA TAMBEM QUE SE CHAMA S.M.I.T (SITEMA MOLDAVEL DE IMOBILIZAÇÃO E TRANSPORTE) CUJA PATENTE CAIU A ALGUM TEMPO O PIONEIRO FOI A “SKED” CUJO O INVENTOR CONHECI PESSOALMENTE NOS EUA E OUTRAS EMPRESAS PEGARAM A RODA E DERAM MAIS UM APERTO NO PARAFUSO TAMBEM………..AGRADEÇO A TODOS PELOS COMENTARIOS……………..ABRAÇOS

    …..VOAR COM SEGURANÇA SEMPRE PARA VOLTAR-MOS PARA NOSSOS LARES COM NOSSAS PROPRIAS PERNAS E NÃO SEGURO POR ALÇAS……………….

  9. Caro Marlon,

    Inicialmente gostaria de parabenizá-lo pela coragem e iniciativa, e entendo suas palavras de desabafo. Contudo, a pergunta sobre a situação do alijamento é para nós do GAvOp/CBMDF uma questão muito sensível. Ao contrário de outras instituições, infelizmente a necessidade de corte do cabo não ficou apenas na teoria, sendo que em nosso acidente com o Resgate01 isso pode ter sido um dos vários fatores contribuintes para a perdas de nossos estimados colegas, seja no julgamento e/ou na ação. Acredito que em breve teremos o relatório final disponível para conhecimento e amadurecimento de todos. Entendo sua preocupação com quem está na ponta da lança e nossas realidades operacionais, mas gostaríamos de passar nossa visão sobre a questão (interferência com o CG da ACFT, fraseologia, ações, etc).

    Toda a contribuição construtiva é bem vinda, não peço que responda nesse espaço se achar que está alongando um assunto julgado por você como esgotado. Peço apenas que todos analisemos os prós e contras de qualquer proposta, com educação e respeito.

    Deixo meu contato funcional para que possamos esclarecer nossas observações sem nos expor mais a argumentações com dúbia interpretação. Estaremos relizando de 7 a 11 de novembro o PRONTOP – Programa de nivelamento tático e operacional no GAVOP, uma boa oportunidade para discutirmos sobre o assunto. Aguardamos seu contato.

    Atenciosamente,

    Cap BM Kleber, Pil. 20 GAVOP/CBMDF.
    CHEFE DA SEÇÃO DE INSTRUÇÃO DO GAVOP
    FONE:(61)39018659.

  10. Caro Irmão Cap BM Kleber, Pil. 20 GAVOP/CBMDF. CHEFE DA SEÇÃO DE INSTRUÇÃO DO GAVOP, entendo o sentimento que paira ainda em vossos corações a respeito do ocorrido com com o “Resgate01”, passamos aqui no NOTAer por uma situação de perda de amigos em um acidente como o HARPIA 01 onde 06 vidas se foram, não é facil é com este sentimento que nos faz “OLHAR PARA O FUTURO, VIVENDO A NOSSA REALIDADE E SEM NUNCA ESQUECER DO PASSADO”, para que erros ou sinistros possam ser evitados.
    Temos que sobreviver ao ERRO conforme ensinamento dado aqui no NOTAer pelo nosso Oficial de Segurança de Voo, buscamos a cada dia aperfeiçoar-mos e para que isto ocorra é obrigatorio que exista uma hamonia de todos os setores dentro de uma unidade especializada como a nossa onde existam pessoas do mais alto gabarito, profissionais unicos na ativide fim. AMIGO te entendo, e tenho comigo o projeto de Nº2 do nosso sistema GOD-HAND que podera te ajudar e talvez a muitos outros.
    Não quiz aprofundar na materia, pois a ideia principal era a parte CENTRAL do sistema como foi publicado. A forma como ancoramos o sistema usado por nos na barca foi definido como disse em uma HARMONIA entre todos os setores Tecnicos, Tripulantes e Pilotos e que nossa ideia poderia sofrer alterações em outros grupamentos pois como o AMICO falou a RODA foi reiventada, mas nada empede que façamos uns ajustes, pos bem vamos ver se o senhor conseguira me entender. Fizemos um ensaio tecnico onde usamos uma plataforma de saltos ornamentais de 10 metros, jogamos o PUÇA usando a mesma corda de rapel em nossas missões, então para determinar peso e arrasto um só TPO começou a iça-lo atritando a corda a quina da platamorma. O peso era tanto por estar enxarcado e atenção da corda (de 11,7mm 100% poliamida)bastou um simples toque com uma navalha no maior ponto de tensão (a quina) que corda foi cortada sem esforço. Nos fazendo valer desta experiencia foi que nos fez moldar o nosso GOD-HAND com as alças duplas, ma AMIGO o MODELO 02 e assim:
    1) Faça a medição com o cabo que queira usar, fazendo um nó alceado de sua escolha na entremidade, conecte-o ao sintema central (como os da figura na meteria) passe o cabo pela barca (no meio do seu sitema de ancoragem) ligando a outra extremidade tambem com um no alceado no sistema central.
    vai ficar parecendo a letra “U” (GOD-HAND PERMEADO)com nos alceados em suas estremidades onde serão colocados mosquetões ou manilhas como quizer para serem ligados ao sistema cetral
    2) Criei então um unico ponto de corte , onde ao passar o cabo pelo meio da barca eu coloco um mosquetão entre a argola central do sitema aranha de ancoragem e o cabo do GOD-HAND 2 para evitar que corra para perto do banco. e é ai que entra a individualidade de cada grupamento.
    EX: 1)O BOA de MINAS pode adaptar o “ATO”(sistema criado por eles para alijamento)
    2)Coloque algum anteparo por debaixo da corda entre a barca tipo uma tabua de fibra para efetua um unico corte ali com um fação, faca etc…

