Kopter espera causar grande impacto no setor aeromédico com seu helicóptero SH09

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O fabricante suíço Kopter pode não estar expondo na edição deste ano da Air Medical Transport Conference, de 4 a 6 de novembro em Atlanta, Geórgia, mas acredita que seu novo helicóptero SH09 tem o potencial de dar uma guinada no setor aeromédico (HEMS) nos EUA.

A Kopter vem construindo horas de voo com o terceiro protótipo de seu SH09 na Sicília, Itália. Fotos de Kopter
A Kopter vem construindo horas de voo com o terceiro protótipo de seu SH09 na Sicília, Itália. Fotos de Kopter

A empresa trabalha com um comitê consultivo de clientes focado no mercado HEMS dos EUA, com representantes de cerca de 10 operadores diferentes que voam em um total combinado de cerca de 40 aeronaves.

“Estamos trabalhando com eles, tentando entender suas expectativas, quais são suas necessidades e tentando canalizar todas essas informações para nossa equipe de engenharia tentar fazer o máximo possível para integrar essas necessidades na aeronave para certificação ”, disse Larry Roberts, vice-presidente de desenvolvimento de negócios nos EUA.

A Kopter divulga seu helicóptero o SH09 como tendo a cabine do tamanho de uma aeronave bimotora, mas com os custos de aquisição e operação de um helicóptero monomotor. E Roberts disse que o tamanho da cabine da aeronave é particularmente importante para o mercado de EMS.

“Temos um acesso desobstruído ao paciente devido à cabine grande, e isso é uma enorme facilidade para as tripulações de voo, porque o objetivo número um para eles é tratar o paciente, de modo que o acesso total ao paciente é muito importante”, disse ele.

Além disso, o rotor de cauda carenado oferece uma maior segurança para trabalhar em locais de pouso despreparados, e a facilidade de acesso proporcionada pelas grandes portas tipo concha na parte traseira da aeronave também são aspectos atraentes para os operadores aeromédicos.

“Juntando todas essas coisas, temos muitas pessoas que estão olhando para a aeronave e  estão muito interessadas”, disse ele. O próximo passo, disse ele, será dar às pessoas a oportunidade de pilotar a aeronave.

“Acho que quando isso começar a acontecer, você verá um grande interesse do mercado de EMS para o SH09”, disse Roberts. “E se você nos perguntar qual o futuro nos EUA nos próximos 10 anos, teremos um número de cerca de 200 aeronaves [SH09] [entregues ao setor aeromédico].”

No início deste ano, a Kopter assinou um memorando de entendimento (MOU) com a Metro Aviation, uma das maiores operadoras aeromédicas nos EUA, para cinco SH09s, e Roberts revelou que o fabricante também assinou um contrato com outra operadora de EMS para outras 15 aeronaves.

Até agora, o fabricante assinou MOUs para um total de 32 aeronaves SH09s para operadores americanos, com opções para outros 10.

Como parte do compromisso da empresa, em março deste ano, anunciou que basearia sua subsidiária nos EUA, a Kopter North America, em Lafayette, Louisiana. A fábrica de 84.000 pés quadrados, localizada no Aeroporto Regional de Lafayette, abrigará uma linha final de montagem e personalização para o SH09, além de ser a base de suporte ao cliente na região.

No entanto, a empresa ainda está a meses de iniciar as operações em Lafayette, provavelmente com início de atividades para o segundo semestre de 2020, e o primeiro SH09 totalmente montado nos EUA, programado para entrega em 2021.

 

Em termos de desenvolvimento geral do programa, a Kopter ainda busca a certificação da Agência Europeia para a Segurança da Aviação no final de 2020, com a aprovação da Federal Aviation Administration programada para ocorrer alguns meses depois, em 2021.

O terceiro protótipo SH09 (P3) começou a voar com um novo invólucro principal da caixa de transmissão em setembro, o que permitiu o seu funcionamento de maneira mais suave. “Ao modificar a caixa de câmbio, levamos algum tempo, mas agora temos uma caixa de velocidades que planejamos oferecer ao mercado com um tempo de revisão de 5.400 horas”, disse Roberts.

Com o novo invólucro da caixa de câmbio no lugar, o fabricante agora pode estender ainda mais o envelope de voo do tipo. “Estamos testando algumas modificações aerodinâmicas diferentes que estão se mostrando bastante eficientes”, disse Roberts.

A aeronave já atingiu 11.000 pés e 135 nós e continuará com intensos testes de voo durante o inverno na Sicília.

A Kopter em breve finalizará o projeto da aeronave pré-serial (PS4), com a aeronave preparada para ingressar no programa de testes de voo para voos de certificação em meados de 2020.

“Acho que o importante para nossos clientes saber é que há um progresso genuíno na aeronave”, disse Roberts. “Há coisas que você precisa fazer e refazer no processo de desenvolvimento e certificação, mas estamos obtendo avanços bastante significativos em um ambiente que realmente nos leva à beira da certificação. Há coisas boas acontecendo e estamos muito confiantes de que quando a aeronave for certificada, ela terá um alto nível de maturidade para atender ao mercado. ”

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