No dia 14 de agosto de 2010 a tripulação da Aeronave ÁGUIA 01 do GRAer da Polícia Militar do Amazonas decolou com destino a cidade de Apuí/AM, distante cerca de 246 NM de Manaus, sul do Estado, para participar da Operação Mosaico do Apuí. Uma operação de caráter policial e ambiental conjunta, com o objetivo de fiscalizar áreas de reservas preservadas, supervisão de áreas ilegais de garimpo e identificação de pistas de pouso clandestinas.
A operação contou com a participação dos seguintes órgãos: Polícia Federal (PF), CEUC – Centro Estadual de Unidades de Conservação, Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb/PMAM) e Grupamento de Radiopatrulhamento Aéreo (GRAer/PMAM). O Mosaico, uma composição de várias unidades de conservação contíguas, situa-se na fronteira sul do estado e dista aproximadamente 54NM da cidade de Apuí.
Entre os dias 14 e 17 de agosto, o ÁGUIA 01 voou 16.5 horas tendo atuado e identificado uma pista de pouso de aproximadamente 500 metros de comprimento, às margens do rio Mucura. A pista foi fotografada e analisada por uma equipe da Polícia Federal com o objetivo de efetuar os procedimentos legais necessários a sua destruição.
O garimpo ilegal instalado nas proximidades do referido rio também foi sobrevoado e fotografado para fins periciais, sendo que a aeronave pousou na clareira aberta pelos infratores com objetivo de identificar e comprovar o cometimento das infrações e ainda extrair a equipe de policiais do BPAmb.
Os policiais levaram cerca de 4 dias para cobrir um trajeto entre selva e rio partindo de Apuí, trajeto este que o Águia levou 40 minutos para fazer, demonstrando claramente a vantagem do vetor aéreo como ferramenta essencial para a manutenção da lei e da ordem no estado do Amazonas.
O sucesso da missão se deu pela desativação do garimpo, e pela demonstração da presença do estado mesmo nos pontos mais longínquos do maior estado do país.
Compuseram a tripulação do Águia 01 na missão a seguinte equipe: Cmt da Aeronave – MAJ CBMDF Portela (FNSP), Copiloto – MAJ CBMAM Tupinambá, Tripulantes Operacionais – SD PMDF Carla Junker (FNSP), SD PMAM Gonçalo Boto, SD PMAM R. Rego; Mecânico – SGT PMMS Anderson (FNSP).
Confira as fotos da operação
Fonte : GRAer/AM
Ola:
Boa reportagem, apenas queria fazer uma observação.. o IPAAM nao fazia parte da operação, mas sim a equipe do CEUC – Centro Estadual de Unidades de Conservação.
Obrigado
Nota: Matéria corrigida. Obrigado
Nas fotos onde mostra a equipe de agua passando os obstaculos não é o rio Mucura, mas sim o proprio Rio Sucunduri.
Nota: Matéria corrigida. Obrigado
Parabéns à toda a equipe da Graer-PMAM, em especial ao grupo da Assessoria Especial de Aviação Policial da Força Nacional, que estão fazendo voar a Segurança Pública do estado do Amazonas e justificando a aquisição de 03 aeronaves.
Um abraço a todos
Maj Gonçalves
Parabéns a todos da minha equipe, que com muita garra e perseverança desbravou os 350 km do Rio Sucunduri para cumprir o objetivo dentro do prazo estipulado ao GPM do Btl P Amb (4 dias), agradeço a Deus por não ter havido nenhum acidente, encontramos pelo caminho todos os animais mais perigosos da selva além do risco normal de uma missão real, e ainda as adversidades do terreno(as fotos dizem tudo), nos meus 5 anos de Exército nem de perto passei por uma experiência como esta, entramos para a história do Batalhão com esta operação!
NÃO HÁ MAIS LIMITES PARA O BATALHÃO AMBIENTAL, E EM CONJUNTO COM O GRAER OS CRIMINOSOS QUE SE PREPAREM!
ASP OF PM BRUNO
Cmt GPM de Selva/Btl P Amb
Agradeço a todos de coraçao pelo empenho em realizar essa dificil missão que com certeza é um marco para as operações do GRAer e BPA nas Unidades de Conservação do estado do Amazonas no combate e prevenção de crimes ambientais. Agradeço em especial a equipe do BPA sobre o comando do Asp. Bruno que atingiu o objetivo com tempo limitado enfrentando os obstaculos. Fazer uma operação dessas nesta epoca no Mosaico do Apui não é pra qualquer um, no entanto o BPA foi ate o final sem esbravejar. Parabens a todos e os aguardo para novas missões no MOSAICO DO APUI.
Abraços
Aos amigos da PMAM minha continência e meus PARABÉNS pela operação!Essa e muitas ainda estão por vir!PARABÉNS!
PROFISSIONALISMO!!!
Essa é a palavra para o sucesso do GRAER.
Continuem neste caminho companheiros!!!!
PS: Nunca deixem de voar o ÁGUIA 03!!!!!
CAP PM LEAL
Continuem trilhando o caminho do profissionalismo que o resultado será sempre o sucesso…
Exemplo de integração e dedicação.
Parabéns aos Rústicos Guerreiros!
Tive o privilegio de participar desta missão, uma das mais dificies tanto pelos obstáculos naturais como físicos, mas o exito foi alcançado com a ajuda e cooperação de todos, que venham outras missões que os policiais ambientais estão prontos para atender. DEUS, PATRIA, NATUREZA, AMAZONAS.
Ficamos todos torcendo pelo sucesso da missão.
Parabéns a todos estiveram presente. Na próxima estarei lá.
Valeu Bruno!