Governo do Amapá recupera avião Bandeirante abandonado em São Paulo desde 2009

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Pousou às 13h desta quarta-feira, 21, no Aeroporto Internacional de Macapá, o avião Bandeirante que pertence ao Governo do Estado do Amapá (GEA) e que estava abandonado desde 2009, na oficina da Embraer, em Gavião Peixoto, São Paulo.

A aeronave foi enviada para manutenção, mas não houve nenhum empenho da gestão anterior para buscar o patrimônio, o que ocorreu somente em 2011, quando o governador Camilo Capiberibe determinou ao chefe de Divisão de Transportes Aéreos da Secretaria de Estado dos Transportes, Victor Jr., que tomasse todas as medidas necessárias para buscar o avião.

“Pagamos uma dívida da aeronave desde 2006 no valor de R$ 809 mil, fizemos uma licitação para a reforma e recuperação e agora o avião volta novamente a ficar à disposição do Estado”, comentou o diretor Victor Jr.

O chefe de Divisão de Transportes Aéreos disse que na oficina da Embraer um cidadão inglês pediu para entrar na aeronave e ficou maravilhado pelas condições do avião. “É o mais conservado do mundo, dito pelo próprio fabricante da aeronave, a Embraer”, comentou Victor Jr., explicando que o avião é um Embraer E110 P1, modelo Bandeirante versão Executiva, para dois tripulantes e dez passageiros, comprado pelo Governo do Amapá em 1989.

Mais do que devolver o patrimônio ao Estado, o retorno da aeronave também significa economia para os cofres públicos. Ano passado, só transportando doentes do interior para a capital, o governo pagou mais de R$ 1 milhão.

Fonte: Agência Amapá de Noticias 

5 COMENTÁRIOS

    • como a IAM da aeronave venceu e nao foi renovada, a ANAC cancelou o CA. Como a aeronave esta equipada com o EGPWS e obrigatoriamente teria de fazer o voo de certificação com o piloto de ensaios, a ANAC teve de dar um CERTIFICADO DE AERONAVE EXPERIMENTAL para podermos fazer a certificação final do EGPWS /RNAV agora instalado no avião.

  1. Salvo engano, esse ‘EXPERIMENTAL” está na fuselangem pelo fato de terem modernizado o sistema de navegação integrado ao PA e agora está dependendo dos trâmites da ANAC para a liberação de voo com passageiros.

  2. Avião experimental é aquele que seu proprietário utiliza por conta e risco, sendo vedada sua exploiração comercial, pos não é aeronave homologada, e por isso é impedida de fazer vôos comerciais.

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