Com uma grande aglomeração de pessoas assistindo, o primeiro helicóptero dedicado ao Serviço de Polícia de Calgary (CPS) pousou.

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Lisa Stinson, cuja a morte do irmão, o policial Rick Sonnenberg, no exercício de suas funções, em outubro de 1993, foi um catalisador para o programa Helicopter Air Watch for Community Safety (HAWCS) [Helicóptero de Vigilância Aérea para a Segurança da Comunidade], entregou as chaves ao dirigente do CPS, Gerry Borbridge, e o helicóptero HAWCS viu o seu início oficial acontecer após essa tragédia devastadora e três anos de intenso trabalho.

No dia 18 de julho de 1995 — há 20 anos — o HAWCS estreou o seu voo operacional inaugural. “No fim, tudo valeu a pena”, disse Stinson. “Há um legado na cidade — e sabe-se lá quantas vidas o helicóptero já salvou”, disse ela. “Sinto-me orgulhosa pela conquista de todo mundo.”

Quando as chaves foram entregues, contou o então Sargento Kevin Brookwell,  que seu projeto havia se tornado realidade. Se você viu o filme Speed com Sandra Bullock e Keanu Reeves, você já viu o MD520N original — o serviço de polícia comprou exatamente esse helicóptero.

O helicóptero HAWCS original esteve em serviço por mais de uma década — dos meados dos anos 90 até aproximadamente 2007. Ele sobreviveu tempo suficiente para se juntar a um segundo helicóptero — um EC120.

Quando o helicóptero finalmente aposentou-se, ele foi vendido a um proprietário privado em Ontário e o dinheiro dessa venda possibilitou a compra de um segundo EC120 — ambos EC120 são os helicópteros que patrulham os céus de Calgary hoje em dia.

Brookwell disse que a comunidade fez o programa HAWCS acontecer, mas os esforços de Stinson, ele diz, “representaram um gesto incrível de uma pessoa muito forte.” Stinson diz que todos nós podemos fazer escolhas e ela fez as suas. “Podemos pegar a coisa devastadora que aconteceu e transformá-la em algo ruim. Ou podemos colocar o nosso foco na criação de algo positivo”, disse.

“Havia um veículo em alta velocidade mas, depois que o helicóptero HAWCS iluminou o veículo que ele acabara de parar e o cara ficou ali sentado a espera de ser detido — a situação de perigo foi imediatamente interrompida, só porque esse helicóptero estava lá.”

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FATOS E NÚMEROS

As Máquinas:

Tanto o HAWC1 como o HAWC2 são modelos EC120, fabricados pelo antiga Eurocopter Group (agora AirBus). Duas câmeras em alta definição para até 7 km durante o dia e possui infravermelho. Os pilotos também carregam óculos de visão noturna que podem detectar ponteiros laser lançados pelas câmeras.

O refletor Night Sun pode ser aplicado de forma tão ampla como no espaço de uma cidade ou de maneira tão limitada quanto num quintal. Um sistema de anúncio público (PA) para comunicar-se com os que estão em solo via auto-falante ou sirene.

Dois rádios conectados com a polícia da cidade, um conectado com a Polícia Montada do Canadá (RCMP) para chamadas fora da cidade. Rotores de cauda revestidos, design de admissão do motor e pás superiores curvadas deixam o helicóptero silencioso. A velocidade máxima é cerca de 130 nós (240.76 km/h)

A Tripulação:

– 1 Sargento (chefe da unidade)

– 1 Piloto-Chefe

– 4 Pilotos

– 4 Oficiais de Voo Tático

– 2 Engenheiros

Somente o Sargento e os Oficiais de Voo Tático são membros juramentados do Serviço de Polícia de Calgary — os pilotos e os engenheiros são membros civis.

O Programa:

Hoje, o programa HAWCS trabalha essencialmente 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano. HAWC1 e HAWC2 ficam no ar cerca de 3.000 horas operacionais todo ano.

Segundo o Serviço de Polícia de Calgary, isto significa que ficam mais horas do que muitos dos grandes suportes aéreos de polícia das cidades dos EUA foram feitos para servir.

O Serviço de Polícia de Calgary disse que esta também foi a primeira grande força da cidade canadense a oferecer suporte aéreo em tempo integral.

2015 (Até hoje):

– 2.200 chamadas para serviço;

– 270 detenções atribuídas ao programa HAWCS;

– 677 acusações resultantes;

– 64 veículos foragidos perseguidos;

2014:

– 4.200 chamadas para serviço;

– 441 detenções atribuídas ao programa HAWCS;

– 753 acusações resultantes;

– 51 veículos foragidos perseguidos;

2013:

– 4.550 chamadas para serviço;

– 365 detenções atribuídas ao programa HAWCS;

– 644 acusações resultantes;

– 59 veículos foragidos perseguidos;

2012:

– 4.683 chamadas para serviço;

– 374 detenções atribuídas ao programa HAWCS;

– 531 acusações resultantes;

– 42 veículos foragidos perseguidos;

2011:

– 4.887 chamadas para serviço;

– 340 detenções atribuídas ao programa HAWCS;

– 574 acusações resultantes;

– 40 veículos foragidos perseguidos;

2010:

– 3.780 chamadas para serviço;

– 388 detenções atribuídas ao programa HAWCS;

– 632 acusações resultantes;

– 28 veículos foragidos perseguidos.

Fonte: Cangary Sun/ Reportagem: Damien Wood