Incêndio que começou há dois dias ainda continua na reserva do Quiriri/SC

Anúncio

Santa Catarina – Área queimada, que na quarta-feira equivalia a cem campos de futebol, dobrou.

Apesar dos esforços da polícia ambiental, de bombeiros e da equipe do Batalhão de Aviação da Polícia Militar, o incêndio que atinge uma área de proteção permanente no Quiriri, na divisa entre Joinville, Garuva e o Tijucas do Sul, no Paraná, continua a queimar a vegetação rasteira, ameaçando propriedades.

O fogo começou há dois dias, devido a um raio, que atingiu um morro de mais de 1.500 metros de altitude, e havia sido controlado no fim da tarde de quarta-feira. Mas, o tempo seco e o vento fizeram com o que o incêndio ganhasse proporções ainda maiores.

Foto: Rogerio da Silva. Tempo seco e o vento fizeram com o que o incêndio ganhasse proporções ainda maiores.

A área queimada, que na quarta-feira equivalia a cem campos de futebol, dobrou, e equipes da polícia ambiental, do Batalhão de Aviação e dos bombeiros continuam a trabalhar na região, para evitar que o fogo atinja sedes de fazendas e novas áreas de mata nativa.

Na tarde desta quinta, o helicóptero Águia da Polícia Militar voltou a ajudar no combate ao incêndio, utilizando um equipamento com capacidade para 436 litros para apagar o fogo. Durante duas horas, a aeronave fez 40 viagens entre o lago próximo ao local, utilizado para captação de água, e os focos de incêndio.

O helicóptero interrompeu as atividades no meio da tarde apenas para abastecer em Joinville, e retornou levando uma nova equipe de policiais ambientais e bombeiros para o local, que é de difícil acesso. E a brigada de incêndio pode ganhar reforços, segundo o capitão da companhia aérea, Alessandro José Machado.

— O comando do 62º Batalhão de Infantaria colocou tropas à disposição e, se for necessário, os soldados serão levados até o local em viaturas do próprio batalhão —, diz.

Resultado da operação do helicóptero: 3 Horas de voo, 40 lançamentos de Bambi Bucket® e 15 Pessoas, entre policiais e Bombeiros, transportados para o local do incêndio.

Fogo Controlado

Uma equipe do BAPM/SC sobrevoou a região do Quiriri pela manhã desta sexta-feira com o helicóptero Águia da PM. Segundo informações dos tripulantes, o fogo naquela região, que já consumiu 200 campos de futebol e começou há mais de dois dias, já foi controlado.

Existem ainda alguns pequenos focos de incêndio, mas não há mais riscos de se espalhar. Bombeiros militares e voluntários, além de policiais ambientais, permanecem no local para evitar que o fogo retome. A equipe que está no local deve permanecer por mais um tempo, já que o tempo permanece seco e abafado.

Clique e veja mais fotos da operação do Águia do BAPM/SC


Fonte: A Notícia e Diário Catarinense

Fotos: BAPM/SC (solo)

Fotos: Rogério da Silva – A Notícia (áereas)


3 COMENTÁRIOS

  1. Esta matéria mostra o excelente trabalho que é realizado a décadas por Policiais Militares capacitados e que desempenham um serviço de altíssima qualidade.
    Realizando o serviço de Policia e ainda assumindo a demanda reprimida do Bombeiro como podemos observar no combate a incêndio na Serra do Quiriri.

    Parabéns para o orgulho de Santa Catarina.
    Parabéns para a nossa Tropa de Elite.
    Abraço aos cavaleiros dos ares.

    Sandro Moreira / Blumenau SC

  2. Parabéns pela missão exitosa.

    Um excelente trabalho aos amigos do BAPM/PMSC.

    Um fraterno abraço,

    EDUPÉRCIO PRATTS – Maj BM
    Coordenador GOA/CBMSC
    Tel: 0xx48-88026890

    Ps: com muita satisfação e admiração deste sócio fundador GRAER/PMSC.

Deixe uma resposta

- Saiba o que é trollagem: Cuidado com os TROLLS !

- Política de moderação: Política de moderação de comentários: sua consciência

Os comentários não representam a opinião do Piloto Policial. Os comentários são de responsabilidade dos respectivos autores.

Comentários

comentários