Resultados do Comando de Aviação da Polícia Militar (CAvPM) “João Negrão” no Prêmio Polícia Militar da Qualidade 2018

Anúncio

A Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP), criada em 15 de dezembro de 1831, sempre teve como característica marcante o pioneirismo. Assim, no ano de 1996, ela mais uma vez quebrou paradigmas ao adotar um novo posicionamento estratégico, entrando na corrida para se estabelecer como uma Organização que prima pela excelência em gestão.

aswas (4)

Buscando esse objetivo, ela se voltou totalmente para a busca da satisfação dos clientes-usuários dos seus serviços, razão da sua existência, e para a valorização dos seus clientes internos, considerando-os como seu maior patrimônio. Dentro dessa nova visão, o modelo adotado pela PMESP foi o Sistema de Gestão da Qualidade, escolhido como o mais adequado para sedimentar a nova filosofia gerencial em processos administrativos e operacionais excelentes.

Esse novo modelo está alinhado com as mais modernas práticas organizacionais, apoiando-se em princípios fundamentais como a melhoria contínua dos processos e o desenvolvimento profissional e humano, sempre objetivando a busca de resultados favoráveis à satisfação dos seus clientesusuários.

Essa tendência se fortaleceu no ano de 2001 quando a PMESP criou o “Prêmio Polícia Militar da Qualidade” (PPMQ) lançando, nesse momento, os “Critérios de Avaliação de Gestão”, que são hoje os referenciais para a busca do aperfeiçoamento diário de suas atividades. De fato, atualmente, critérios semelhantes são adotados no mundo todo como um guia para as organizações que buscam a Excelência em Gestão.

aswas (5)

Os Critérios de Avaliação de Gestão (Critérios de Excelência) adotados pela Polícia Militar têm como fonte os Critérios da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), que constituem um modelo sistêmico de gestão, adotado por inúmeras organizações públicas e privadas brasileiras. Trata-se, portanto, de um modelo fortemente consolidado no mercado, firmado sobre uma base de fundamentos essenciais para a obtenção da excelência do desempenho.

O Prêmio Polícia Militar da Qualidade (PPMQ) é uma forma de reconhecer o sucesso das Organizações Policiais Militares (OPM) na busca pela excelência em gestão, motivando gestores e colaboradores para a prática do aperfeiçoamento contínuo.

Neste ano com o 16º Ciclo do PPMQ, inscreveram-se 112 OPM – entre Grandes Comandos, Diretorias, Assessorias e Batalhões de policiamento de área e especializados da PMESP, incluindo o Comando de Aviação da Polícia Militar (CAvPM) – “João Negrão” (antigo GRPAe) e com a honrosa participação do 29º Batalhão de Polícia Militar do Estado de Minas Gerais.

aswas (6)

Tais Unidades candidatas descreveram suas práticas gerenciais e seus resultados organizacionais, com inscrição de 48 Unidades no Nível 1 (categoria 250 pontos) e 64 no Nível 2 – categoria 500 pontos.

Para cada Unidade inscrita foi constituída uma Banca Avaliadora para a análise dos processos e dos resultados. A premiação é decorrente da faixa de pontuação analisada pelas Bancas e ratificada pelo Subcomandante PM, que atua como Presidente do Comitê de Avaliação da Gestão.

Hoje o CAvPM -“João Negrão” é uma das maiores organizações policiais da América Latina em número de aeronaves. A fim de cumprir com suas atividades operacionais e administrativas e prestar às demais Organizações e à sociedade o serviço de caráter essencial de apoio policial e atendimento às emergências, o CAvPM – “João Negrão” realiza constantemente benchmarking com outras Unidades Aéreas Públicas tanto de Segurança Pública quanto de Defesa Civil, como foi o exemplo do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aérea do Estado Paraná (BPMOA), que se disponibilizou a fornecer alguns dos seus indicadores de resultado para que o CAvPM pudesse se autoavaliar – requisito constante para participar no PPMQ.

PARTICIPAÇÕES DO CAvPM – “JOÃO NEGRÃO” NO PPMQ
ANO DESEMPENHO
2003 Bronze
2005 Participação
2006 Bronze
2007 Bronze
2009 Prata
2010 Bronze
2017 Participação
2018 Placa de Reconhecimento
Tabela 1: Participações do CAvPM no PPMQ até 2018. 
Fonte: 6ª Seção do Estado Maior da Polícia Militar.

Entre os indicadores de resultado que subsidiaram o Plano Diretor do CAvPM – “João Negrão” estão:

  • Taxa de horas de voo em operações de policiamento de caráter preventivo.
  • Taxa parcial de horas de voo em operações de policiamento de caráter preventivo.
  • Taxa de disponibilidade de aeronaves nos postos de trabalho.
  • Índice de imageador aéreo por posto de trabalho operacional.
  • Índice de moving-map por aeronave operacional.
  • Índice de Vision 1000 por aeronave operacional.

Sem título

Tabela 2: Pontuação obtida no 16º PPMQ (2018).
Fonte: 6ª Seção do Estado Maior da Polícia Militar. 

Em tempo, torna-se oportuno agradecer ao BPMOA e todas as demais Unidades Aéreas Públicas que apoiaram o CAvPM – “João Negrão” a voltar a participar do Nível 2 do PPMQ, visando a busca constante pela melhoria de seus processos, otimizando a aplicação de recursos, além de potencializar a capacidade organizacional de prestação de serviços à PMESP e à sociedade, mesmo diante das inúmeros desafios e demandas.

aswas (7)

Enfim, o CAvPM – “João Negrão” desde já se coloca também à disposição para encaminhar, através do email [email protected], o Relato Organizacional (RO) com o Diagnóstico de Maturidade de Gestão (DMG), além do Plano Diretor do CAvPM – “João Negrão” àquelas UAP que queiram conhecer essa singela contribuição à aviação de segurança pública e de defesa civil no Brasil.

Fonte: PMESP / Fotos: 6ª EM/PM

Deixe uma resposta

- Saiba o que é trollagem: Cuidado com os TROLLS !

- Política de moderação: Política de moderação de comentários: sua consciência

Os comentários não representam a opinião do Piloto Policial. Os comentários são de responsabilidade dos respectivos autores.

Comentários

comentários