Nacional 01 apoia operação na região serrana do Rio de Janeiro (confira as fotos)

Anúncio

O Nacional 01 da Força Nacional de Segurança Pública, tripulado pelo Ten Cel Rammon Dias, Cap Jomires, Sd Honey e Sd Seixas decolou de Brasília, Distrito Federal, dia 13 de Janeiro com destino ao Rio de Janeiro para integrar as equipes que prestam apoio humanitário aos moradores da região serrana do Rio de Janeiro.

O Nacional 01 está operando da cidade de Teresópolis desde o dia 14, onde estão também o Águia 07 e 10 do GRPAe da PMESP, o EC145 do GTA do Maranhão, o Falcão 03 do GRAer do Paraná e o helicóptero Bell Long Ranger do IBAMA.

Força Nacional de Segurança Pública
AS350B2, Nacional 01, da Força Nacional de Segurança Pública (arquivo)

São realizadas várias missões durante o dia e cada aeronave voa, em média, seis horas por dia, trasportando bombeiros aos locais destruídos, alimentos, vítimas desabrigadas, principalmente idosos, gestantes e crianças. O Nacional 01 já efetuou a retirada de dezenas de vítimas e alguns cadáveres.

As vítimas são transportadas ao 16º GBM de Teresópolis, onde foi montada estrutura de atendimento médico e de triagem.

No dia 17 de janeiro o Nacional 01 e o helicóptero do IBAMA realizaram o resgate de duas vítimas de acidente de trânsito na RJ-130, km 20. As vítimas foram levadas ao 16º GBM onde receberam atendimento da equipe médica de plantão.

Nacional 01 pousando no Centro de Controle da Força Nacional de Segurança. Foto: Hélio Motta - IG Último Segundo.

O Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e a Secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Maria Filomena de Luca Miki, estiveram no Rio de Janeiro nesta terça-feira, 18 de Janeiro, e sobrevoaram os locais atingidos. A Secretária realizou os sobrevoos a bordo do Nacional 01.

A presença dessas autoridades é importante na medida em que podem avaliar a situação e mobilizar os meios necessários para que as pessoas sejam atendidas, além do planejamento para reconstrução da região.

A mobilização de aeronaves ocorreu sob a coordenação do CONAV e da SENASP, mostrando hoje o poder de mobilização de aeronaves para qualquer grande evento pelo Brasil afora, fato inédito feito pelo Governo federal.

Hoje as aeronaves mobilizadas ficam sob o controle operacional e logístico da Assessoria Especial de Aviação Policial, Grupamento Aéreo da Força Nacional, para a melhor utilização das aeronaves mobilizadas no teatro de operações. Existem ainda cerca de 05 aeronaves em condições de deslocamento assim que forem acionadas pelo CONAV.

Confira as fotos da operação integrada:


Fonte: SENASP/AEAP.


4 COMENTÁRIOS

  1. Bastante interessante o pessoal carregando donativos nos helis. Nesse momento vemos mesmo a qualidade desses aviadores. Como o passeio do CG do helicóptero é mt curto, certamente alguém deve estar realizando o trabalho de despachante para a efetuar o balanceamento dessas aeronaves e, mais certo ainda de que devam ser os Cmtes e/ou copilotos. Parabéns à todos.

  2. Boa noite Srs (as)componentes da aviação de segurança pública e defesa civil. Os integrantes do BOA/CBMSC desejam sucesso na missão a todos os integrantes dos Grupamentos que obtiveram recursos e autorização para o deslocamento e apoio aos companheiros Cariocas. Solidários na missão. Forte abraço e muito sucesso a todos. A população precisa. EDUPÉRCIO PRATTS – Ten Cel BM Cmt BOA/CBMSC.

  3. Agradeço a todos os aviadores de Seguranca Publica e Defesa Civil do Brasil que, se ja nao estão diretamente apoiando a FORCA NACIONAL no Rio de Janeiro, estão em stand by, prontos para entram em ação a qualquer momento!

    Demonstramos, dessa forma, grande CAPACIDADE DE MOBILIZAÇÃO e, acima de tudo, UNIÃO e SOLIDARIEDADE!

    Parabéns as equipes em Operacao no RJ!!

    Permanecemos aqui em Brasilia, no Centro de Comando e Controle da Operacao Redentor II, proporcionando a melhor Logistica para que os aviadores preocupem-se tão somente com a Operacao!

    Grande abraço a todos e bons Voos!

    Cmte Rodrigo Duton – MAJ PMERJ / FN
    AEAP/DFNSP/SENASP/MJ

  4. Aos incansáveis colegas da AvSegP e da Aviação das Forças Armadas que diuturnamente estão presentes nesta grande mobilização nacional para apoio e auxílio às vítimas desta catástrofe, muita sorte, força e desprendimento de espírito que certamente já estão incorporados em cada servidor que atua nesta empreitada.
    Sucesso a todos os envolvidos, força terrestre e tripulações, e que Deus os acompanhe diariamente.
    TC PMDF Ricardo Yamasaki
    DETA-Casa Militar GDF

Deixe uma resposta

- Saiba o que é trollagem: Cuidado com os TROLLS !

- Política de moderação: Política de moderação de comentários: sua consciência

Os comentários não representam a opinião do Piloto Policial. Os comentários são de responsabilidade dos respectivos autores.

Comentários

comentários