    Espero que vocês entendam que se ouver um sinistro e o gancho abrir, o sistema GOD-HAND e o que estiver acoplado nele (PUÇA, CESTO, MACGUIRE MACAS (S.M.I.T) DE RESGATE, fara um pequeno pendulo longitudinal, pois saira do gancho e entrara no alinhamento da ancoragem da barca atritando com a quina da barca, por este motivo a colocação das proteções em PVC conforme foto na materia.
    fizemos um ensaio com o cesto vazio e o piloto que ja estava preparado para receber o pendulo disse não ten sentido alteração na pilotagem da ACFT que comprometece o voo, foi ai AMIGO Cap BM Kleber que lembramos do ensaio tecnico com o puca na plataforma e se o sistema foi criado para proteger e dar mais segurança a nos TRIPULANTES, foi que decidimos pelos pontos positivos de cada sistema.
    Avalie o Senhor tambem e use o que achar melhor:

    – SE ACONTECER A ABERTURA INVOLUNTARIA DO GANCHO E DEPENDENDO SE ESTIVERMOS USANDO A CAPACIDADE MAXIMA DE CARGA DO MESMO, ESTE ATRITO MOMENTANEO CAUSADO DA SAIDA ABRUPTA DO SISTEMA QUE ESTAVA ACOPLADA AO GANCHO E ATE EQUALIZAR NO CENTRO DO SISTEMA DE ANCORAGEM NÃO SERIA O SUFICIENTE PARA CORTAR O CABO NO SEU PONTO DE MAIOR PRESSÃO (A QUINA)?.

    _GOD-HAND 01: usa alças com cabos duplo paralelos independentes (aguentando maior fator de pressão), caso se houver um atrito ao tanto que possa corta-lo, teria-mos mais chances de ainda estar seguro pela outra alça devido aos cabos duplos e independentes (ponto positivo). se tiver que cortar os dois lados o TPO tem que ser bastante agil e seguro do que estar fazendo usando a ferramenta certa, vai requerer mais tempo (ponto negativo)

    _GOD-HAND 02: usa um unico cabo permeado ligando (sujeito a se romper caso haja pressão no cabo para tanto) suas extremidades no sitema central conforme citado acima se romper não tem outro lado para segurar (ponto negativo) e feito um unico corte sendo assim mais rapido(ponto positivo).

    Cap BM Kleber, viu o quanto foi a nossa escolha, então optamos pelo sistema 01 conforme explicação dada na materia usado no NOTAer estudado caso a caso no que se diz respeito a alijamento.
    Amigo estamos ai para aprender e trocar informações, espero te-lo ajudado e estarei chegando em BRASILIA dia 07/11 a noite para missão de 15 dias………..abraços.

  11. Salve Marlon!

    Dentro de meu alcance ratifico o convite ao GAvOp.

    Torço pelo o dia em que teremos preparação mais justa as nossas atividades: aeronaveS compatíveIS as reais necessidades – deixando a imaginação aos engenheiros; aviônicos que nos permita concretizar as esperanças dos perdidos – a qualquer hora; manutenção e tripulação selecionada, avaliada e mantida pelo mérito próprio; suporte administrativo; instalações realmente projetadas; etc; etc; etc…

    Até lá é muito bom poder contar com que tem a coragem de idealizar e sustentar o fogo até a chegada da certa vitória.

    Parabéns TOp!

    TOp13 Moisés – CBMDF

  12. Boa tarde companheiros!
    O que seria da aviação de segurança pública sem profissionais como vocês? NADA.
    Somente quem recebeu um presente de Deus, em poder salvar uma vida, é que pode dizer o que significa. Somente quem esteve naquele momento, naquele local e sentiu aquele “frio na barriga”, quando se perguntou se aquele era o melhor equipamento ou a melhor técnica para aquele salvamento, é que não só comenta, mas sente e vive a importância da busca contínua pela segurança. E quem quiser criar, inventar, desenvolver, melhorar, aperfeiçoar qualquer equipamento ou técnica a ser utilizada, que seja bem vindo a bordo.
    Parabéns MARLON (conte comigo em SP), um grande abraço ao Cap Kleber e Sgt Moisés (TOP 6, se não me engano), na pessoa de quem cumprimento todos amigos que fiz no DF, ao André Vieira, que com certeza contribuiu com o assunto, e demais profissionais que, como eu são amantes da aviação, e que sentem orgulho em fazer parte desta família.
    Que Deus sempre olhe para todos nós com orgulho e compaixão.
    SubTen PM Papareli – GRPAE/SP – Base São José dos Campos
    [email protected]

  13. Agradeço a todos pelo carinho, o mais gratificante para mim e saber que voces entenderam o proposito do sistema GOD-HAND, algo tão simples de se fazer,mas conforme o meu Irmão SubTen PM Papareli – GRPAE/SP disse:”Somente quem esteve naquele momento, naquele local e sentiu aquele “frio na barriga”, quando se perguntou se aquele era o melhor equipamento ou a melhor técnica para aquele salvamento”, é isto que me fez juntamente com meus Irmaõs aqui do NOTAer desenvolver tal sistema, eu sei que nada e cem porcento, nem os nossos helicopteros são, tanto que precisam e depedenmos dos nossos valorosos mecânicos, senão nem saimos do chão, a nossa atividade por si só já é altamente perigosa queria-mos nos simplesmente com este pequeno invento minimizar os riscos, estou pronto para atender qualquer um caso ainda paire alguma duvida, use este veiculo de comunicação para tal, pois queria que todos da comunidade da aviação de segurança publica tivessem a possibilidade de ver e colocar em pratica, pois sabemos que a maioria dos estados usam a ACFT AS350 para as missões…………….espero aprveitando o espaço que algum dia os orgãos reponçaveis vejam que o TPO é e sempre sera peça importante nas missões e nos faça ter tambem codigo ANAC e tudo mais……parabens ao Cap Kleber, Sgt Moisés, SubTen PM Papareli, Sgt BMAL Erivaldo, CAP PMPE ROMILDO, Major PM Wallace Carpes, CAP PM SALES – GTA/PE, pela humildade e compreenção de vocês……abraços deste humilde soldado.

