Santa Catarina – Durante o evento dos 190 anos, a PMSC oficializou a incorporação de dois drones Nauru 500C e um Shelter adquiridos mediante parceria com o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) via Fundo para Reconstituição de Bens Lesados (FRBL).

Os equipamentos são de alta tecnologia e irão elevar a capacidade de inteligência e ação policial no estado.

Dentre os diferenciais dos novos drones estão:
✔ Câmera eletro-óptica com zoom 30X;
✔ Sensor infravermelho termal para operações noturnas;
✔ Sistema de geolocalização por laser;
✔ Rastreamento automático de alvos;
✔ 4 horas de autonomia;
✔ Alcance de 60 km.

“A incorporação destes sistemas posiciona a PMSC como a primeira corporação policial militar do país a dispor desta tecnologia, reforçando seu compromisso com inovação e eficiência operacional”, destacou a gerente do projeto, Caroline Reis, durante a solenidade de entrega.

As aeronaves serão empregadas em:
🔹 Operações de inteligência e combate ao crime organizado;
🔹 Busca e salvamento em áreas de difícil acesso;
🔹 Fiscalização ambiental e monitoramento preventivo;
🔹 Apoio em grandes eventos, situações de emergência entre outros.

Capacidade operacional diferenciada

Certificados pela ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil para voos BVLOS (além da linha de visada), os equipamentos operam em altitudes superiores a 400 pés, garantindo cobertura ampla e discrição em operações diurnas e noturnas.

“Estes recursos representam um salto qualitativo em nossa capacidade de proteção à sociedade. Isso vai representar um avanço enorme para a instituição em razão da possibilidade maior de atuação desses equipamentos em ocorrências da área de policiamento ambiental, policiamento rodoviário, de salvamentos, de busca de criminosos com maior potencialidade, via aérea. É um equipamento pioneiro nas Polícias Militares do Brasil”, afirmou o Coronel Emerson Fernandes, Comandante-Geral da PMSC, durante a cerimônia que contou com as presenças do Governador Jorginho Mello e da Procuradora-Geral de Justiça, Vanessa Wendhausen Cavallazzi.