ICMBio lança edital para locação de aeronaves para combate a incêndios florestais

Anúncio

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente (MMA), lançou na última terça-feira (01/06) licitação, para registro de preços, na modalidade pregão, na forma eletrônica, para a contratação empresa especializada em locação de aviões a serem empregados no combate a incêndios florestais em unidades de conservação federais e seus entornos.

O edital prevê o registro de preço por hora de voo de três tipos de aviões a turbina, registrados na categoria SAE/Aeroagrícola, equipados com comporta especial para combate a incêndio florestais, com capacidade de 1.800, 2.100 e 2.500 litros de água ou produtos de combate a incêndios ou retardantes. O valor estimado da contratação está em torno de R$ 39 milhões.

As aeronaves serão distribuídos entre as bases de Cuiabá (MT), Brasília (DF), Santana do Riacho (MG) e Lençóis (BA) e poderão ser utilizados para reforçar o combate ao fogo em qualquer outra área do território nacional.

Confira o edital da licitação:

Edital ICMBio SRP Nº 16/2021 – Locação de aviões para combate a incêndio

Especificações Técnicas da Contratação 

ICMBio prepara apoio aéreo a brigadas de incêndio em parques nacionais
ICMBio prepara apoio aéreo a brigadas de incêndio em parques nacionais

Os aviões de combate a incêndio contribuem, em especial, com lançamentos de água, que podem combater os incêndios diretamente, ou apenas amenizar a intensidade do calor e a altura das chamas, a fim de retardar o avanço das linhas de fogo e permitir a ação dos combatentes em solo com mais efetividade.

A medida faz parte das ações para prevenção e combate a incêndios florestais que vêm sendo realizadas pelo ICMBio em vista da seca sazonal e está alinhada ao treinamento de brigadistas, queimas controladas, aquisição de viaturas, a contratação de mais de 130 brigadistas para a Brigada Pronto Emprego, formada para acionamento imediato para operar em todos os biomas do Brasil, além de mais de mil brigadistas para atuação local.

Deixe uma resposta

- Saiba o que é trollagem: Cuidado com os TROLLS !

- Política de moderação: Política de moderação de comentários: sua consciência

Os comentários não representam a opinião do Piloto Policial. Os comentários são de responsabilidade dos respectivos autores.

Comentários

comentários