  14. CAROS COLEGAS, QUE BOM VER OS SENHORES EMPENHADOS DESSA MANEIRA TÃO ÁRDUA EM PROL DE NÓS TRIPULANTES E DE NOSSA SEGURANÇA.

    FICO MUITO FELIZ.

    REALMENTE TODOS TEM RAZÃO QUANDO DIZEM QUE “SÓ QUEM JÁ ESTEVE…. É QUE SABE… E ETC E ETC..”
    POIS BEM, COM CERTEZA ENTÃO EU POSSO MUITO BEM DIZER E ESCREVER SOBRE O ASSUNTO EM PAUTA!

    NÃO FOI UMA E NEM DUAS VEZES QUE SENTI O ENTÃO “FRIO NA BARRIGA”.
    CLARO QUE É BOM PENSAR EM ALGO PARA A SEGURANÇA DO NOSSO TRABALHO!
    MAS ALGUM DOS SENHORES UM DIA FOI PERGUNTO, QUESTIONADO, CONSULTADO, SOBRE QUAL É O MELHOR EQUIPAMENTO PARA “OS SENHORES TRABALHAREM”?!!
    OS SENHORES TEM DIREITO DE OPINAR SOBRE O QUE É MELHOR PARA NOSSAS MISSÕES POIS SOMO NÓS OEE QUE FICAMOS PENDURADOS SOB O HELICÓPTERO NAQUELE GANCHO?!!

    POR ACASO FALTA DINHEIRO À AVIAÇÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA DE ALGUM ESTADO MENOS ABASTADO FINANCEIRAMENTE PARA A AQUISIÇÃO DE QUALQUER TIPO DE EQUIPAMENTO PENSANDO EM “NOSSA SEGURANÇA”?!

    SE O LUGAR MAIS SEGURO DE UM HELICÓPTERO É “DENTRO DA CABINE”, ONDE OS PILOTOS SEMPRE ESTÃO EM QUALQUER TIPO DE AVIAÇÃO, ENTÃO PORQUÊ OS “VALOROSO E CORAJOSOS” BRAVO TRIPULANTES OPERACIONAIS VIVEM SE EXPONDO AOS RISCOS QUE DISCUTIMOS AQUI NO ASSUNTO EM PAUTA???!!!

    POR ACASO É NECESSÁRIO ALGUM GIGANTE HELICÓPTERO OU SUPER GUINCHO PARA SE MELHORAR ALGO EM MATÉRIA DE SEGURANÇA PARA OS OEE?!
    SENHOR COLEGA MARLON, AO MEU SINGELO CONHECIMENTO DE QUASE SEIS ANOS DE AVIAÇÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA, UM POUCO MAIS DE UMAS 500hs, E ALGUMAS POUCAS MISSÕES POLICIAIS E DE SALVAMENTO COM AS350 NO CESTO,MCGUIRE, PUÇÁ, EMBARQUE A BAIXA ALTURA EM ÁREA RESTRITA E ETC, ENTENDO BEM QUE O GUINCHO AIR EQUIPMENT TEM COMO CARACTERÍSTICA DE LIMITAÇÃO OS 136DAn DE CARGA E NÃO A QUANTIDADE DE PESSOAS A SEREM IÇADAS; PELO POP SEGUIDO PARA O CESTO NÃO SE CARREGA MAIS DO QUE 3 PESSOAS EM SEU INTERIOR(1 SAR E 2 RESGATADOS), “A NÃO SER QUE EM SUA UNIDADE ISSO SEJA DIFERENTE”. ENTÃO SENDO ASSIM, CASO UM DIA NÓS NOS DEPAREMOS COM O EXEMPLO DE OCORRÊNCIA CITADA PELO SENHOR, CERTAMENTO TEMOS QUE AVALIAR MUITO BEM,(GERENCIAMENTO DO RISCO E DA MISSÃO) E SENDO ASSIM RESGATAR MAIS DO QUE DUAS PESSOAS SÓ EM CASO EXTREMO, DOIS (ADULTOS E UMA CRIANÇA), (TRÊS CRIANÇAS); QUANTO AO GUINCHO, CERTAMENTE PODE SE IÇAR DUAS PESSOAS DESDE QUE NÃO EXCEDA SUA CAPACIDADE LIMITE DE CARGA CERTO?!

    QUANTO A NÃO TER DIVULGADO OUTRO SISTEMA CITADO ANTERIORMENTE,COM FITA TUBULAR, ISSO NÃO FOI FEITO POIS AINDA NÃO FOI CONSENSO PLENO, POIS ALGUNS ENTENDEM JUSTAMENTE QUE “SE TRIPULANTE TEM MEDO DE FICAR NO CESTO SEM BACK UP / OU QUALQUER QUE SEJA O NOME DO EQUIPAMENTO ACOPLADO PARA TAL FIM”, ENTÃO QUE PEÇA PRA SAIR. DESSA FORMA DE SE PENSAR O QUE O SENHOR ACHA? ESTAMOS AINDA NA “IDADE DA PEDRA” EM NOSSA CULTURA? EM NOSSOS PENSAMENTOS E PROCEDIMENTOS? APENAS POR QUÊ É O QUE FUNCIONA ATÉ HOJE OU É O QUE PODEMOS TER? (CLARO; O MAIS BARATO AQUI NO BRASIL SEMPRE PREVALECE)? OU SERÁ QUE É MESMO JUSTAMENTE PELA FALTA DE PREOCUPAÇÃO DE TANTOS COLEGAS QUE ATÉ PARECEM QUE GOSTAM DE APARECER PENDURADOS? OU POR FALTA MESMO DE QUERER DIZER AQUILO QUE É MELHOR PARA NÓS QUE “ESTAMOS NA PONTA DA LANÇA”?!

