Águia 4 e bombeiros lutam pela vida nas praias do Guarujá

Anúncio

Mais um dia de trabalho para o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar de São Paulo durante a Operação Verão nas prais do Guarujá. O Águia 04 do Grupamento de Radiopatrulha Aérea da PMESP, que apoia os bombeiros nesse período de férias, não parou, realizou diversos salvamentos de banhistas em situação de perigo. Tudo isso em apenas um dia de trabalho (03/12).

Os mais comuns são os salvamentos de banhistas puxados pelas correntes de retorno (correnteza). Muito comum no litoral paulista e responsável por grande parte dos afogamentos, por isso os guarda-vidas ficam atentos e qualquer um que estiver em local ou situação de risco não escapa dos olhos atentos dos bombeiros.

O trabalho começa cedo com patrulhamento concentrado nas praias da Enseada, Pitangueiras, Astúrias e Tombo. No caminho surge o primeiro salvamento do dia: um surfista, Carlos Rebelo, 34 anos, na praia da Enseada que se desprendeu de sua prancha e estava com dificuldades para nadar até a parte arenosa (zona de varrido), sendo vencido pelo mar. Os guarda-vidas, Cb Nery e Sd Cunha, que tripulavam a aeronave, foram lançados ao mar e realizaram o salvamento com uso do puçá.

O trabalho continua, o Águia 4 decola para apoio a 04 vítimas de afogamento pela praia do Tombo, mas sua ação não foi necessária, pois quando chegaram ao local as vítimas já haviam sido salvas pelos guarda-vidas da praia.

Prosseguindo o patrulhamento, na praia das Astúrias, onde pouco antes havia orientado várias pessoas em local de risco, é realizado mais um salvamento, dessa vez uma adolescente, N.S.T., 14 anos, que já estava sem forças e afundando no mar. Novamente são lançados os guarda-vidas ao mar: mais uma vítima salva.

Outra decolagem, dessa vez com destino a Bertioga. Feito o patrulhamento, o Águia 4 retorna e na praia da enseada se depara com outra situação de salvamento, onde um homem, mesmo com uma prancha de body board, não conseguia vencer a correnteza e solicitou o apoio da aeronave. Mais uma vez os guarda-vidas são lançados ao mar e realizam o salvamento sem o uso de puçá.

A aeronave retorna e assim que termina seu reabastecimento é novamente solicitada para apoiar buscas de um adolescente de 15 anos que se afogou e imergiu no mar, infelizmente não foi localizado pelos bombeiros. Na sequência, e sem perder o fôlego, o Águia 04 é novamente solicitado para apoiar salvamento na praia do Tombo, onde um surfista se desgarrou e ficou próximo às pedras, não conseguindo retornar.

Águia 4 no local e mais um salvamento com apoio do puçá, pois o surfista estava sendo lançado em direção às pedras. Esse salvamento foi realizado com o puça em duas etapas, primeiro retirando o Cb PM Nery (GV) e a vítima, e depois o Sd PM Cunha e o guarda-vida temporário da praia, pois o local era perigoso e estavam próximos das rochas.

No final do dia mais uma solicitação: apoiar novamente as buscas do adolescente de 15 anos, vítima de afogamento e que imergiu pela praia da Enseada. Em sobrevoo o mesmo não foi avistado.

Fim de mais um dia de trabalho dos tripulantes e bombeiros. Um dia recheado de angústias, riscos, alegrias, tristezas e perdas, mas, principalmente, com o sentimento de dever cumprido.

Confira as fotos dos salvamentos:

“Água no umbigo, sinal de perigo”

Texto: Eduardo Beni para o Piloto Policial.

10 COMENTÁRIOS

  1. A vida é feita de escolhas, acredito que a escolha certa é ajudar aquele que mais precisa, Parabéns a todos os pilotos, tripulantes, mecânicos, abastecedores do grupamento Aéreo, e GVs do 17 GB, que arriscam suas vidas no dia a dia para ajudar aqueles que mais precisam, URRA

  2. Parabens a todos……estamos juntos desde o dia 01/01/12 quando junta toda a corporação para um único fim e a população q ganha com tudo isso….17ªGB,GRPAE,21ªBPM/I…..

  3. PARABÉNS A TODOS OS SALVA VIDAS… vcs salvaram a vida do meu namorado no dia 24/12/2012, vcs são como anjos guiados por Deus para nos salvar. Muito obrigada a todos, não existem palavras ou atos que eu possa falar ou fazer para recompensa-los, mas Deus é fiel e é com vcs, peço à ele que os abençõe e os ilumine sempre nessa linda profissão. Estou emocionada, e gostaria muito de encontrar o facebook do guarda-vidas que nadou e resgatou meu namorado, mas infelizmente não encontrei. Espero que vc leia essa minha mensagem de agradecimento. Deus abençoe a todos…

  4. Parabéns a todos! Motivo de orgulho e admiração pela excelência no cumprimento de cada missão atribuída.

    “Tão somente nos dê destino e proa
    E confie a nós qualquer missão.”

  5. Fui salvo ontem , uma corrente de retorno me puxou e me levou para um buraco.
    E o Jet ski né tirou.
    Parabéns e muito obrigado.
    Sem palavras!

Deixe uma resposta

- Saiba o que é trollagem: Cuidado com os TROLLS !

- Política de moderação: Política de moderação de comentários: sua consciência

Os comentários não representam a opinião do Piloto Policial. Os comentários são de responsabilidade dos respectivos autores.

Comentários

comentários