Salvamento em encosta no Guarujá

A equipe do Águia 3 foi mobilizada para atender a uma vítima que se feriu durante uma trilha na Praia do Guaiúba, no Guarujá, no litoral paulista. O homem escorregou sobre as pedras e sofreu diversos cortes nos pés, pernas e um ferimento profundo na mão.

O Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) conseguiu alcançar a vítima por terra, realizar os primeiros socorros e estabilizá-la em uma prancha, mas a retirada foi inviável devido ao risco e à complexidade da trilha.

A equipe do Águia, então, realizou um sobrevoo inicial para avaliação da técnica mais adequada e, em seguida, efetuou o chamado desembarque em encosta. A aeronave pairou próxima ao solo para o desembarque do policial, que preparou a vítima para o embarque no helicóptero.

O piloto comandante da operação, tenente Filipe de Paula, disse que “a principal preocupação foi realizar o salvamento de forma rápida e eficiente, sem que nenhuma outra pessoa também se torne vítima, devido ao cenário perigoso da encosta”.

A vítima foi transportada até a Praça Horácio Lafer, onde foi recebida por uma equipe do SAMU. “A sensação é de gratidão e dever cumprido por poder ajudar”, completou.