    E APRENDI UMA COISA NOS MEUS 23 ANOS DE CARREIRA, 15 NO CORPO DE BOMBEIROS SALVANDO VIDAS; E CITO ATÉ A PASSAGEM DO FILME “ANJOS DA VIDA” ONDE PARA SALVAR MAIS DE UMA PESSOA EM DETERMINADAS CONDIÇÕES UMA TEM QUE ESPERAR MESMO! E É SÓ DIZER CLARAMENTE A ELA! E AQUELE QUE SE PROPÕE A SALVAR VIDA COM CERTEZA TEM QUE FICAR AO LADO DA VÍTIMA ATÉ O SOCORRO CHEGAR OU VOLTAR.

    O SENHOR QUE TEM VIAJADO MUITO AO EXTERIOR ACREDITO QUE NÃO OBSERVA AS MESMAS COISAS QUE REALIZAMOS AQUI NO BRASIL NESTES TIPOS DE PROCEDIMENTOS SENDO REALIZADOS POR LÁ.

    DESCULPE TER OFENDIDO O SENHOR, NÃO FOI A INTENÇÃO.
    QUERO QUE APENAS PENSE ENTÃO VERDADEIRAMENTE EM NOSSA SEGURANÇA DA MANEIRA MAIS EFICAZ E SEM IMPROVISOS, POIS TENHO CERTEZA QUE ISSO É POSSÍVEL, BASTA TODOS JUSTAMENTE AQUI PARTICIPAREM, E PARARMOS DE FICAR “TAPANDO O SOL COM A PENEIRA” POIS É O QUE VIVEMOS FAZENDO NO BRASIL!!!( ISSO PORQUÊ EM UMA UNIDADE DA FEDERAÇÃO TEMPOS ATRÁS, PERDEU-SE DOIS COMPANHEIROS JUSTAMENTE PENDURADOS NA CORDA! E ATÉ HOJE SE CONTINUA REALIZANDO AS MESMAS COISAS!
    É MESMICE OU NÃO”?
    PARABÉNS PELA INICIATIVA E CORAGEM EM ESTAR REALMENTE TENTANDO MELHORAR ALGO, ISSO EU ENTENDO E APROVO, POIS POUCOS ESTÃO PREOCUPADOS E PARTICIPAM TENTANDO ISSO.

    BOA SORTE, SAÚDE,FELICIDADES E SUCESSO!
    ANDRÉ.

  15. Caro amigo Tripulante operacional Andre vieira, fico grato pela suas palavras de agradecimento e digo que nâo fiquei ofendido a mim com suas palavras, mas acho que quando veiculamos algo que milhares possam ter aceso no caso, este SITE, temos si que ter cuidado com os comentarios, da forma que o Senhor se expressou colocou a nos TPOs (OEE) a nada dizendo que ficamos pendurados ETC…ETC. Conhecimento não é medido por tempo de serviço ou horas vosdas e sim por experiências vividas…”ai cada um que meça a sua” temos em que ter cuidado com filmes de holywood, tambem acho bonito e tal, mas como eu disse a nossa realidade e outra e como o Senhor mesmo disse acima:
    “SE O LUGAR MAIS SEGURO DE UM HELICÓPTERO É “DENTRO DA CABINE”, ONDE OS PILOTOS SEMPRE ESTÃO EM QUALQUER TIPO DE AVIAÇÃO, ENTÃO PORQUÊ OS “VALOROSO E CORAJOSOS” BRAVO TRIPULANTES OPERACIONAIS VIVEM SE EXPONDO AOS RISCOS QUE DISCUTIMOS AQUI NO ASSUNTO EM PAUTA???!!!”
    Amigo, nunca vi fazer um resgate aquatico sem ter que molhar os pes, nem tão pouco resgatar alguem de dentro de uma mata fechada sem ter que fazer um rapel e retira-la de lá pegando um taxi e sim com a tecnica do macguire dependendo da situaçao ate com o S.M.I.T(maca moldavel) e etc. en meu amigo nos estaremos sim sempre fora da ACFT em certos momentos.
    Quanto ao cesto so para deixar bem claro para a comunidade de segurança publica e defesa social. não existe POP para tal uso a nivel mudial e sim cada grupamento faça o seu., MAS DIGO QUE O QUE É NOTORIO É A CAPACIDADE DE CARGA DO GANCHO,e se o seu cesto esta preparado para carga ISSO SIM DEVE SER RESPEITADO, o meu aqui suporta 750 kg e o cesto 04 vezes mais a carga do gancho, e sem contar que o PILOTO conta com o dispositivo na cabine que mostra o limitar de carga, se o TPO for inteligente ele sabera dosar e quantidade de pessoas ao entra no cesto pegando o seu peso como referencia.
    Estar nesta atividade já é ariscado por natureza, Cara, desafiamos as leis da gravidade a todo tempo.
    Ter medo é importante este é o limitador do prudente e o imprudente. Voar sabendo que existe algo que possaa te ajudar a te manter preso no caso de algum sinistro é bem melhor não acha?
    E lá fora em paises de 1º mundo eles tambem usam algo parecido sim para o tipo de ACFT como citei no ARTIGO a EUROPA na alemanha e outros mais
    Amigo existem varios grupamentos áeros que são MULTIMISSÃO, fazem de tudo e sempre temos que separa o tipo de missão conforme o objtivo tipo ” SOMOS APOIO OU SOLUÇÃO” digo é somente uma meneira de ver as coisas para melhorar a segurança de toda a equipe EXs. 1) numa missão aeromedica resgate no mar na mata nas montanhas na beira da rodovia etc. quase sempre somos a SOLUÇÃO e ate mesmo em casos extremos o ultimo e unico recurso.
    2) Numa atividade de combate a incêndios, rebelião em presidios, tomada de objetivos (comunidades), distubios civis, eventos,etc. somos na maioria das vezes APOIO.
    Quem dera se cada unidade desta federação tivesse uma ACFT para cada situação citada como o caso do fime “ANJOS DA VIDA , MAIS BRAVOS QUE O MAR” citado pelo amigo, infelizmente cada um tem que se adequar conforme a nescessidade de cada ESTADO e o que tem nas MÃOS para trabalhar
    Fico contente por este debate sadio que so visa o crescimento da avição de segurança pública em nosso PAIS…………………
    Abraços a todos. obrigado BENI pelo espaço.

