Airbus Helicopters divulga recomendações para operações em solo com rotores em movimento
26 de novembro de 2018
1min de leitura
A Airbus Helicopters participou recentemente de várias investigações de incidentes ou acidentes em que a aeronave decola sem intenção do piloto enquanto pousada em solo, com os rotores em movimento. Essas recentes investigações foram facilitadas pelas aeronaves serem equipadas com gravadores de parâmetros e/ou vídeo, permitindo a análise das diferentes seqüências desses eventos.
Essas análises levaram à identificação dos seguintes elementos:
coletivo não foi travado após o pouso;
piloto deixou os controles de voo (coletivo, cíclico e pedais) e se engajou em outras atividades;
comando coletivo subiu gradualmente e relativamente rápido (esta tendência pode ser considerada normal devido às vibrações do rotor se a frição dos controles não estiver devidamente aplicada);
piloto tomou os controles da aeronave abruptamente quando ela começou a levantar ou ficar leve nos esquis.
Nos eventos analisados, o piloto ficou surpreendido com a reação da aeronave, assumindo os controle da aeronave de maneira abrupta, causando uma perda temporária de controle que levou a um pouso duro ou contatos das pás do rotor principal ou de cauda com elementos adjacentes.
Felizmente, esses incidentes / acidentes causaram apenas a danos materiais.
Esses eventos levam a Airbus Helicopters a relembrar os operadores que:
Manual de Voo exige que a frição do coletivo e cíclico seja ajustado antes da cada decolagem;
piloto deve sempre manter as mãos nos controles de voo quando a aeronave estiver em solo com o rotor girando na velocidade de voo (ainda mais quando o coletivo não está travado);
coletivo deve sempre estar travado quando a aeronave estiver no solo; quando o piloto tiver que liberar os controles por qualquer razão, mesmo por um curto momento; ou quando o piloto for realizar qualquer atividade não relacionadas ao monitoramento da aeronave;
balanceamento do coletivo deve sempre ser verificado / ajustado, especialmente após qualquer intervenção instalação / remoção dos comandos.
Os incidentes / acidentes aqui analisados ocorreram em aeronaves Esquilo, mas as regras gerais e condições relacionadas também se aplicam a todas as outras aeronaves.
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