GRAer/BA recebe novo helicóptero – atualizado com fotos e áudio

Anúncio

Nesta quarta-feira (05/05/2010), às 8:00h, no hangar do Grupamento Aéreo (Graer), no Aeroporto Internacional de Salvador, o governador do Estado entrega à Polícia Militar da Bahia mais um helicóptero multimissão e no dia 06/05/2010 ocorrerá a  abertura do 3º Fórum Nacional de Aviação de Segurança Pública, promovido pelo MJ/SENASP. A aeronave foi adquirida pelo Governo do Estado, em parceira com o Ministério da Justiça, a um custo de cerca de R$ 8 milhões.

O novo equipamento soma-se a outros dois helicópteros e dois aviões que compõem a frota do Graer, ampliando a capacidade operacional nas ações de segurança pública, policiamento ostensivo, patrulhamento, repressão ao crime organizado, salvamento, resgates, ações de combates a incêndios florestais, ação de repressão a crimes ambientais, dentre outras ações da PM.

Em três anos e quatro meses de operação, o Graer salvou 152 vítimas em situações de resgates, acidentes de trânsito, afogamentos, transportes aeromédicos, dentre outros eventos, com uma média de quatro conduções por mês. Das vítimas socorridas, 90% tiveram suas vidas salvas em decorrência da rapidez e eficiência no atendimento.

No âmbito operacional, o policiamento aéreo tem se mostrado preponderante na ostensividade e no apoio às atividades terrestres, atuando como plataforma aérea de observação, além de possibilitar uma maior mobilidade da tropa.

A Solenidade de recebimento da nova aeronave

A Polícia Militar recebeu mais um helicóptero nesta quarta-feira (05/05/2010) para reforçar o policiamento ostensivo e as ações de resgate no estado. O equipamento foi adquirido pelo governo da Bahia, em parceira com a União, por meio do Ministério da Justiça, pelo valor de R$ 8,5 milhões. A aeronave soma-se a outros dois helicópteros e dois aviões que compõem a frota do Grupamento Aéreo da PM.

Com tecnologia e equipamentos de última geração, o helicóptero tipo Esquilo é equipado com gancho de carga para transporte externo de até 750 quilos, guincho para resgate de vítimas em locais confinados, sistema de navegação digitalizada, bancos anticrash para absorção de impactos e cinco rádios transceptores.

O comandante do Grupamento Aéreo da PM, major Lázaro, afirmou que a aeronave auxilia a polícia no patrulhamento, repressão ao crime organizado, salvamento, ações de combate a incêndios florestais e repressão a crimes ambientais.

A aquisição do helicóptero é uma das propostas da Política Nacional de Aviação em Segurança Pública que está sendo construída com representantes dos estados integrantes do Fórum Nacional de Aviação em Segurança Pública, criado em 2008. Até a Copa do Mundo de 2014, a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) espera entregar aeronaves para os estados e treinar profissionais que possam estruturar a aviação aeropolicial em seus locais de origem.

O subsecretário da Senasp, Alexandre Aragon, disse que a Bahia é prioridade nas ações realizadas através do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), porque é o estado que mais se destaca na implantação dos programas do governo federal na área de segurança e que mais tem contribuído nas ações de combate ao desmatamento da Amazônia.

“Esta aeronave é uma contrapartida pelo que a Bahia tem feito na área de segurança pública a nível nacional. O estado tem participado na Amazônia Legal, ajudando a reduzir o desmatamento da Amazônia. O efetivo da Polícia Militar da Bahia no Amazônia Legal é muito grande e importante para defendermos o nosso patrimônio”, explicou Aragon.

Fórum de Aviação de Segurança Pública em Salvador

Nesta quinta-feira (06/05/2010), Salvador sedia a terceira edição do 3º Fórum Nacional de Aviação de Segurança Pública (FNAvSeg), organizado pela Comissão de Aviação da Senasp e pelo Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia.

O encontro destina-se a consolidar o Sistema Integrado de Aviação de Segurança Pública, além de possibilitar a estruturação da política de aviação desta área. Até sábado (08/05/2010), mais de 200 profissionais da aviação estarão no evento.

