Cruzes Paulistas (2022): 90 Anos da Epopeia de 32

Anúncio
Portal Paulistas de Itapetininga
Colaborador Emérito da Sociedade Veteranos de 32-MMDC

O feriado estadual de 9 de julho que todo ano é celebrado em São Paulo remonta o início da Revolução Constitucionalista que deflagrada foi neste dia em 1932.

Considerada a data cívica de maior importância no Estado, a Revolução de 32 é também tida pelos paulistas como o maior movimento cívico de sua história, porquanto com o concurso das armas se buscou por meio desse movimento a constitucionalização do país que em regime ditatorial se encontrava naqueles idos.

Com efeito, foi um total de 87 dias de combates, de 9 de julho a 4 de outubro de 1932, com um saldo oficial de 934 mortos, embora estimativas, não oficiais, majorem este número para mais de 2000, sendo que numerosas cidades do interior do estado de São Paulo sofreram danos devido aos combates.

capa_menorO livro Cruzes Paulistas

Os que tombaram pela glória de servir São Paulo, publicado em 1936, retrata o que significou o sacrifício da própria vida que 635 paulistas de nascimento e de coração fizeram durante o movimento constitucionalista, o que levou a historiografia brasileira a considerar esta obra como sendo a “bíblia da Revolução de 1932”.

A par das homenagens aos mortos no conflito, sua publicação em 1936 buscou também angariar fundos para a construção do Monumento e Mausoléu ao Soldado Constitucionalista de 32, o Obelisco do Parque do Ibirapuera, em São Paulo.

Em 2022, ano rememorativo dos 90 anos da Epopeia de 1932 e do Bicentenário da Independência do Brasil, uma nova edição de Cruzes Paulistas veio a lume, esta 100% no formato digital (PDF), de livre acesso e disponibilizada tanto em portal alusivo próprio, o Portal Para Sempre Cruzes Paulistas , quanto pela leitura de QR Code (vide imagem na ficha técnica a seguir) por dispositivo móvel.

SELO90ANOSA iniciativa da publicação digital de Cruzes Paulistas foi do Prof. Dr. Jefferson Biajone, presidente do Portal Paulistas de Itapetininga  e da Comissão Editorial da edição de 2022, que por ocasião da celebração dos 85 anos da Revolução de 1932 em 2017, havia trazido a primeira reedição da obra  em 1000 exemplares impressos pela Gráfica Regional de Itapetininga.

Além da revisão, atualização e ampliação realizadas em Cruzes Paulistas (2022), onze novos prefácios foram incorporados à obra, abrilhantada em seu conteúdo pelas contribuições dos senhores Cel PM Ronaldo Miguel Vieira, Cel PM Fernando Alencar Medeiros, Coronel Marco Elias Dangui Pinheiro, Cel PM Josué Álvares Pintor, Maj PM Alex Mena Barreto, Cel PM Antônio Valdir Gonçalves Filho, 1º Sgt PM Ana Paula dos Santos, Dr. Carlos Alberto Maciel Romagnoli, Sr. Edson Santana do Carmo, Prof. Dr. João Paulo Rodrigues e Sra. Margaret Grazioli Lopes Peretti e .

O lançamento oficial de Cruzes Paulistas (2022) ocorreu na tarde do dia 5 de Julho de 2022, no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, onde o Sr. Comandante-Geral Coronel PM Ronaldo Miguel Vieira, acompanhado do Sr. Chefe de Gabinete do Comandante-Geral Cel PM Leandro Gomes Santana, receberam do Prof. Dr. Jefferson Biajone exemplares impressos da edição de 2017 contendo QR Code de acesso à edição digital de 2022.

qcg1

Prestigiaram a solenidade o Cel PM Mário Fonseca Ventura, presidente emérito da Sociedade Veteranos de 32-MMDC, o Cel PM Benedito Tadeu Galende, secretário de Segurança Pública do município de Itapetininga e o Dr. Carlos Romagnoli, presidente da Sociedade Veteranos de 32-MMDC.

Durante o lançamento da obra, exemplares do Diploma de Honra ao Mérito Para Sempre Cruzes Paulistas foram concedidos aos prefaciadores citados e às entidades Polícia Militar do Estado de São Paulo, Corpo de Bombeiros Militares do Estado de São Paulo, Comando de Aviação João Negrão, Sociedade Veteranos de 32-MMDC e, também ao Comando Militar do Sudeste, em mãos pelo Coronel Rodolfo Guerra da Assessoria de Relações Institucionais, em visita ocorrida na manhã deste mesmo dia àquele Comando de Área do Exército Brasileiro.

O Diploma de Honra ao Mérito Para Sempre Cruzes Paulistas possui dois QR Codes impressos: um cuja leitura dá acesso ao PDF de Cruzes Paulistas (2022) e outro que dá acesso a áudio da declamação do Poema Oração ante a Ùltima Trincheira, de autoria do poeta Guilherme de Almeida, na voz do Historiador Eric Lucian Apolinário.

Cruzes Paulistas vem a lume digitalmente em 2022, reiterando o mesmo propósito de sua publicação impressa em 2017, qual seja, a de promover a continuidade e perenização de sua mensagem de civismo, idealismo, sacrifício e patriotismo na luta pela Constituição, pela Liberdade e pela Democracia para as gerações presentes e futuras do século XXI.

Ficha Técnica de Cruzes Paulistas – Edição 1936
Cruzes Paulistas: os que tombaram, em 1932, pela Glória de servir São Paulo

Organizadores
Doutor Benedicto Montenegro
Alberto Aguiar Wessohn

Redatores
Alcindo Guanabara de Arruda e Miranda
Horácio de Andrade

Dados compilados por
Oswaldo Bretas Soares

Ficha Técnica de Cruzes Paulistas – Edição 2022
Cruzes Paulistas: os que tombaram, em 1932, pela Glória de servir São Paulo

Edição Digital Rememorativa dos 90 anos da Epopeia de 32 no
Bicentenário da Independência do Brasil
ISBN: 978-85-65703-49-9

 

Organizadores
Prof. Dr. Jefferson Biajone
Cel PM Josué Álvares Pintor
Prof. Dr. João Paulo Rodrigues
Benedito Montenegro Neto
Helio Rubens de Arruda e Miranda
Oswaldo Bretas Soares Filho

Redatores
Airesphy Pantojo Viotto
Aydil Marques de Souza
Cintia Akiko Tsunemoto
Oritia Abreu Serafim
Renan Arantes Ferreira da Silva

Dados compilados por
Cintia Akiko Tsunemoto
Fabio Henrique Silveira
Marcos Felipe de Souza Bonini
Thais de Souza Lopes

Deixe uma resposta

- Saiba o que é trollagem: Cuidado com os TROLLS !

- Política de moderação: Política de moderação de comentários: sua consciência

Os comentários não representam a opinião do Piloto Policial. Os comentários são de responsabilidade dos respectivos autores.

Comentários

comentários