  16. NA VERDADE CARO MARLON, NÃO É APENAS O “SEU GANCHO” AÍ QUE SUPORTA OS 750Kg MAS SIM O MODELO QUE EQUIPA OS AS350 QUE UTILIZAMOS.

    SIM CERTAMENTE CADA UNIDADE TEM AS SUAS CARACTERÍSTICAS E DESENVOLVEM SEUS PLANOS DE AÇÃO E PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS POIS SÃO O NOSSO “RUMO” PARA NOSSA ATUAÇÃO NAS MISSÕES.

    CITAR UM FILME DE “HOLLIWOOD” COMO DISSE O SENHOR, E QUE TEMOS QUE TER CUIDADO, NÃO É APENAS PARA QUE ASSISTA UMA FICÇÃO, MAS SIM PARA QUE SAIBA QUE TUDO NESSA PROFISSÃO DE SALVAR VIDAS TEM UM LIMITE E NÃO PODEMOS JAMAIS QUERER ABRAÇAR O MUNDO PARA SALVAR TODOS COMO SE FOSSEMOS DEUSES QUERENDO AGARRAR TODOS DE UMA SÓ VEZ SEM QUALQUER CRITÉRIO DE SEGURANÇA, E QUE FILMES DE HOLLIWOOD MUITAS VEZES SÃO BASEADOS NA REALIDADE.

    E O EXEMPLO DAQUELE FILME NÃO É POR CAUSA DO HH60 JAY HALK,E NEM AQUI É O CASO DA PAUTA NA SUA ESSÊNCIA, MAS SIM PELO PROCEDIMENTO DE SALVAMENTO EXECUTADO NO CASO DE DUAS VÍTIMAS.

    SE EU COLOCAR AS 5 PESSOAS CITADAS EM SEU EXEMPLO TEREI ESPAÇO SUFICIENTE NO CESTO PARA EU MESMO???
    TEREI SEGURANÇA PARA TRANSPORTAR TODOS, EMBARCAR E DESEMBARCAR???
    EM CASO DE EMERGÊNCIA NA ANV E DO ALIJAMENTO DO CESTO EU MANDO TODOS E EU TAMBÉM PARA O CÉU??? (SEIS DE UMA SÓ VEZ)?!!

    TER EXPERIÊNCIA NA AVIAÇÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA É JUSTAMENTE VOAR PARA SERVIR, E ASSIM ADQUIRIR A EXPERIÊNCIA PARA PODER FALAR OU ESCREVER SOBRE OS ASSUNTOS, AO MEU PONTO DE VISTA.

    VEJA VOCÊ QUANTOS DE NÓS OEE VIERAM PARTICIPAR DESSA DISCUSSÃO??!!

    SINAL QUE O ASSUNTO É DE POUCO OU NENHUM INTERESSE DA CLASSE PELO BRASIL!

    E OLHA QUE SÃO OS MAIS INTERESSADOS, POIS SÃO OS QUE FICAM PENDURADOS FORA DO HELICÓPTERO COM AQUELE FRIO NA ARRIGO O TEMPO TODO ATÉ COLOCAREM OS PÉS NO CHÃO NOVAMENTE!!

    MAS ME PARECE QUE A IMENSA MAIORIA MESMO GOSTA É DISSO!

    PARA TRABALHAR TEMOS O QUE TEMOS PORQUÊ NÃO OPINAMOS E NEM SOMOS DE MANEIRA ALGUMA CONSULTADOS, E MESMO SENDO NÓS QUE TAMBÉM PAGAMOS A CONTA COM OS NOSSOS IMPOSTOS, POIS SE VOCÊ SE ESQUECE MEU CARO, ALÉM DESTES MACACÕES VERDES QUANDO RETIRADOS SOMOS OS MESMOS CONTRIBUINTES E NECESSITADOS QUE AQUELES A QUEM DEVEMOS AJUDAR!

    SALVAMENTOS COM OS EQUIPAMENTOS QUE REALIZAMOS APENAS OS REALIZAMOS EM MUITAS UNIDADES SIMPLESMENTE PORQUÊ FOI O QUE APRENDEMOS E ACREDITAMOS (MUITOS DE NÓS) QUE É O MELHOR E MAIS FUNCIONAL. É O QUE ESTÃO ACOSTUMADOS, E NINGUÉM FAZ A MENOR FORÇA PARA ISSO MUDAR! É O “DEIXA COMO ESTÁ QUE ESTÁ BOM”!!

