A Airbus Helicopters participou recentemente de várias investigações de incidentes ou acidentes em que a aeronave decola sem intenção do piloto enquanto pousada em solo, com os rotores em movimento. Essas recentes investigações foram facilitadas pelas aeronaves serem equipadas com gravadores de parâmetros e/ou vídeo, permitindo a análise das diferentes seqüências desses eventos.

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Essas análises levaram à identificação dos seguintes elementos:

  • coletivo não foi travado após o pouso;
  • piloto deixou os controles de voo (coletivo, cíclico e pedais) e se engajou em outras atividades;
  • comando coletivo subiu gradualmente e relativamente rápido (esta tendência pode ser considerada normal devido às vibrações do rotor se a frição dos controles não estiver devidamente aplicada);
  • piloto tomou os controles da aeronave abruptamente quando ela começou a levantar ou ficar leve nos esquis.

Nos eventos analisados, o piloto ficou surpreendido com a reação da aeronave, assumindo os controle da aeronave de maneira abrupta, causando uma perda temporária de controle que levou a um pouso duro ou contatos das pás do rotor principal ou de cauda com elementos adjacentes.

Felizmente, esses incidentes / acidentes causaram apenas a danos materiais.

Esses eventos levam a Airbus Helicopters a relembrar os operadores que:

  • Manual de Voo exige que a frição do coletivo e cíclico seja ajustado antes da cada decolagem;
  • piloto deve sempre manter as mãos nos controles de voo quando a aeronave estiver em solo com o rotor girando na velocidade de voo (ainda mais quando o coletivo não está travado);
  • coletivo deve sempre estar travado quando a aeronave estiver no solo; quando o piloto tiver que liberar os controles por qualquer razão, mesmo por um curto momento; ou quando o piloto for realizar qualquer atividade não relacionadas ao monitoramento da aeronave;
  • balanceamento do coletivo deve sempre ser verificado / ajustado, especialmente após qualquer intervenção instalação / remoção dos comandos.

Os incidentes / acidentes aqui analisados ocorreram em aeronaves Esquilo, mas as regras gerais e condições relacionadas também se aplicam a todas as outras aeronaves.

Veja a Recomendação da Airbus Helicopters

Fonte: Airbus Helicopters