NTSB emite relatório final sobre acidente de operador aeromédico americano

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O relatório do Conselho Nacional de Segurança nos Transportes americano (NTSB) considerou como causa provável do acidente a perturbação na atitude em voo, resultando em excesso de velocidade do sistema do rotor, redução da potência do motor e um pouso forçado.

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Em 22 de janeiro de 2022, uma ambulância aérea Airbus EC135 P2+, N531LN (LifeNet 81), da Air Methods Corporation, caiu em Drexel Hill, Pensilvânia. Como resultado do acidente, o piloto ficou gravemente ferido; os dois profissionais médicos e o paciente (uma criança com menos de cinco anos) a bordo escaparam dos ferimentos. O Conselho Nacional de Segurança nos Transportes dos EUA (NTSB) publicou agora sua análise e Relatório Final sobre o acidente.

Acesse aqui o Relatório Final do NTSB do acidente com o helicóptero N531LN

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O relatório afirma: “Os dados da trajetória de voo do helicóptero aeromédico indicam que, durante o voo de cruzeiro a uma altitude de cerca de 1.500 pés do nível médio do mar (msl), o helicóptero partiu do voo de cruzeiro normal com um aumento abrupto de altitude, seguido por um mergulho.

Os dados recuperados de diversas fontes a bordo do helicóptero não continham informações sobre se o helicóptero rolou invertido durante esta variação em altitude, conforme relatado pelos tripulantes. O vídeo de vigilância mostrou o helicóptero em uma descida em espiral quase vertical, com o nariz para baixo. O piloto interrompeu a rotação e recuperou o helicóptero do mergulho, mas não conseguiu impedir a queda devido à potência insuficiente do motor, resultando em um pouso forçado em uma rua da cidade e danos substanciais ao helicóptero. O exame do helicóptero não revelou nenhuma evidência de mau funcionamento que resultasse em uma partida abrupta do voo de cruzeiro.”

Mau funcionamento do atuador SAS causa “improvável”

Conforme o relatório do NTSB, devido à autoridade de controle limitada dos atuadores do sistema de aumento de estabilidade (SAS), é “improvável que um mau funcionamento de um atuador SAS resultasse em uma perturbação durante o voo antes que o piloto pudesse reagir ao mau funcionamento”. “Além disso”, continua o NTSB, “um mau funcionamento de um atuador de compensação não resultaria em perturbação durante o voo, pois o piloto notaria um desvio de atitude antes que o atuador de compensação, cuja taxa de movimento é limitada pelo projeto, fosse capaz de mover o helicóptero em uma atitude incomum.”

Felizmente, ambos os motores Pratt & Whitney 206B2 fizeram o que foram projetados para fazer. “Os dados indicaram que um excesso de velocidade do sistema do rotor principal, que provavelmente ocorreu durante a manobra de mergulho, resultou no excesso de velocidade de ambas as turbinas do motor devido à redução repentina na carga do rotor principal. Como resultado do excesso de velocidade da turbina de potência, ambos os sistemas de controle do motor, independentes um do outro, funcionaram conforme projetado e reverteram para o modo manual enquanto mantinham uma vazão mínima de combustível. Ambos os motores continuaram a funcionar com baixa potência sem controle automático, resultando em potência insuficiente para continuar o voo normal, já que as manoplas do motor permaneceram na posição normal de voo durante o voo.”

Em entrevista à operadora em setembro de 2023, o piloto afirmou: “Não me lembro do incidente inicial. Lembro-me de estar nos controles e lutar contra a aeronave em um mergulho… Percebi que o coletivo estava totalmente levantado quando a aeronave finalmente nivelou, mas a aeronave ainda estava descendo.” O piloto descreveu a avaliação e rejeição de vários locais de pouso forçado antes de selecionar o ponto de pouso. Ele disse: “Como achei que não tinha mais nenhum coletivo, apontei em direção à área de pouso e puxei o cíclico para trás durante o pouso. Tudo isso aconteceu em 15 segundos ou menos.”

Causa provável e descobertas

O NTSB determinou que a(s) causa(s) provável(s) do acidente foi uma mudança de atitude em voo por razões indeterminadas que resultou em excesso de velocidade do sistema do rotor, redução de potência de ambos os motores e subsequente pouso forçado.

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