Acidente com helicóptero EMS em Arkansas/EUA

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Três membros da tripulação morreram após o a queda de um helicóptero aeromédico nesta terça-feira (31/08/2010) perto da cidade de Scotland, em Arkansas/EUA. Não havia pacientes a bordo da aeronave.

A empresa Air Evac Lifeteam, divulgou os nomes da tripulação envolvida no acidente: piloto Kenneth Rodrigues, enfermeira de vôo Kenneth Meyer Jr., e o paramédico Gayla Gregory. Eles estavam a caminho de uma ocorrência aeromédica em Crabtree.

A aeronave Bell 206 caiu por volta das 4h15. O porta-voz da Federal Aviation Administration, Lynn Lunsford, diz que não foi emitido nenhum pedido de socorro pela tripulação.

“Eles estavam voando em condições visuais (VFR),” disse Lunsford do escritório regional da FAA em Fort Worth, Texas. “Não há informações que eles estariam modulando com os controladores de tráfego aéreo no momento.”

Investigadores da FAA e da National Transportation Safety Board (NTSB) dirigiram-se ao local para investigar as causas do acidente.

A Air Evac EMS, empresa da Air Evac Lifeteam, é baseada em West Plains, Missouri. Ela opera aeronaves aeromédicas em 14 estados com 93 bases. A base de Vilonia foi inaugurada em fevereiro de 2003. O helicóptero que caiu foi construído em 1978.

Seth Myers, presidente e CEO da Air Evac Lifeteam, disse em um comunicado à imprensa que o helicóptero estava equipado com equipamentos de visão noturna.

“Este é um dia trágico para nós aqui no Air Evac Lifeteam”, disse Myers. “Estes eram membros da nossa família e estamos desolados por esta perda. Nosso foco neste momento é a prestação de apoio à família e aos amigos da tripulação.”

Nos últimos anos, a Air Evac teve vários acidentes fatais. O mais recente foi morte de três membros da tripulação no Tennessee, em março passado. Em 2008, um helicóptero da Air Evac caiu em um milharal de Indiana, matando três pessoas. Em 2007, outra tripulação morreu quando um helicóptero Evac Air caiu no Colbert County, em Alabama. Em 2006, um helicóptero Evac Air caiu no noroeste do Arkansas, também vitimando sua tripulação de três membros.

Um helicóptero Evac Air fez um pouso forçado perto de Tulsa, Oklahoma, no mês passado depois de falhas no sitema hidráulico do helicóptero.

“A aeronave estava equipada com NVG (Night Vision Goggle) e com o sistema operacional. A Air Evac Lifeteam tem um programa ativo de segurança, que inclui a utilização de simuladores de voo para treinamentos baseados em cenários reais aos pilotos, um sistema de gerenciamento de risco para avaliar os fatores de risco de cada voo, sistema de alerta de colisão de terreno, receptor do sistema de satélites meteorológicos a bordo da aeronave, e a utilização do HEMS Weather Tools (sistema meteorológico de HEMS)  “, declarou a empresa em lançamento da empresa de notícias diz.

Acidente aumenta preocupações sobre a segurança das operações EMS

Com o acidente desta semana em Arkansas, sobe para 21 o número de pessoas que morreram este ano em acidentes aeronáuticos envolvendo aeronaves aeromédicas. Sumwalt Robert, membro National Transportation Safety Board, renova as preocupações sobre a segurança dessas operações e diz que considera a situação “muito preocupante”.

Um investigador federal diz que a aeronave deixou um rastro de peças por cerca de uma milha antes de cair perto de uma casa, matando os três tripulantes a bordo. Jennifer Rodi, investigador do NTSB, declarou nesta quarta-feira que a pista de detritos indicam que o helicóptero se desfez no ar. Ela disse que o rotor principal separou-se da aeronave e foi encontrado ao norte do local da queda, e pedaços da foram encontrados a sudoeste.

Rodi, diz que os investigadores vão tentar reconstruir o que sobrou da aeronave no Aeroporto de Clinton nos próximos dias. A investigação irá obter os dados do radar meteorológico para analise e pode revelar mais sobre os últimos momentos da aeronave.

Segundo informações, os moradores dizem que ouviram o som de uma explosão, barulhos de metal vibrando, e depois o barulho de quando o helicóptero caiu no chão.


Fonte: KY3

Acesse aqui o relatório preliminar do NTSB sobre o acidente


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