TC QOPM MÁRCIO LUIZ RAMOS PEREIRA
TC QOPM JOSILEI ALBINO GONÇALVES DE FREITAS
Trabalho Técnico-Científico/ Profissional apresentado como requisito de conclusão do Curso de Altos Estudos da Polícia Militar do Distrito Federal – ano 2011. Orientador: TC QOPM Wanderley F. Nunes
RESUMO
Este trabalho se propõe a analisar as condições operacionais em que se processam as operações aéreas a baixa altura com carga externa viva, especificamente Rappel e Mc Guire.
Por intermédio de pesquisas pormenorizadas das condições de operações do BAvOp nas aludidas manobras pretende-se apresentar as possibilidades de mitigação dos riscos de acidente inerentes à atividade aeronáutica e o incremento qualitativo da segurança de voo.
A máquina O HB 350/AS 50 Esquilo, equipamento de concepção francesa montado no Brasil e predominante no segmento da aviação de segurança pública, é a plataforma na qual se processa a atividade alvo da pesquisa e apresenta possibilidades de adaptação, revitalização e incorporação de recursos tecnológicos, que potencializam o emprego de helicópteros em missões policiais e de defesa social, não restrito aquele modelo, tais recursos são aplicáveis também as demais aeronaves.
O ambiente em que se processa a atividade também é abordado e investigado com foco nas regras formais e informais que preparam e normatizam as manobras visando compreender o grau de percepção de segurança de voo que permeia o serviço aéreo da PMDF. Por fim o elemento humano é avaliado como conjunto em suas características fisiológicas, seu arcabouço de conhecimentos técnicos e necessidades.
Destarte os pesquisadores buscaram de maneira circunspecta, abranger o trinômio da filosofia SIPAER de segurança de voo: o Meio- o Homem- a Máquina, na já arriscada atividade a policial com o incremento da operação aérea com carga externa viva a baixa altura; este tipo de operação já causou acidentes no Distrito Federal ceifando vidas de agentes de segurança pública especializados em atividades aéreas.
Palavras-chave: carga externa; Rappel; Mc Guire; aviação de segurança pública, SIPAER.
Para ler a monografia clique aqui.
Mais uma excelente iniciativa de aviadores que buscam contribuir para o crescimento e o profissionalismo da atividade aérea de segurança pública no Brasil.
Parabéns ao amigo e novo Comandante do BAVOP/PMDF, TC JOSILEI GONÇALVES!
Sua monografia já faz parte da biblioteca do GAM/PMERJ e certamente será muito útil para todos que se interessam por estudar as peculiaridades da nossa atividade.
Forte abraço,
Cmte Rodrigo Duton – MAJ PMERJ
Grupamento Aéreo e Marítimo – GAM
Grande Comando.
Felicitações pela excelente monografia.
Gostaria também de agradecer o apoio dado à minha pessoa durante vossa jornada de fazer uma aviação de excelência.
Que Deus em o nome do Senhor Jesus lhe proteja e lhe guarde.
Respeitosamente.
ST Henrique. Sempre em QAP – QRV
Muito bom e mostra justamente aquilo comentado por mim na materia neste mesmo sito sobre o dispositivo de segurança para os tripulantes operacionais que usam o gancho e a barca da acft em situações adversas em missões especiais chamado de GOD-HAND………….fico feliz por pessoas se preocuparem com o voo de segurança publica mostrando a realidade hoje das nossas atuações com as ferramentas operacionais e ACFTs que temos em mãos, embora eu não o conheça pessoalmente, mas já o admiro, parabens.
PARABÉNS PELO EXCELENTE TRABALHO DESENVOLVIDO E CULMINOU NESTA BRILHANTE MATÉRIA.
CERTAMENTE ACRESCENTA DE VERDADE ALGO A MAIS EM MATÉRIA DE PREOCUPAÇÃO COM OS PROCEDIMENTOS DESENVOLVIDOS E O HOMEM SOB UM HELICÓPTERO.
COMO BEM DITO FOI NA MATÉRIA ( já causou mortes )!
E AINDA CONTINUAM APENAS TRABALHANDO DESSA MESMA MANEIRA EM PRATICAMENTE 99,9% DA AVIAÇÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA NO BRASIL.
TALVEZ SEJA A HORA DE INSERIR DISCUSSÕES, IMPLEMENTAR E DISSEMINAR O USO DO GUINCHO ELÉTRICO NA GRANDE MAIORIA DAS NOSSAS MISSÕES; CLARO QUE NÃO APOSENTANDO OUTRAS; MAS PASSANDO A REALIZAR AQUILO QUE O MUNDO TODO UTILIZA; INDEPENDENTE DE SER AERONAVE MÉDIA OU GRANDE.
ISSO SIM É SEGURANÇA DE VERDADE E NÃO PESSOAS QUE FICAM “CRIANDO” IMPROVISOS TUPINIQUINS ALMEJANDO MELHORAR OU MINIMIZAR RISCOS COM CARGA EXTERNA, E AINDA MAIS “HUMILDEMENTE” FAZENDO PROPAGANDA PRÓPRIA COMO SE AQUILO FOSSE “A SOLUÇÃO”.
PERDER VIDAS EM NOSSAS OPERAÇÕES MUITAS VEZES ACONTECERAM POR FALTA TALVEZ DE VONTADE REAL DE ACERTAR E MUDAR AQUILO QUE JÁ PASSOU DA HORA!!!
PARABÉNS, SAÚDE, FELICIDADES E SUCESSO, E QUE BONS VOOS SEMPRE SEJAM ALCANÇADOS.
[…] a fim de prevenir acidentes ocasionados por linhas de pipa com cerol, tais como:a) Em Operações com carga externa:1. Realizar minuciosa varredura visual na área onde será realizada a operação, identificando, […]