    ENTÃO CONTINUEMOS ASSIM A CRIAR NOSSAS ENGENHOCAS PARA IR QUEBRANDO O GALHO, QUE TUDO ISSO NADA VAI MUDAR NA VERDADE SOBRE SEGURANÇA PARA OS OEE NESTE QUESITO, POIS AQUI SE CRIOU ALGO PARECIDO A A GRANDE MAIORIA NEM DEU IMPORTÂNCIA PARA O ASSUNTO!

    GUINCHO ENTÃO, DIZEM QUE NÃO PRESTA!!! E OLHA QUE MUITOS DELES NEM CHEGARAM PERTO SEQUER!

    MAS NO MUNDO TODO QUASE NA SUA TOTALIDADE AS OPERAÇÕES SÃO DESENVOLVIDAS COM ESTE EQUIPAMENTO MEU CARO.

    NADA TEM A VER COM O TIPO DE AERONAVE QUE UTILIZAMOS MEU CARO, MAS SIM COM OS EQUIPAMENTOS QUE NECESSITAM DE INVENÇÕES PARA NOS DAR A “SENSAÇÃO DE SEGURANÇA”.

    NA MINHA CONCEPÇÃO TODAS AS NOSSAS AERONAVES TEM QUE SER EQUIPADAS COM O GUINCHO E DELE SE FAZER O USO NA GRANDE MAIORIA DAS MISSÕES POIS TENHO CERTEZA QUE ISSO É POSSÍVEL. O QUE OCORRE É QUE A GRANDE MAIORIA DOS OEE QUER MESMO E FICAR COM O QUE JÁ TÁ NA MÃO E NEM MESMO SE QUER DESEJAM MUDAR ISSO OU FAZEM UM ESFORÇO PARA SE ABRIR À MUDANÇAS E QUEM TENTA É TAXADO DE MEDROSO! CERTAMENTE QUEM NÃO TEM MEDO NÃO TEM LIMITE E ISSO APRENDI NO MEU CSALt E EM NA VIDA MESMO! ENTÃO POR ISSO JUSTAMENTE É QUE ESCREVO TUDO ISSO MEU CARO!!!

    VAI VOCÊ FICAR FAZENDO TRANSPORTE DE UMA VÍTIMA DE CADA VEZ NO MACGUIRE VOANDO SERRA DO MAR ABAIXO UMAS 4 OU 5 VEZES POR UNS 3 MINUTOS DE VOO COM 40 MTS DE CORDA SOB A AERONAVE PRA VER SE NÃO PENSA O TEMPO TODO QUE SE TIVESSE UTILIZADO O GUINCHO SERIA MUITO MAIS EFICAZ E SEGURO MEU CARO!

    OU VOANDO NO CESTO SERRA DO MAR ABAIXO A QUASE 1500 PÉS DE ALTURA PARA TRANSPOR ALTA TENSÃO NUM TRECHO DE QUASE 5 MINUTOS OU MAIS.

    SÓ DEUS MESMO PRA NOS SEGURAR!

    O QUE VAI NOS DAR SEGURANÇA DE VERDADE É QUE AS NOSSAS OPERAÇÕES SEJAM REALIZADAS DE MANEIRA QUE JUSTAMENTE DEVIDO AOS RISCOS JÁ EXISTENTES, NÃO NOS COLOQUEMOS E NEM AS VÍTIMAS EXPOSTAS AO QUE CERTAMENTE PODE SER DIFERENTE SE ISSO FOR MUDADO COM A UTILIZAÇÃO DO EQUIPAMENTO CORRETO NA GRANDE MAIORIA DAS VEZES; O GUINCHO.

    UM EQUIPAMENTO COM 40 METROS DE CABO; QUE PERMITE A AERONAVE FICAR NO PAIRADO; DESCER UM TRIPULANTE E SUBIR A MACA DE MONTANHA COM VÍTIMA E ATÉ ESMO UM TRIPULANTE DEPENDENDO DO PESO; TODOS EMBARCADOS E VAI-SE EMBORA SEM QUE ESTEJA ALGUÉM PENDURADO SOB O HELICÓPTERO.

    EU SOU MUITO CLARO NO QUE DIGO AQUI E EM MINHA UNIDADE PARA TODOS OUVIREM BEM A MINHA POSIÇÃO SOBRE O ASSUNTO. E AINDA QUE NÃO SOU APENAS EU QUE TENHO ESSA POSIÇÃO,MAS MUITOS NÃO PARTICIPAM ATIVAMENTE INFELIZMENTE!

    CLARO QUE TALVEZ SEJA NECESSÁRIO E NÃO SE ABOLIRÁ TAIS EQUIPAMENTOS E PROCEDIMENTOS, MAS QUE SEJAM UTILIZADOS APENAS NA SITUAÇÃO QUE REALMENTE OUTRA NÃO COUBER E TENHAMOS QUE NOS EXPOR ENTÃO A ESTE RISCO E UTILIZAR-SE DOS BACK-UPs PARA NOS GARANTIR UMA MELHOR SEGURANÇA; ISSO É FATO.

    É UMA PENA QUE A GRANDE MAIORIA NEM ESTÁ PREOCUPADA COM O ASSUNTO, POIS O QUE INTERESSA MESMO É QUE DA MANEIRA QUE ESTÁ “ESTÁ BOM”!

    CONTINUE ZELANDO PELA SEGURANÇA E INTEGRIDADE FÍSICA DOS SEUS COMPANHEIROS, DE TODOS NÓS OEE, QUE REALMENTE É SAUDÁVEL E LOUVÁVEL A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA TAL, POIS CERTAMENTE APENAS DEUS MESMO DO JEITO QUE ESTÁ É QUE PODE NOS PROTEGER MEU CARO!!!

