Águia 18 realiza salvamento de tripulação de embarcação que colidiu com encosta

Anúncio

Deu-se início no dia 26/12/2011, a Operação Verão em todo o litoral Paulista. A Polícia Militar alocou diversos recursos materiais e humanos, objetivando aumentar a sensação de segurança e apoiar os turistas durante toda a temporada.

Para isso o Grupamento de Radiopatrulha Aérea distribuiu 05 (cinco) aeronaves em pontos estratégicos (Ubatuba, São Sebastião, Guarujá, Praia Grande e Itanhaém) que operarão em conjunto com o Corpo de Bombeiros e as unidades de polícia territoriais, até o dia 26/02/2012, após o carnaval. No litoral norte, que é muito comum, ocorreu o primeiro caso com embarcação.

No dia 27 de dezembro de 2011, por volta de 10:00 horas, em Ubatuba, uma lancha colidiu com a encosta na Ilha Anchieta, Praia das Palmas. O impacto foi tão violento que a embarcação saiu completamente da água, permanecendo sobre as pedras.

O fato, testemunhado pela tripulação da escuna Mykonos, foi comunicado à central do Corpo de Bombeiros de Ubatuba, que imediatamente acionou o apoio do helicóptero da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Neste meio tempo, um funcionário (vigilante) do Parque Estadual da Ilha Anchieta, Paulo Barbosa Correia, e um policial militar do 20 BPM/I (Ubatuba) que cumpre suas funções também no Parque, juntamente com outros populares, corajosamente conseguiram chegar até a embarcação e providenciar o desligamento e desconexão dos cabos do motor, os quais já davam sinal de princípio de incêndio, o que tornou possível o socorro pelo helicóptero.

A aeronave, após avistar a embarcação acidentada, desembarcou os dois Guarda Vidas e o Tripulante Operacional utilizando a técnica de desembarque em encostas, quando apenas um esqui (trem de pouso) toca a rocha, possibilitando que a tripulação tenha acesso à vítima.

O condutor, e único a bordo, sofreu diversos ferimentos, dentre eles uma suspeita de trauma de coluna e traumatismo crânio encefálico, sendo socorrido pela equipe do Águia 18, composta pelo Tenente Coronel Falconi (piloto), Tenente Rodrigo (copiloto), Sargento Ricardo (tripulante operacional), Soldado Odorizzi e Soldado Eliziário (Guarda Vidas), ao Pronto Socorro Municipal de Ubatuba.

Dados da vítima: João Carlos de Souza Freitas, 57 anos, advogado. Embarcação: lancha particular modelo Phantom 290 Fênix, aproximadamente 26 pés. Até o momento não se tem notícias concretas do estado de saúde da vítima.

Confira mais fotos do salvamento:

Fotos: Divulgação.

8 COMENTÁRIOS

  1. QUÃO MARAVILHOSO É O TRABALHO DESSES DEDICADOS HOMENS! PENA NÃO SEREM RECONHECIDOS COMO MERECEM! PARABÉNS PELO EMPENHO E CORAGEM, DEUS OS ABENÇOEM e PROTEJA A TODOS VCS!!!

  2. Parabéns ao pessoal do Águia 18.Trabalho maravilhoso.Essa ação em Ubatuba foi sensacional, segura e muito rápida.Todos nós que navegamos na região de Ubatuba Agradecemos.
    Pedro luis Bruno.

  3. Bom dia. Sou filho do Dr Joao Carlos (vítima)
    Primeiramente parabéns pelo otimo serviço de resgate realizado, o qual se não fosse pelo trinamento e colar cervical, estaria paralitico hoje.
    Hoje ele está no Hospital 9 de Julho em SP e está saindo da respiração assistida, após diversas complicações.
    Esses dias foram MUITO difícil, mas após acalmar um pouco, faço questão de ir ao batalhão no Campo de Marte para os devidos reconhecimentos. Espero que ele vá comigo.
    Não tenho mais o contato do pessoal do resgate e salvamento. Por isso, por favor entrem em contato comigo .
    Obrigado a todos da Policia Militar e do Aguia 18.
    Joao Carlos de Sousa Freitas Junior

  4. Bom dia a toda familia e amigos do Dr.João Carlos, meu nome é Lair Rodrigues, sou cliente e amigo, gostaria de saber o real estado de saude, estamos orando e pedindo a Deus o seu pronto restabelecimento.

    Abraços

    Lair Rodrigues

  5. João Carlos Sousa Freitas · Universidade Presbiteriana Mackenzie

    Prezados;
    Encontro-me gozando de boa saúde graças a Deus , ao Grupamento Águia e os GRANDES heróis que me socorreram.
    Hoje , dia 10/01/2013, ainda estou em recuperação do referido acidente.
    EM BREVE ESTAREI AGRADECENDO PESSOALMENTE A TODOS A QUEM DEVO MINHA VIDA.

    • Bom dia. Meus colegas do Gbmar (grupamento de bombeiros maritimos) juntos com a tripulação do águia que fizeram o salvamento do sr. Passarei a eles que a melhora do estado de saude do sr. e aposto que ficarão felizes. Sd Clarindo – Guarda Vidas Ubatuba

Deixe uma resposta

- Saiba o que é trollagem: Cuidado com os TROLLS !

- Política de moderação: Política de moderação de comentários: sua consciência

Os comentários não representam a opinião do Piloto Policial. Os comentários são de responsabilidade dos respectivos autores.

Comentários

comentários