Pilotos policiais baianos treinam nos Estados Unidos

Anúncio

No período de 30 de julho a 05 de agosto de 2012, uma equipe de pilotos de avião composta pelo Maj PM Muniz, Cap PM Ednaldo e Cap PM Gouveia estiveram na cidade de Wichita, Kansas, nos Estados Unidos, para realização do treinamento
Ground School na aeronave C208B (Cessna Grand Caravan), bem como para o treinamento de voos no simulador da aeronave.

Os dois capitães pilotos, atualmente, são lotados no Grupamento Aéreo da PMBA (GRAER). Já o major, exsubcomandante do GRAER, hoje é o atual Diretor de Aviação d Casa Militar do Governador.

Após a entrega dos manuais, check lists e programação, os pilotos policiais baianos realizavam as atividades de treinamento das 09h00min às 22h30min, com intervalo de apenas 30 minutos para o almoço, que era feito na própria sala de aula, a fim de evitar eventuais desencontros.

Primeiramente treinavam a programação do sistema de aviônicos no quiosque G1000; na sequência assistiam aulas teóricas do Ground School e, finalizando o dia, voavam por duas horas no simulador da aeronave, executando todas as manobras previstas no manual da aeronave, bem como gerenciando todas as panes previsíveis.

“Foi sem dúvida, a melhor qualificação profissional, no campo da aviação, que tivemos. A Flight Safety é conhecida como a melhor escola de aviação do mundo. Foi fundada em 1951 e desde então vem construindo a sua reputação de melhor centro de formação e capacitação em aviação e não é pra menos, só nos dois prédios que frequentamos destinados ao treinamento de aeronaves da Cessna, existiam 16 simuladores, todos homologados pelo FAA (Agência de Aviação Civil Americana). O realismo é tamanho que as horas de voo realizadas por nós, contam como hora de voo real. Realizamos procedimentos de emergência que em um voo real não seriam permitidos a não ser em voos de ensaio, mas, que puderam ser feitos no ambiente artificial, reproduzindo ao máximo, a realidade. Vimos todas as situações previstas em manual, ditas como emergências e muitas outras não previstas, para todas elas treinamos os procedimentos de solução de pane, indo até o pouso forçado. Aprendemos com pilotos que voam o Grand Caravan, instrutores com grande experiência, exploramos parâmetros extremos de desempenho da aeronave e tudo com o máximo de segurança”, afirmou, entusiasmado, o Capitão PM Cristiano Silva Mendes Gouveia..

Destaque especial foi alcançado pelo Cap PM Ednaldo Siqueira Vieira, que recebeu da escola o Pro Card, título conferido aos alunos que, durante os voos no simulador, não variam a altitude em mais de 100 pés, a velocidade em mais de 5 nós e a inclinação da aeronave em mais de 5°, parâmetros esses que demonstram um maior controle da aeronave e uma pilotagem com o máximo de qualidade.

Um avião Grand Caravan foi adquirido recentemente pelo Estado da Bahia para ser operado pela PMBA/GRAER, onde será utilizado prioritariamente como transporte de tropa tática e UTI aérea. Esta ação de qualificação e treinamento se soma às demais preparações da PMBA com vistas à melhoria da segurança da população doravante e em especial durante os grandes eventos que se avizinham, a saber, a Copa das Confederações 2013 e a Copa do Mundo da FIFA 2014.

Fotos: Divulgação.

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta

- Saiba o que é trollagem: Cuidado com os TROLLS !

- Política de moderação: Política de moderação de comentários: sua consciência

Os comentários não representam a opinião do Piloto Policial. Os comentários são de responsabilidade dos respectivos autores.

Comentários

comentários