PERNAMBUCO (PE) — A 2º tenente Nathaly Portella, do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE), tornou-se a primeira mulher a concluir a formação como piloto de helicóptero da aviação de segurança pública do Estado. O curso foi realizado pelo Grupamento Tático Aéreo (GTA) e a conclusão foi divulgada em 01/10.

2º tenente Nathaly Portella tornou-se a primeira mulher formada como piloto de helicóptero da aviação de segurança pública de Pernambuco.

A formação ocorreu ao longo de quase dois meses e incluiu mais de 40 horas de voo, além de instruções teóricas, preparação técnica, atividades práticas e missões previstas no processo de capacitação.

Com a conclusão do curso, Nathaly passa a integrar o grupo de pilotos de helicóptero do GTA. A oficial poderá atuar em operações policiais, salvamentos, missões de bombeiros e ações de apoio e transporte realizadas pela unidade aérea.

Segundo o comandante do GTA, coronel PM Câmara Júnior, a formação da primeira mulher piloto de helicóptero ocorre no ano em que o grupamento completa 20 anos de atuação em Pernambuco. O oficial destacou o período de estudos e instruções práticas necessário para a preparação da nova piloto.

A presença feminina na aviação da unidade também inclui a 2º tenente Luana Moreira, da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), primeira mulher a exercer a função de piloto de avião no GTA. Com Nathaly na aviação de asas rotativas, mulheres passam a atuar como pilotos tanto de avião quanto de helicóptero na unidade.