Médicos e enfermeiros realizam curso para atuar no Serviço Aeromédico

Anúncio

Alagoas – Cerca de 30 médicos e enfermeiros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realizaram curso para atuação e aperfeiçoamento no Serviço Aeromédico. A meta foi atualizar os procedimentos que são colocados em prática todos os dias pelos profissionais na hora de fazer o atendimento.

“Temos certeza de que nossos profissionais fazem o melhor para salvar vidas. O treinamento é fundamental não só para a segurança da tripulação, mas, também, para dezenas de pacientes que atendemos todos os meses”, destacou o supervisor do Atendimento Móvel de Urgência  do Samu Maceió, Lucas Casado.

006e7f9adc9f46695d05bd0c21dcd0df_XL

Por questões de segurança operacional, todos os profissionais que desempenham ou desejam desempenhar atendimento em aeronaves devem ser submetidos ao treinamento. “Estamos cumprindo a legislação, mas não é somente isso, estamos tornando mais seguro e com maior qualidade os serviços prestados à população”, comentou o coronel André Alessandro Madeiro de Oliveira, chefe Especial Aéreo de Segurança Pública.

Dentre os assuntos abordados, discutiu-se segurança operacional do voo, de acordo com o que determina o Serviço de Aviação Civil, conceitos básicos de gerenciamento de risco, Nível Aceitável de Segurança Operacional (Naso), focos de procedimentos para identificação de perigos, além de um estudo de caso.

1005-CURSO-AEROMEDICO

No curso foi discutida também fraseologia aérea (comunicação específica), os cuidados no embarque e desembarque, situações de emergência, a implantação do Serviço Aeromédico em Alagoas, legislação, a aeronave (Falcão 04) e suas limitações e segurança de voo.

De acordo com a coordenadora de Enfermagem do Samu, Patrícia Castro Lima da Cunha, o curso teve um diferencial que é a inclusão da fisiologia de voo, além de como os profissionais devem se comportar num atendimento com a aeronave. “Pela qualidade técnica dos profissionais envolvidos, o curso foi de grande utilidade para que possamos fazer um atendimento eficaz e eficiente à população”, destacou.

Foram instrutores do curso o médico Kleber Santana, capitão BM Emilio e capitão PM Victor, capitão PM Patrick, subtenente BM Rosael, sargento BM Thiago e sargento Souza Neto. Pedro Calheiros, do gabinete do vice-governador, participou da capacitação como convidado

O curso foi realizado no hangar do Aeroporto Zumbi dos Palmares e teve uma carga horária de 30 horas com aulas teóricas e práticas (simulado de atendimento).

Agência Alagoas

Deixe uma resposta

- Saiba o que é trollagem: Cuidado com os TROLLS !

- Política de moderação: Política de moderação de comentários: sua consciência

Os comentários não representam a opinião do Piloto Policial. Os comentários são de responsabilidade dos respectivos autores.

Comentários

comentários