GRAer/AM realiza instrução de tiro embarcado

Anúncio

Nos dias 16, 17 e 19 de dezembro de 2010 o Grupamento de Radiopatrulhamento Aéreo/GRAer da Polícia Militar do Amazonas realizou o treinamento de tiro embarcado com todo o efetivo de tripulantes operacionais.

As instruções, que foram realizadas em três dias, foram divididas da seguinte maneira:

  • 1º dia – Instrução teórica sobre o armamento IMBEL MD 97 cal 5,56 e instrução de solo no estande de tiro simulando o tiro embarcado;
  • 2º dia – Briefing sobre a realização da instrução de tiro embarcado, abordando a verbalização na fonia, os procedimentos de segurança durante os disparos, o posicionamento do armamento e os exercícios que seriam realizados;
  • 3ºdia – Execução do tiro embarcado propriamente dito.

As instruções foram realizadas pelo Sub Ten PMCE Gredson auxiliado pelo Agente de Polícia Civil do Distrito Federal Edson (ambos da Força Nacional) e foi supervisionada e coordenada pelo Maj CBMDF Portela (Força Nacional) – Cmt de Aeronave e pelo Cap PMAM Bercley – Oficial de Operações do GRAer.

Vale salientar que durante o treinamento de tiro os oficiais Maj CBMAM Tupinambá, Cap PMAM Thiago Balbi e Ten PMAM M. Cavalcante que são 2P/Comandante de Operações Aéreas receberam briefing e instrução em voo para que se adaptassem ao tipo de voo quando em tiro policial.

Veja as fotos da instrução:


Fonte: GRAer/AM


11 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns aos colegas do Estado do Amazonas e aos colegas da Força Nacional pelo trabalho de capacitação e qualificação do efetivo do grupamento aéreo do Amazonas. Também nos enche de orgulho saber da participação do SubTen PMCE Gredson, bom caráter, fiel amigo e grande profissional.

  2. Presta bem atenção nas fotos…tem um cidadão que está de jaleco e bermuda brancos – e parece que tá com um símbolo do CORINTHIANS PAULISTA…rsrsrsrsrsrsr
    Essa não…rsrsrsrsrsrsrs
    Tem Corinthiano até dentro da floresta.

  3. PARABENS AOS TRIPULANTES DO GRAER PMAM PELA QUALIFICAÇÃO..EO AO INSTRUTOR ST GREDSON… É ISSO AI LAMBEDERA NELES.. E NU BUCHO..RS
    ABRAÇO AMIGOS
    SAUDADES DE TODOS

  4. Parabéns ao GRAER/AM pelo treinamento, ao grande colega Sub Ten Gredson por sua qualificação profissional e ao CIOPAER/CE por ter formado e acreditado na qualidade do ST Gredson.
    Um abraço a todos!!

  5. Gostaríamos de externar nossa consideração e respeito ao Maj PM Henrique que também fez parte desta equipe e com certeza as nossas vitórias também são dele.
    Por dever de justiça deixamos claro que os créditos no treinamento dos tripulantes operacionais e dos copilotos policiais também são do nobre oficial e dos demais policiais que por aqui passaram (Sgt PMDF Souza Lopes, Sd PMDF Carla Junker, Sd PMMT Francisco e Sd PMMT Morais).

    Feliz Natal e Próspero Ano Novo!

    GRAer – NO AR PARA PROTEGER E SALVAR!

  6. Olhando com os olhos da segurança de vôo a arma utilizada no treinamento está sem um dispositivo para receber os estojos depois que esse sai da arma. Isso é bastante perigoso pois depois q esse estojo é jogado pra fora só Deus sabe onde ele vai parar. Seria interessante pensar em um dispositivo para receber os estojos ejetados ou se não for possível outro tipo de armamento que ofereça esta possibilidade pois um estojo desses caindo nas manetes, nos pedais ou até mesmo dentro do macacão do piloto pode levar a uma condição insegura para todos. Pensem nisso! Grande abraço e parabéns pelo investimento no aprimoramento e qualificação do pessoal.

  7. Caros amigos, membros da comunidade de aviação de segurança pública e resgate, e leitores do site,

    Gostaríamos de agradecer pelos comentários de congratulação e também pelas críticas recebidas pois, por meio delas, avançamos na melhor direção e na busca incessante do zero acidente.

    Inegavelmente a melhor alternativa para o disparo embarcado é usar o coletor de cartuchos/estojos, contudo, o armamento do qual o estado dispõe atualmente não o possui. Gestões estão sendo e continuarão a ocorrer para que num futuro próximo o estado adquira armamento específico, já com o coletor, ou um coletor aplicável o modelo. Mas é importante ressaltar que a carabina de que o Grupamento dispõe, que é usada também por outros estados e órgãos na aviação de segurança pública, possui defletor de estojos, que atenua a velocidade a distância percorrida pelo estojo após o disparo. Nas instruções teóricas e práticas que antecederam o disparo embarcado, um dos pontos abordados foi o posicionamento e inclinação da carabina de forma a direcionar o estojo para fora da cabine a na direção do solo. Na prática de tiro não houve falhas ou incidentes que afetassem a segurança ou elevassem o risco acima do nível aceitável para a manobra.

    Podemos inclusive observar na foto que inicia a matéria um estojo sendo projetado para fora da cabine, onde nota-se que o estojo atingido pelos raios solares brilha fora da sombra gerada pelo interior da aeronave.

    Finalizando, reiteramos que as críticas construtivas são SEMPRE bem-vindas e creditamos o sucesso de mais esta etapa vencida a todos os membros da FN que aqui estiveram antes de nossa chegada (aos amigos Maj PMMT Henrique, Sgt PMDF Souza Lopes, Sd PMMT Morais, Sd PMMT Francisco, Sd PMDF Carla Junker) e aos aqui presentes (ST PMCE Gredson, Sgt PMMS Anderson, APC DF Edson).
    Não podemos esquecer dos Oficias e praças do GRAer, que demonstraram motivação e disposição para que tudo ocorresse conforme desejado.

    Um ótimo natal e sucesso no ano que se aproxima para todos os leitores, membros ou não da aviação.

  8. Meus amigos! um fraterno abraço! estou no Batalhão de Aviação da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, sou 1º Sgt tripulante tecnico e recorro aos novos amigos pois estou acessando agora e agora vos estou conhecendo e ja pesso: SE OS SENHORES POSSUIREM MATERIAS ESCRITAS SOBRE TIRO A BORDO DE AERONAVES DE ASAS ROTATIVAS ME MANDEM POIS AQUI TEMOS CARENCIA EM UMA DOUTRINA, EM TECNICAS, EM MELHOS ARMAS, MELHOR AERONAVE PARA O TIRO ABORDO por isso extraoficial eu vos pesso o que tiverem escrito me mandem para esse E-mail —- [email protected]

Deixe uma resposta

- Saiba o que é trollagem: Cuidado com os TROLLS !

- Política de moderação: Política de moderação de comentários: sua consciência

Os comentários não representam a opinião do Piloto Policial. Os comentários são de responsabilidade dos respectivos autores.

Comentários

comentários