Participam do fórum pilotos, operadores e mecânicos de voo das unidades de operações aéreas da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Força Nacional, polícias Militar e Civil e Corpo de Bombeiros, além de representantes das Forças Armadas e das autoridades aeronáuticas, como Anac, Cenipa, Decea, ITA e Infraero.

Ouça a notícia

Clique e veja as fotos



Fonte : Agecom / Fotos : Manu Dias – Agecom


10 COMENTÁRIOS

  1. Quero parabenizar o governador Jaques Wagner por mais essa aquizição para pm baiana no refosso da seguranca ., Acho que se deve pensar em também criar um grupamento aereo na policia civil da Bahia para dar mais segurança ainda a populção baiana.

  2. Em 2009 a PMBA inaugurou seu novo hangar, que logo se tornou referencia para os demais operadores da Aviacao de Seguranca Publica.

    Agora em 2010 a Bahia sedia o Forum Nacional de Aviacao de Seguranca Publica e recebe um novo helicoptero em parceria com a SENASP.

    Parabéns amigos da Bahia!! Vocês demonstram, para todo o pais, que com trabalho serio e muita dedicação a Aviacao de Seguranca Publica vai bem longe!

    Muito sucesso no FNAvSeg para todos! Bons voos!

    Rodrigo Duton
    CAP PMERJ / PCH

  3. Olá! Gostária de saber porque guardião 5 se já tem o 1 e o 2 esse agora não seria o 3? O novo helicóptero é lindo igual aos outros dois, parabéns ao GRAER da Bahia.

  4. Olá caros Sres, grato pela atenção. Trabalho em São Paulo com o cantor e apresentador TV Ronnie Von e assim como ele, também sou um admirador do meio aeronáutico. Fiz meu curso de asas ” fixa e
    rotativa “, no Campo de Marte – SP e não conhecia vosso site. O motivo de meu contato é para, caso vc’s tenham algum serviço info, por favor me inclua, pois, se eu soubesse deste evento da última semana, eu teria ido. Deixo os, VON – Società ( 11 ) f. 5044 5850 e ou mob. 9545 9915…
    cordialmente …

    Rubens Heredia
    apresentadorTV – jornalista

    Resposta: Caro Sr Rubens Heredia, na medida em que soubermos, com atencedência, desses eventos, entraremos em contato.

    Um grata satisfação tê-lo concosco.

    Atenciosamente.

    Eduardo Beni
    Administrador

  5. Agradecemos pelas referências positivas relativas a aviação policial da PM bahiana. Esclarecendo as dúvidas: a nova máquina tem sim sistema de cameras, inclusive com imageador térmico, portanto trata-se de um “boca completa” ..rs… Já quanto ao prefixo é GUARDIAO 05, pois o 3 e o 4 pertencem aos aviões que integram a frota do GRAER.

    abraçao a todos

    MAJ PM LÁZARO
    Comandante do GRAER/ PM BAHIA

  6. Lázaro Monteiro gostei por ele ser “boca completa”. Sendo assim eu parabenizo a vocês por usufruir de uma maquina completa e que não ficara devendo nada a nenhuma PM do Brasil.

  7. Lázaro Monteiro pq a nossa PM não fala p/ o governador comprar uns helicóptero EC-725?? Sei que sua manutenção é cara, mais vamos ganhar e muito pois, o mesmo pode levar ate 28 soldados totalmente equipados, vai ser bom p/ levar os nossos soldados rapidamente para os interior que esta sofrendo muito com os assaltos a banco e ajudar em busca e salvamento pois o mesmo tbm pode ficar mais horas voando. Acho eu que uns 2 EC-725 equipados com câmeras e outros sensores seria de muita importância no combate ao crime que esta cada vez mais organizado e rápido.

Deixe uma resposta

- Saiba o que é trollagem: Cuidado com os TROLLS !

- Política de moderação: Política de moderação de comentários: sua consciência

Os comentários não representam a opinião do Piloto Policial. Os comentários são de responsabilidade dos respectivos autores.

Comentários

comentários