O H135 é reconhecido como líder global em serviços aeromédicos de emergência com helicópteros (HEMS). Sendo este um mercado-alvo fundamental para o H140 , a coleta de feedback e insights de operadores experientes reforça a referência em design e integração de muitos dos novos recursos do helicóptero, como explica Stefan Bestle.

Cerca de 3.000 helicópteros operam missões aeromédicas em todo o mundo, mais da metade dos quais são projetados e construídos pela Airbus. Como líder de mercado, é lógico que o H135 já seja uma excelente opção para missões aeromédicas. No entanto, ao conceber um novo helicóptero voltado para o segmento aeromédico, a empresa quis ir ainda mais longe. O objetivo do H140 é criar uma cabine moderna, totalmente modular e versátil, perfeitamente adaptável às operações aeromédicas e à tripulação, que dedica seu tempo a salvar vidas.

Obtendo o ajuste perfeito

“Temos trabalhado com algumas das maiores operadoras aeromédicas do mundo”, afirma Stefan Bestle, Gerente de Marketing de Produtos do H140 e Gerente de Segmento Chave da Airbus para missões HEMS. Bestle trabalhou em estreita colaboração e extensivamente com uma série de operadoras aeromédicas para garantir que seus feedbacks fossem incorporados ao desenvolvimento do H140. “O H140 realmente reflete as necessidades do cliente”, explica Bestle. “Fizemos workshops, reuniões e entrevistas muito específicas. Eles queriam que a cabine fosse maior e que o desempenho do helicóptero fosse aprimorado”, explica Bestle, mas não era o caso em que os clientes simplesmente desejassem a maior cabine possível. “Maior também traz algumas desvantagens. Há mais downwash; é preciso mais espaço para pousar. Nossos clientes também desejam que o helicóptero seja compacto. Acreditamos que alcançamos o equilíbrio perfeito, oferecendo uma cabine longa, larga e alta, mas também eficiência e agilidade.”

Acesso e ergonomia

Após atingir o tamanho ideal da cabine, a próxima prioridade foi inovar a cabine médica — criando um espaço de trabalho mais ergonômico para a tripulação realizar suas tarefas. A cabine, com piso específico para missões aeromédicas, oferecerá flexibilidade e modularidade aos operadores. Haverá a opção de posicionar a maca do lado esquerdo ou direito, ou até mesmo duas macas. Outro grande desejo dos operadores era o fácil acesso. “Juntamente com os clientes, queríamos facilitar o embarque dos pacientes pela parte traseira do helicóptero”, afirma Bestle. Seja para carregar pacientes com dispositivos de RCP, macas roll-in ou aqueles com pontes específicas para macas que transportam dispositivos médicos na posição vertical, houve uma oportunidade de melhorar o acesso para todos os tipos de pacientes. A posição do cane de cauda foi elevada, o que significa que há menos necessidade da tripulação se abaixar, e o estabilizador horizontal foi removido, eliminando um obstáculo durante o carregamento traseiro. Toda a abertura da porta traseira é maior, com um borda de cabine sem obstáculos, que facilita e torna mais seguro o embarque em macas. O H140 também terá sistemas de iluminação específicos para missões aeromédicas (HEMS), externamente, na cabine e na área de embarque”, diz Bestle.

Levando a solução ‘pronta para uso’ ao próximo nível

Além das configurações aeromédicas do H140, um novo conceito de customização está sendo desenvolvido, com o objetivo de aumentar a eficiência do helicóptero e o seu tempo de entrega. “Estamos analisando holisticamente a aeronave equipada como um todo, não apenas a parte da Airbus Helicopters”, afirma Bestle. “Estamos analisando os equipamento médicos, que geralmente são instalado posteriormente. Ao oferecer toda a preparação para as instalações mecânicas e elétricas modulares e específicas, além de soluções de iluminação e um piso projetado para operações aeromédicas, reduziremos o peso total. Mas, ao oferecer uma solução completa, estamos tentando reduzir o tempo necessário para a customização completa da aeronave e entrega. O objetivo é que todos os equipamentos sejam instalados em nossa fábrica, para que o cliente receba um helicóptero totalmente equipado para operações aeromédicas.”