Últimas notícias do GRAer/AM

Anúncio

No dia 20 de maio de 2011 o Grupamento de Radiopatrulhamento Aéreo da PMAM (GRAer) apoiou o Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb) e servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) no monitoramento da área de proteção ambiental conhecida como Bacia do Tarumã.

A referida área vem sendo alvo de brigas entre os órgãos de defesa ambiental, que objetivam a preservação da área, e os grileiros e posseiros que tentam conseguir a posse da mesma.

A área da Bacia do Tarumã foi novamente invadida e degradada, para isso foi realizado um levantamento fotográfico georeferenciado, para instruir o devido processo de reintegração de posse e a futura retirada dos invasores.

Durante o serviço de colhimento de provas e fiscalização ambiental os invasores tentaram intimidar os servidores da SEMMA e entraram em confronto com os Policiais Militares Ambientais que solicitaram apoio de mais policiamento para o local.

Apoio a Defesa Civil no monitoramento da cheia dos rios da Amazônia

Foi realizado o traslado de servidores da Secretaria Estadual de Defesa Civil (SESDEC) ao município de Itacoatiara, 90 milhas náuticas de Manaus, a fim de se verificar in loco a situação do regime fluvial dos rios que banham a região.

Com as variações climáticas que vem ocorrendo nos dias atuais o regime fluvial dos rios amazônicos vem se alterando, no ano passado a cheia do Rio Negro superou a marca histórica de 1953, quando o rio atingiu a marca de 29 (vinte e nove) metros. Esse ano os estudiosos já avisaram que a cheia está muito veloz, as águas estão subindo muito rápido, a probabilidade de superar o recorde do ano passado é muito grande.

Traslado de criança picada por animal peçonhento

Esta semana o GRAer realizou o traslado de uma criança ribeirinha para Manaus. Pelo rádio, fomos informados que um ribeirinho que reside na Comunidade Sítio São José, à margem direita do Rio Negro, após a praia do Tupé e próximo do Lago do Tatu teria sido picado por um animal peçonhento desconhecido.

Monitoramento de área de invasão e degradação ambiental em apoio ao Policiamento Ambiental

Após procurarmos pontos de referência para localizar a citada comunidade e nos cercar de informações para chegarmos ao referido lugar, decolamos para o cumprimento da missão.

Ao chegarmos à comunidade ficamos sabendo que se tratava de um pequeno ribeirinho que apresentava um quadro de vômitos, febre alta, calafrios, náuseas e dores pelo corpo. Que possivelmente foi picado por algum animal e ficou doente.

Apesar do nervosismo dos pais e demais adultos da comunidade colhemos as informações necessárias e decidimos que o transporte deveria ser realizado. Durante o voo de volta fizemos contato com o SAMU e pedimos apoio já que o Hospital de Doenças Tropicais de Manaus não oferece uma área boa para pouso e decolagem, decidimos então pousar no campo da Vila Olímpica de Manaus por ser uma área livre e próxima ao referido hospital.

Na Vila Olímpica o garoto foi recebido pelos profissionais de saúde do SAMU e foi conduzido ao hospital. Recebemos a informação de que o menor se encontra bem.

Veja as fotos das operações:


Fonte: GRAer/AM


Deixe uma resposta

- Saiba o que é trollagem: Cuidado com os TROLLS !

- Política de moderação: Política de moderação de comentários: sua consciência

Os comentários não representam a opinião do Piloto Policial. Os comentários são de responsabilidade dos respectivos autores.

Comentários

comentários