    REZAMOS PARA QUE NOS VOOS PENDURADOS OS ANJOS DA GUARDA ESTEJAM SEMPRE A POSTOS PARA QUE NADA NOS ATINJA( LINHAS DE PIPAS COM CEROL; URUBUS; ANDORINHAS; BESOUROS; PANES…).
    “O LUGAR MAIS SEGURO DE UMA AERONAVE É DENTRO DELA”
    BOA SORTE.

    OBRIGADO PELA ATENÇÃO, SAÚDE, SUCESSO E BONS VOOS!

    ANDRÉ VIEIRA.
    OEE/MV
    “SEM CORAGEM, NÃO HÁ GLÓRIA”.

  17. ESTIVE PESSOALMENTE NAS BASES DOS BOMBEIROS (1º E 2º ESQUADRÕES) E O DA POLICIA CIVIL (DOA)ESTA SEMANA, ONDE FUI CALOROSAMENTE BEM RECEBIDO, PUDE COMPARTILHAR COM OS VALOROSOS COLEGAS EXPERIÊNCIAS E LEVAR A ELES OS ESCLARECIMENTOS DEVIDOS A RESPEITO DO GOD-HAND…………..CONTINUEM ASSIM AMIGOS COM ESTA HUMILDADE E RESPEITO A AVIAÇÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA……..ABRAÇOS.

  18. SIM CLARO!
    SUA PROPAGANDA PESSOAL É MUITO BOA E DESEJO QUE LHE RENDA MUITOS FRUTOS SEMPRE!
    E COM TODA A HUMILDADE QUE DEUS LHE DEU. POIS EM TUDO QUE VOCÊ ESCREVE OU COMENTO DOS OUTROS VEJO QUE ALA LHE FALTA DE VERDADE.
    AQUELE QUE É HUMILDE NÃO FAZ PROPAGANDA PESSOAL.

    E SUA PROPAGANDA TEM FALHA! E A ARGOLA QUE VOCÊ CITOU TANTO ANTERIORMENTE, A QUAL TEM QUE SER UTILIZADA NO GANCHO CONFORME AS NORMAS VIGENTES CITADA POR VOCÊ MESMO??? VOCÊS NÃO TEM ELA?
    NÃO A VI SENDO UTILIZADA NESSE SISTEMA NO GANCHO DA SUA AERONAVE!
    ALGUMA FALHA OU ESQUECIMENTO SEU?
    OU NÃO HÁ ESTA NECESSIDADE?

    MUITAS PESSOAS CONTINUAM NO MUNDO PARA APLAUDIR ATÉ MESMO ALGO QUE ELAS NEM SABEM O PORQUÊ ESTÃO APLAUDINDO.

    APLAUDIR ALGO QUE NÃO VAI RESOLVER O PROBLEMA REALMENTE, PRA MIM É O MESMO QUE APLAUDIR ALGO QUE NÃO SEJA BOM ACONTECIMENTO PRA QUALQUER UM DE NÓS OEEs.

    E NÃO ESQUEÇA DE UTILIZAR A ARGOLA ESPECIFICADO NO GANCHO ANTES DE ACOPLAR O SEU MARAVILHOSO SISTEMA DE SEGURANÇA MEU CARO.

    MEUS APLAUSOS TAMBÉM, E QUE ESTE SEU SISTEMA SEJA REALMENTE ADOTADO POR TODA A AVIAÇÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA.
    E QUE DEUS OS PROTEJA SEMPRE!

    O QUE CUSTA CARO , E MUITO CARO MESMO NÃO SÃO OS EQUIPAMENTOS; É A VONTADE DE ADQUIRI-LOS, A VONTADE DE PARTICIPAR NA MELHORIA E DE SOLICITÁ-LOS, E SÃO AS NOSSAS VIDAS TÃO FRÁGEIS QUE FICAM À MERCE DA SORTE.

    SEM MAIS PARA O MOMENTO.

  19. QUERIA DEIXAR AQUI AS MINHAS MELHORES RECOMENDAÇÕES AOS AMIGOS DA AVIAÇÃO DE SEGURANÇA PUBLICA DO ESTADO DE CUIABA, PORTO VELHO E RIO BRANCO QUE TAMBEM ME RECEBERAM BEM NESTA ULTIMA SEMANA ONDE TIVE PESSOALMENTE E ME RECEBERAM BEM E O MELHOR QUE COM OS PES NO CHÃO E NÃO PESANDO EM UTOPIAS DE HOLLYWOOD E PUDERAM ME ENTENDER, POIS É MUITO FACIL CRITICAR OSTRAS UNIDADES E SEUS TRIPULANTES QUANDO SE TEM UMA ACFT EC 145, AI E MUITO FACIL,AO MENOS TENHO A CORAGEM DE EXPOR MINHAS IDEAIS EM PRO DE TOTOS E NÃO DE UMA MINORIA QUE NEM SE LER A MATERIA SOUBE LER ONDE EU INDICO O USO NÃO OS OBRIGO E PROPOGANDA PESSOAL EU NÃO FIZ MAS POSSO FAZER AGORA, POIS SOU FORMADO EM RESGATE EM ALTURA NA TEEX NOS EUA(TEXAS)ONDE É O PAI DE TUDO QUE SE REFERE A RESGATE, TENHO CURSOS NA AREA DE RESGATE COM MACAS, RESGATE SUBMARINO, OPERAÇÕES ESPECIAIS, SOBREVIVENCIA, SOCORROS DE URGENCIA NOS EUA, TIRO DEFENCIVO E OUTROS MAIS…….SEI O QUE FALO E MOSTRO……….A AGOLA CITADA POR MIM ESTA LA SIM BASTA USAR UMA LENTE MAIS FORTE QUE DA PARA OLHAR, SÓ QUE PARA OS PROFISSIONAIS DE RESGATE BASTA VER QUE ELA ESTA ACOPLADA AO TORNEL GIRATORIOO QUE CUSTA CARO , E MUITO CARO MESMO TER UMA ACFT POTENTE BI TURBINA NÃO; É A VONTADE DE ADQUIRI-LOS E MUITA , A VONTADE DE PARTICIPAR NA MELHORIA E DE SOLICITÁ-LOS E MUITA , REALMENTE SE TEM RAZÃO QUANDO AS NOSSASE VIDAS TÃO FRÁGEIS FICAM À MERCE DA SORTE, DEREPENTE OS AMIGOS QUE TEM TAL ACFT POSSA DOAR UMA PARA CADA ESTADO, MAS ENQUANTO ISSO NÃO ACONTECE, VAMOS SIM FAZER NOSSA PROPAGANDA, MAS CONSTRUTIVA E REAL E NÃO BASEADA EM FILMES DE HOLLYWOOD……..VOU ESTAR NOS ESTADOS DO NORDESTE EM BREVE E DERREPENTE POSSA ESCLARECER AS IDEIAS AQUI ESPOSTAS E MOSTRA NO MANUAL TECNICO E DE EXPERIENCIAS VIVIDAS E DISMISTIFICAR CERTAS COISAS…………………..ABRAÇOS AOS MEUS NOVOS AMIGOS DO ACRE QUE TÃO NOVOS JA COMEÇARAM COM UMA CABEÇA DE ANOS DE EXPERIENCIA, HUMILDES NO SABER PARA PODER VIVER…………………

