GRAer/BA treina alunos do curso de operações especiais do BPChq

Anúncio

Bahia – Entre os dias 9 e 12 de janeiro/2012, oficiais e praças do GRAER ministraram instruções a vinte alunos do Curso de Operações Especiais do Batalhão de Polícia de Choque. O módulo de OPERAÇÕES HELITRANSPORTADAS é um dos últimos do curso que já dura mais de cento e vinte dias. Dentre as disciplinas ministradas estão Direitos Humanos, estágios de sobrevivência e operações nos diversos biomas do estado, ações antibomba, ações táticas especiais, paraquedismo policial, etc.

Iniciando a instrução os alunos conheceram sobre a criação, estruturação, operação e doutrina de emprego do GRAER. Também foram reforçados os conceitos de operações em ambiente elevado, com ênfase para o rapel em helicóptero, ao que os alunos treinaram na plataforma do GRAER, para em seguida efetuar o rappel real na aeronave.

Igualmente houve instrução de montagem e operação de zona de pouso de helicóptero (ZPH), embarque e desembarque táticos (com acessórios de CTDC), simulando a tomada de presídios.

Foi efetuado ainda treinamento de embarque e desembarque a baixa altura, bem como treinamento em ambiente líquido, com destaque para as técnicas de MCGUIRE e lançamento do militar em ambiente líquido.

Fechando o módulo relacionado às aeronaves, no dia 13/01, os alunos simularam uma intervenção em aeronave seqüestrada, sob a orientação do Cap PM Lusquinhos, oficial coordenador do COPES/BPChq que é também piloto comercial de avião.

Ainda na sede do GRAER, os alunos receberam a notícia do I Curso de Especialização em Operações Especiais – SWAT da América Latina, reconhecido pelo MEC, que será ministrado a partir de março/2012 pela UCL – Faculdade do Centro Leste, no município de Serra, Espírito Santo, ao que demonstraram bastante interesse.

A finalização do COPES/BPChq está prevista para o mês de fevereiro vindouro. “O efetivo do GRAER sente-se honrado em contribuir para a qualificação de tão seleto grupo de policiais militares baianos e da PMMT”, afirmou o Ten Cel PM Lázaro, Comandante do GRAER.

Fonte: GRAER – UCSO

11 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns ao comandante e a todos os integrantes do GRAER. Tive a oportunidade de conhecer de perto a Unidade e é encantador o trabalho realizado e cada vez melhor. Só ganhamos com isso, a PMBA e toda a sociedade. Que Deus abençoe!

  2. é um prazer, abrir este e-mail, e saber que neste grupo formado tem mais um vitorioso que fez parte da nossa CIPM, obrigado boa sorte VIANA, bjus felicidades, este é o voto da 42ª CIPM.

  3. Não poderia ser diferente, tamanho sucesso do GRAER, haja vista além de uma equipe muito compromissada e competente, ter no Comando o Ten Cel PM Lázaro, da Turma Estácio de Lima, 1986. Os Oficiais Alunos do COPES, tiveram o que há de melhor em termos de treinamento, e que por certo contribuirá para a qualificação e capacitação dos Oficiais. Ratifico o comentário da Capitã, ganhamos todos com o brilhantismo do GRAER. Forte abraço e que DEUS continue iluninando os seus integrantes.

  4. Parabens PMBA, por esta iniciativa e valorização dos seus policiais, o curso é de alto nivel e os instrutores da melhor qualidade tecnica de ensino, sou Guereiro de caatinga SERTÂO BAHIA BRASIL.

  5. Graças a aprovação do Projeto feito pelo Cap Marcelo Neves foi possivel realizar esse magnifico curso COPES. a população baiana agradece e muito.
    parabens CAP MARCELO NEVES. “SEU PROJETO FEZ VALER A PENA”. SELVA!!!

  6. Bom dia! Tive na formatura de mais 20 entregante da tropa de eleíte de Bahia, como sempre o GRAER demostrando uma extrema capacidade,juntamente com o (Comando de Operações Especias)”COE” fizeram um ótimo trabalho.
    Lembrando a todos do GRAER q vcs tem uma imensa influencia na conquista dos formandos na demostração nunca vi nada igual muito obrigado por proporciona essa alegria um forte abraço pra todos fica com Deus q sua missões sejam bem concedidas

Deixe uma resposta

- Saiba o que é trollagem: Cuidado com os TROLLS !

- Política de moderação: Política de moderação de comentários: sua consciência

Os comentários não representam a opinião do Piloto Policial. Os comentários são de responsabilidade dos respectivos autores.

Comentários

comentários