Helicóptero do IBAMA cai em Itaituba/PA

Anúncio

Nesta segunda-feira (26), por volta das 15 horas, o helicóptero Bell 206L-4 Long Ranger IV, prefixo PR-HLB, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), caiu na cidade de Itaituba, no Pará. A aeronave transportava três pessoas, mas nenhuma ficou em estado grave. O helicóptero caiu entre uma igreja e uma residência, mas não deixou nenhum ferido.

Segundo a assessoria de imprensa do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o helicóptero fez um pouso forçado às 15 horas desta segunda-feira (26/09) num terreno descampado próximo ao aeródromo de Itaituba, no oeste do Pará. O acidente ocorreu após uma pane no rotor de cauda e poucos minutos após a decolagem da aeronave.

Estavam a bordo no momento da queda apenas os três tripulantes – piloto, copiloto e mecânico – e não houve feridos. Após o pouso, a aeronave sofreu danos graves e provocou danos leves em um imóvel próximo. O helicóptero modelo “Long Ranger BH06” apoiava uma ação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e deveria seguir para o Parque Nacional da Amazônia.

Fonte1: Enoque Pereira Correia (Internauta, Itaituba/PA no Vc no G1) / Blog do Gilson Vasconcelos, via Desastresaereosnews.blogspot.com.

Fonte2: DOL – Diário Online, Mauro Torres.

8 COMENTÁRIOS

  1. O que importa eh que os 3 Tripulantes estão bem e que as OPERACOES AEREAS do IBAMA nao podem parar! O meio ambiente agradece…

    Hoje (28/09) a PMERJ envia para o IBAMA mais um Tripulante Operacional que vai compor tripulação junto ao órgão, fortalecendo com isso a cooperação tecnica iniciada entre o GAM/PMERJ e o NOA/IBAMA em junho deste ano e demonstrando plena CONFIANÇA na administração das OPERACOES AEREAS do IBAMA.

    Abraço aos amigos Tripulantes do voo acidentado Placido e Pereira!

    Cmte Rodrigo Duton – MAJ PMERJ
    Grupamento Aereo e Marítimo – GAM

  2. Como disse o Cmte Behring, o qual estava no comando na hora do ocorrido: “Foi Deus que pousou esta aeronave”. Deus deu uma nova chance para essa tripulação.

  3. Gostaria de primeiro agradecer a Deus, porque este evento foi excepcional por vários aspectos.

    Bravos colegas, uma salve para vocês, voltem para suas casas descansem,e espero vocês para continuarmos nossa guerra diária aqui na Amazônia. Não podemos nos abater, precisamos ganhar essa batalha contra o desmatamento e perda de biodiversidade da nossa grande floresta.

    Estive no local desde os primeiros minutos, tirando que foi um milagre a aeronave cair onde ele caiu em um cubículo em que só ela cabia, ninguém fico gravemente ferido.

    Tivemos diversos contra tempos com a população, imprensa, com isolamento da área devido ao vazamento do combustível e o risco iminente de incêndio, mas no fim tudo deu certo.

    No mais só temos a agradecer as pessoas que fizeram parte do processo de resgate, contenção e isolamento do local.

    Realizei diversas missões nessa aeronave, estou com sentimento de uma grande perda, era uma pela aeronave em um estado excepcional, grande equipamento que contribuiu muito para preservar nossa Amazônia. Foram muitos e belos pousos em locais restritos.

    Descanse IBAMA 03, valeu pelos voos seguros e pelas emoções intensas!!

    Otávio
    Agente Ambiental Federal – ICMBio
    Itaituba – PA

  4. O MAIS IMPORTANTE É QUE A MÃO DE DEUS ESTEVE PRESENTE NO MOMENTO DO TOQUE, E AMORTECEU O POUSO.
    QUE TODA A AVIAÇÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA E DE DEFESA CIVIL TIRE LIÇÕES DESSE EPISÓDIO, PARA QUE NOSSA AVIAÇÃO CRESÇA MAIS E MAIS, SE PERPETUANDO NA HISTÓRIA DESSE ABENÇOADO PAÍS CHAMADO BRASIL.
    BONS VOOS E QUE NOSSO DEUS CONTINUE A ABENÇOAR-NOS.
    CAP PMPE ROMILDO – ASP92.

  5. A mão de Deus estava guiando aquela aeronave.

    Vida longa aos aeronavegantes!

    Parte do acidente foi filmada do aeroporto de Itaituba por um cinegrafista amador. o Vídeo foi até veiculado na imprensa, mas ainda não o achei. Se alguem souber o link do vídeo favor postar.

  6. Eu não entendo, segundo os instrutores, pane de rotor de cauda é “facilmente” reversível, mas na hora H, os pilotos parecem esquecer de tirar o torque do cíclico para o aparelho parar de girar.
    Claro que não sou um especialista, mas é triste ver cenas como estas.

Deixe uma resposta

- Saiba o que é trollagem: Cuidado com os TROLLS !

- Política de moderação: Política de moderação de comentários: sua consciência

Os comentários não representam a opinião do Piloto Policial. Os comentários são de responsabilidade dos respectivos autores.

Comentários

comentários