  20. COMO FALOU O CRIADOR DA CIA AEREA TAM O CMT ROLIM “SE QUISERES FAZER O OTIMO NÃO CONSIGUIRAS FAZER NEM O BOM”…….NESTE PENSAMENTO CELEBRE E QUE DESTRUO TODA A IPOCRESIA DE PESSOAS QUE SE ACHAM SO POR TEREM ALGO MELHOR QUE OS OUTROS ACHAM QUE PODEM CONTURBAR AQUILO QUE PESSOAS SIMPLES E HUMILDES QUEREM FAZER AO MENOS O BOM QUE É DE MANEIRA DIGNA DE APLAUSOS QUANDO EM MISSÃO TODOS VOLTAM PARA SEUS LARES E FAMILIARES MESMO APOS O ACONTECIMENTO DE ALGUM TIPO DE SINISTRO, AQUELES QUE FICAM PENDURADOS FAZENDO MALABARISMOS, PULADO PARA RESGATE AQUATICO, RETIRANDO VITIMAS DE AFOGAMENTOS E DE ENCOSTAS E PEDIDOS EM MATAS COM AS MACAS PRESAS EM CABOS(CORDAS) ETC… TENTANDO FAZER O BOM, ESTES SIM SÃO VERDADEIROS TRIPULANTES OPERACIONAIS E NÃO MEROS OPERADORES DE EQUIPAPENTOS ESPECIAIS. AMIGOS EM UMA DE SUAA UNICA COISA AQUI ESPECIAL SOMOS NOS OS TPOsSEM NOS NÃO EXISTE EQUIPAMENTO ALGUM QUE SEJA OPERADO. NA CAPA DE HOJE DO SITE DA GLOBO TRAS A METERIA DE UMA ACFT AS 350 QUE CAIU APOS O ROTOR DE CAUDA SE ENROSCAREM UMA CORDA QUANDO SE INSTALAVA UMA ARVOVE DE NATAL NA NOVA ZELANDIA, NÃO VOU LEVANTAR AQUI O QUE TERIA ACONTECIDO MAS SE TIVESSE ALI UM TRIPULANTE OPERACIONAL DEDICADO COM SUA MISSÃO AO INVES DE MERO OBSERVADOR ELE NÃO O TERIA DEIXADO ACONTECER, PODERIA ELES ESTAR NA MELHOR OU MAIOR COMO QUEIRAM ACFT DO MUNDO, MAS AMIGOS O FATOR HUMANO EM QUALQUER MISSÃO É FUNDAMENTAL POR ISSO QUE EU NÃO ME CONSIDERO UM OEE, POIS ISTO FOI CRIADO SOMENTE PARA RBH SB PARTE-K EM ME CONSIDERO PARTE VIVA DE UMA ACFT UM TRIPULANTE OPERACIONAL ESPECIAL ISTO É O QUE SOMOS MEUS CAROS CASO PESSEM DIFERENTE ME DESCULPE MAS DAQUI A POUCO VÃO ME DIZER QUE O TPO NÃO SERA MAIS PRECISO POIS AS ACFTs SERAM CONTROLADAS POR COMPUTADORES E QUE A FIGURA ESPECIAL DO PILOTO NEM SERA MAIS PRECISO TAMBEM, PAPEL E LETRAS NÃO SALVA NINGUEN E NEM VAI ATRAS DE BANDIDO E SIM AÇÕES COM SEGURANÇA MESMO QUE SEJA A MODA TUPINIQUIM E NÃO BASEADAS A DE FILMES QUE NÃO É AINDA A NOSSA REALIDADE E TÃO CEDO NÃO VAI SER, MAS SO POR CALSA DISSO EU TENHO QUE MORRER OU EU POSSO CRIAR, DESENVOLVER, MOSTRAR, ENSERIR, AJUDAR, INSTRUIR, DEDICAR, MOTIVAR, SEGURAR A OUTROS AO MENOS SEGUNDO O CMT ROLIM (TAM) “PELO MENOS O BOM” ………ABRAÇOS……………….VOEM EM PAZ E COM SEGURANÇA.

Comments are closed.

Comentários

comentários