IHSF: quase dois terços dos operadores de helicópteros implementaram as principais práticas de segurança

Anúncio

A International Helicopter Safety Foundation (IHSF) compilou dados de sua quinta pesquisa anual com operadores de helicópteros civis localizados em regiões-chave em todo o mundo, a fim de obter uma compreensão mais ampla de onde iniciativas cruciais de segurança estão sendo implementadas.

O IHSF recebeu mais de 1.900 respostas de 112 países diferentes à sua pesquisa . A participação na pesquisa aumentou 49% em comparação com um ano atrás.

As equipes do IHSF analisaram mais de 1.000 acidentes de helicóptero e concluíram um rol de oito áreas que oferecem as melhores oportunidades para evitar acidentes de helicóptero:

  • Programas estruturados para cumprir totalmente as práticas de manutenção recomendadas pelos fabricantes;
  • Um programa estruturado para treinamento inicial e recorrente;
  • A implementação de sistemas de gerenciamento de segurança (SMS);
  • A implementação do manual Health & Usage Monitoring Systems (HUMS);
  • Instalação de sistemas de prevenção de golpes de arame;
  • A implementação de programas de monitoramento de dados de voo (FDM);
  • A implementação de equipamentos de HUMS (Health & Usage Monitoring Systems);
  • Uso de sistemas de visão noturna quando necessário.

A pesquisa 2019-20 analisou onde essas práticas recomendadas foram seguidas, em quais segmentos específicos de operação e por regiões ao redor do mundo. O uso geral dessas oito “ferramentas” em 2019 foi de 65%. Este é um aumento de 62% em relação a 2018 e 59% em 2017. Além disso, os setores aeromédico, operação offshore e segurança pública implementaram as principais práticas de segurança recomendadas de maneira mais abrangente em comparação com outras áreas de operação. A implementação mais baixa ocorre nas operações de voo privados e imprensa.

A partir da pesquisa, desenvolveu-se a lista completa dos segmentos de operação de helicópteros, ordenados pelo nível de aderência  as melhores práticas de segurança recomendadas:

  1. Aeromédico
  2. Petróleo e Gás (Offshore)
  3. Segurança Pública
  4. Utilitários
  5. Combate a incêndios
  6. Carga externa
  7. Instrução / treinamento
  8. Táxi aéreo
  9. Observação aérea
  10. Aviação executiva
  11. Passeios aéreos / passeios turísticos
  12. Agrícola
  13. Imprensa TV / rádio
  14. Pessoal / privado
Imagem IHSF
Imagem IHSF

Nas principais regiões do mundo, a aplicação das melhores práticas de segurança está aumentando globalmente, mas o uso varia de país para país. De acordo com a pesquisa, aqui está uma análise destacando maior uso e menor uso das principais recomendações de segurança (veja a imagem abaixo):

O relatório detalhado da pesquisa da iniciativa de segurança do IHSF pode ser encontrado na página “Resultados da pesquisa” em seu site: http://ihsf.aero/index.php/survey-results/.

Imagem IHSF
Imagem IHSF

Deixe uma resposta

- Saiba o que é trollagem: Cuidado com os TROLLS !

- Política de moderação: Política de moderação de comentários: sua consciência

Os comentários não representam a opinião do Piloto Policial. Os comentários são de responsabilidade dos respectivos autores.

Comentários

comentários