Batalhão de Radiopatrulhamento Aéreo da PM de Minas Gerais completa 24 anos e recebe o Pégasus 14

Anúncio

O Batalhão de Radiopatrulhamento Aéreo da Polícia Militar de Minas Gerais comemorou, na última sexta-feira, 24 anos de instalação. A solenidade aconteceu no dia 04Nov11 (20h00) na sede da Unidade (Rua dos Hangares, 50, Pátio Norte do Aeroporto da Pampulha) e contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, dentre elas: o comandante-geral da PM, Coronel Renato Vieira, o secretário de Defesa Social, Lafayette Andrada e o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda. Na cerimônia, o Batalhão recebeu um novo helicóptero para compor a frota – o Pégasus 14.

No evento, integrantes da Esquadrilha Pégasus homenagearam diversas autoridades, entre civis e militares, com o troféu intitulado “Amigo Pégasus”. Pessoas que, de alguma forma, contribuíram para enaltecer o nome da unidade ao longo desses 24 anos. Nessa ocasião o Ten Cel PM Ricardo Gambaroni – Comandante do Grupamento de Radiopatrulha Aérea – “João Negrão” da PM de São Paulo, também recebeu o Troféu “Amigo Pégasus”.

Em seu discurso, o Coronel Renato ressaltou o profissionalismo dos militares que integram o quadro de policiais da Unidade. “O sucesso do Batalhão de Radiopatrulhamento Aéreo tem sido conquistado sob uma preocupação dos seus integrantes com não só capacitar-se permanentemente para o exercício profissional em um serviço, no qual o “erro zero” é um patamar buscado em cada missão, mas também em produzir conhecimento científico a respeito de como a polícia militar pode aprimorar-se na oferta de serviços cada vez melhores ao povo mineiro.”

A AJUDA QUE VEM DO CÉU

Há 24 anos a Esquadrilha Pégasus voa para socorrer e proteger. Escreve suas conquistas nas páginas da história mineira e estabelece marcas indeléveis desde 1987.

O Batalhão de Radiopatrulhamento Aéreo se tornou referência no Brasil e no mundo. A unidade faz parte da importante estratégia da política pública de defesa social e ambiental do Estado. A base funciona diuturnamento em um hangar no aeroporto da Pampulha.

O Btl Rp Aer mantém um corpo de profissionais de alto nível e com habilidades e capacitação específicas na área de aviação. Nestes anos de existência, a Unidade já atuou em centenas de operações policiais de alta complexidade, como resgate de pessoas em áreas de difícil acesso, rebeliões em presídios, reintegração de posse, incêndios de grande porte, assaltos com reféns, seqüestros, transporte de autoridades militares e civis e em uma série de atividades, com o objetivo de prevenir ou reprimir a criminalidade.

Possui a função principal de apoiar as diversas operações em terra consideradas, proporcionando uma visão privilegiada e repassando informações para os policiais, gerando uma melhor articulação em determinados pontos. Eles atuam na proteção e preservação do meio ambiente, em conjunto com os integrantes das regionais do IEF – Instituto Estadual de Florestas e da Semad e de outros órgãos, como o Instituto Mineiro de Gestão das Águas – Igam e Fundação Estadual do Meio Ambiente – Feam, cuja operação, manutenção e controle é do Btl Rp Aer.

Atualmente, com orgulho, a PMMG conta com a segunda maior frota policial dentre os operadores estaduais.

Fotos: Divulgação PM.

5 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns à equipe do Corpaer pelo recebimento do pegasus 14, mais um filho entregue, resultado da política passada sobre a Aviação, os resultados estão aí para todos verem. Ainda esperados o futuro de nossa aviação. Parabéns à PMMG.

    Bons vôos

    TC Gonçalves

  2. EM 2010 ENQUANTO FREQUENTAVA O CURSO DE S.G.S.O. EM BELO HORIZONTE-MG, EU E O CAP CBMPE HEITOR, TIVEMOS A HONRA DE ESTARMOS NA SOLENIDADE DE ANIVERSÁRIO DO Btl Rp Aer/PMMG.
    FICAMOS MARAVILHADOS COM A ESTRUTURA DO GRUPAMENTO, COMO ELES LEVAM A SÉRIO QUESTÕES COMO: DOUTRINA, SEGURANÇA DE VOO, PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, DENTRE OUTRAS.
    ALIADO A ISSO, A HOSPITALIDADE MINEIRA NOS DEIXOU ENCANTADOS, POIS FOMOS TRATADOS COMO ANTIGOS PARCEIROS.
    É POR TODOS ESSES MOTIVOS, QUE QUEREMOS REGISTRAR VOTOS DE FELICITAÇÕES POR MAIS UM ANO DE SUCESSO, ROGANDO AO NOSSO DEUS QUE CONTINUE A ABENÇOAR VOSSOS VOOS.
    FIQUEM COM DEUS.
    CAP PMPE ROMILDO – ASP92.

  3. Parabéns aos amigos do CORPAer,

    Parafraseando o “Aurélio”, PRECURSOR: Que ou quem é o primeiro a pregar ou a defender certas idéias, tendências ou doutrinas.

    Desejo a todos do CORPAer a proteção necessária Daquele que nos vê, mais do alto ainda.

    Forte abraço.
    Seu aluno, CARLOS VÍTOR / KK
    Coordenação de Apoio Aéreo da PCMG

Deixe uma resposta

- Saiba o que é trollagem: Cuidado com os TROLLS !

- Política de moderação: Política de moderação de comentários: sua consciência

Os comentários não representam a opinião do Piloto Policial. Os comentários são de responsabilidade dos respectivos autores.

Comentários

comentários