Bombeiros do DF ganham aviões para combate a incêndio florestal – atualizado

Anúncio

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, entregou oficialmente nesta sexta-feira (02/12) ao Comando do Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) dois aviões Air Tractor, modelo AT-802F, fabricados nos Estados Unidos especialmente para combate a incêndios florestais..

“Essas aeronaves representam o que há de mais moderno no mundo e foram adaptadas para atender nossas necessidades. São equipamentos indispensáveis ao combate a incêndios e dão continuidade às nossas políticas de segurança com inteligência”, destacou Agnelo Queiroz.

O governador acrescentou que, quando ocorrem as queimadas, a qualidade do ar fica ruim em todo o DF, comprometendo a saúde até mesmo de quem mora longe dos focos de incêndio. “Não é apenas uma medida contra o fogo, mas em favor da qualidade de vida da nossa população”, afirmou.

No dia 23 de novembro chegou ao Hangar do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, situado no Aeroporto Internacional de Brasília, a segunda aeronave de combate a incêndio, modelo Airtractor 802F. Dessa forma o Comando do CBMDF concretiza mais uma conquista para a Corporação e disponibiliza à sociedade do Distrito Federal mais um serviço de qualidade.

O comandante-geral dos Bombeiros, coronel Márcio de Souza Matos, disse que os aviões, fabricados nos Estados Unidos, realizam o trabalho equivalente ao de 600 homens. Segundo ele, os modelos são os únicos do tipo usados por um órgão público no país. Além do Brasil, o modelo também é usado em países como Argentina, Austrália, Chile, Espanha, Estados Unidos, Israel e Nova Zelândia.

Receberam treinamento dos estados da Georgia e da Flórida, nos Estados Unidos, para operar o novo equipamento os seguintes pilotos do Corpo de Bombeiros: major Wallace Brandão, major Florindo e os capitães Pimentel e Dias Silva.

Air Tractor – A aeronave conta com motor turboélice, com 1,3 mil cavalos de potência e autonomia para realizar quatro horas de voo ininterruptas sem a necessidade de reabastecer. O avião só desce para receber nova carga de água. Como faz disparos múltiplos, pode começar e interromper um lançamento de água e seguir para outra área de incêndio. Em três minutos, é reabastecido com água e decola novamente. A aeronave tem capacidade para carregar 3,1 mil litros de água por viagem.

A licitação para a compra dos aviões começou em meados de 2010. Foi um trabalho complexo, que exigiu pesquisa mundial para garantir a compra da versão mais moderna e eficaz no combate a incêndios. O processo de licitação foi concluído no final de junho deste ano e a primeira aeronave chegou ao Distrito Federal em meados de julho, quando o Corpo de Bombeiros Militar enviou quatro de seus pilotos para treinamento nos Estados Unidos.

Em setembro, a aeronave foi utilizada para combater incêndios que atingiram principalmente o Jardim Botânico, a Floresta Nacional e a Reserva da Aeronáutica. O segundo avião chegou no dia 23 de novembro. Cada aeronave custou cerca de US$ 1,9 milhão.

Fonte: Agência Brasília, por Victor Ribeiro e CBMDF.

4 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns ao Corpo de Bombeiros do Distrito Federal pela iniciativa.
    Um País de dimensões continentais como o nossso nunca poderia relegar o combate aéreo dos focos de incêndio a um segundo plano.
    No passado recente a Força Aérea Brasileira investiu em Kits que são instalados nas aeronaves C-130 Hércules, que prestam serviço em âmbito nacional. Porém, sabemos que tal iniciativa é insuficiente. E infelizmente o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro perdeu o seu Airtractor em um infeliz acidente que vitimou dois aviadores. Temos um longo caminho pela frente.

  2. Parabens aos companheiros do 2º Esquadrão, quando fiquei ai nesta qualificada unidade fui bem rescebido pelos amigos, digo que estou com saudades de todos e se precisarem de mim para qualquer coisa e so me chamar….bons voos

    “A experiência esta acima de qualquer hierarquia”

  3. Boa tarde, sou piloto agrícola com mais de 1000 hrs de voo, alguém sabe me informar se eu prestar o concurso do corpo de bombeiros tenho chance de ingressar nessa área como piloto?

    Att Daniel Correa

Deixe uma resposta

- Saiba o que é trollagem: Cuidado com os TROLLS !

- Política de moderação: Política de moderação de comentários: sua consciência

Os comentários não representam a opinião do Piloto Policial. Os comentários são de responsabilidade dos respectivos autores.

Comentários

comentários