Airbus prevê aumento de mercado para aeronaves aeromédicas biturbina

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O crescimento da frota de aeronaves aeromédicas monomotoras nos EUA provavelmente está chegando ao fim nos EUA, de acordo com Chris Emerson, presidente da Airbus Helicopters Inc., braço norte-americano da Airbus Helicopters.

"Um H145 é agora um hospital voador", disse Chris Emerson, presidente da Airbus Helicopters Inc., braço norte-americano da Airbus Helicopters.
“Um H145 é agora um hospital voador”, disse Chris Emerson, presidente da Airbus Helicopters Inc., braço norte-americano da Airbus Helicopters.

“Eu acho que em breve irá ter uma recuperação do mercado de biturbinas”, disse Emerson, citando a recente experiência de vendas de sua empresa no mercado aeromédico.

“Nos últimos quatro anos, no segmento aeromédico, vendemos mais biturbinas do que monomotores”, incluindo várias encomendas de biturbinas ocorridas nos últimos anos, à medida que mais operadores fazem a transição para operações IFR. “Todos os operadores estão comprando biturbinas”, disse ele.

Emerson disse que as mudanças no segmento aeromédico e o tamanho físico crescente dos pacientes estavam levando a uma demanda maior de aeronaves com dois motores.

“As necessidades da população estão mudando. A demografia é tal que os helicópteros precisam fazer mais. A famosa “golden hour” deu lugar à necessidade de prover imediatamente os cuidados médicos avançados a bordo. Estão sendo adquiridos equipamentos e conhecimentos médico para prover o atendimento avançado imediatamente, e não na hora dourada. Uma aeronave H145 atualmente é um hospital voador”.

Emerson também observou a mudança nos modelos de operação. “Há muito mais interesse em modelos de operação baseados em hospitais. Quando você está ligado a um sistema hospitalar, o custo do transporte aéreo é uma fração de toda a conta de atendimento de saúde que o paciente está recebendo. Não é uma conta separada. Você observa isso em ambientes urbanos. Há quatro anos, um cliente aeromédico me disse que o mercado de bimotores estava morto. Hoje esse mesmo cliente está comprando biturbinas. Por quê? Porque com um irmão gêmeo você pode estar equipado com equipamento de atendimento para neo-natais e ainda com equipamentos complementares para atuar no locais de resgates provendo um serviço mais abrangente no helicóptero.”

Ele também disse que os pacientes estão simplesmente ficando maiores e “precisamos nos adaptar a isso”.

Isso não quer dizer que as aeronaves aeromédicas monomotores estão com os dias contados, disse Emerson, mas é mais provável que você as encontre em ambientes rurais.

“Você sempre terá operadores locais, rurais e comunitários que atendem a populações que não estão próximas de centros de trauma. Caso contrário, você ficará uma eternidade dentro de uma ambulância ou em um hospital básico que não consegue prover suas necessidades de atendimento”.

Mas uma das principais razões para a escolha de um biturbina para um operador aeromédico urbano, além do tamanho da cabine, é a capacidade de um motor inoperante (OEI), disse Emerson. “Se você está em um ambiente urbano, como você lida com uma pane de motor? Quando você entra em um ambiente urbano, voce dispor de desempenho de poder voar com um motor inoperante (OEI) é crucial para os pilotos”.

A necessidade de velocidade e margens de desempenho OEI está gerando interesse no novo biturbina médio Airbus H160 em alguns operadores aeromédicos, disse Emerson.

Ele acredita que o H160 se sairá bem no mercado aeromédico, particularmente em programas hospitalares com fortes demanda de transplante, em que a velocidade e o alcance do novo H160 o tornarão uma solução hospitalar eficaz em comparação com o emprego de aeronaves de asa fixa.

“Estamos conversando com vários operadores líderes do mercado aerómedico sobre as capacidades do H160”, disse ele.

Emerson acha que o mercado aeromédico está em alta. “Hoje há um otimismo geral em torno do crescimento”, disse ele, observando que a Airbus “desfrutou da maior parte das vendas de diversos tipos de aeronaves nos últimos quatro anos no segmento aeromédico”.

Mas o crescimento provavelmente será medido, caracterizado por incrementais substituição da frota e crescimento da base estratégica em oposição ao grande crescimento da frota líquida de décadas passadas.

No entanto, a Emerson acredita que o mercado global de helicópteros dos EUA está preparado para um crescimento saudável graças à diminuição da oferta de aeronaves usadas. “Esta é a posição mais forte que já entramos no quarto trimestre desde que cheguei aqui – quatro anos atrás.

Vamos atingir nossas metas anuais este ano antes do final de outubro, o que é irreal. É um bom sinal. Continuaremos a ver um forte aumento de vendas até o final do ano.

“O impacto da queda da oferta de aeronaves usadas beneficiou o mercado na medida em que você não consegue encontrar aeronaves H125 ou H145 usadas com menos de 8.000 ou 9.000 horas porque todas elas foram compradas este ano por causa dessa aceleração.

Isso é ótimo para o nosso negócio. Acho que veremos um grande crescimento no final deste ano e precisamos estar preparados para isso. No ano passado, tivemos 72% de participação no mercado de pedidos. Hoje estamos mantendo em 70% e devemos ter 70 anos ou mais neste ano ”.

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