CENIPA promove o XI Curso de Gerenciamento da Segurança Operacional

Anúncio

Entre 09 a 13 de Maio de 2011, foi realizado pelo CENIPA/CAVEx o XI Curso de Gerenciamento da Segurança Operacional voltado para capacitar os profissionais da aviação, dentre eles, os gestores, pilotos, engenheiros, tecnólogos, mecânicos, médicos e psicólogos, a desempenharem atividades relacionadas ao gerenciamento da segurança operacional, em conformidade, com os critérios estabelecidos pela OACI.

Este curso constitui-se em um esforço do CENIPA, que hoje investe na conscientização global de toda a comunidade aeronáutica para a importância da Segurança de Voo. Apresenta-se, antes de simples definição doutrinária, como um dever comum a todos os segmentos envolvidos na atividade aérea.

O curso foi realizado no Comando de Aviação do Exército Brasileiro (CAVEx) e dirigido para seus integrantes, entre Oficiais e Praças dos seus diversos setores e unidades, sendo cordialmente disponibilizado três vagas para a GRPAe/SP, para um total de 40 alunos.

Como integrantes do GRPAe/SP participaram do curso o Cap PMESP Edgard Marcos Gaspar, da BRPAe Piracicaba, 1º Ten PMESP Alex Mena Barreto, da BRPAe Presidente Prudente e 1º Ten PM César Augusto Silva, da Seção de Segurança de Voo.

O curso teve como equipe da Divisão de Formação e Aperfeiçoamento do CENIPA o Ten Cel R/1 Esp Anv Jocelyn Santos dos Reis e SO BMB Rf Luiz Carlos de Paula, como Coordenadores, e Ten Cel Av Rozemildo Vaz Souza e Ten Cel Av Uberacy Marcos Tottoli da Silva, como instrutores.

O curso foi estruturado seguindo os critérios de formato e conteúdo da OACI, e adotado pela ANAC, sendo estruturado com os seguintes assuntos:

– Conceitos Básicos de Segurança Operacional;
– Introdução ao Gerenciamento da Segurança Operacional;
– Perigos;
– Riscos;
– Regulamentação do Gerenciamento da Segurança Operacional;
– Introdução do Gerenciamento da Segurança Operacional;
– Planejamento do Gerenciamento da Segurança Operacional;
– Operação do Gerenciamento da Segurança Operacional, e
– Implementação em fases do Gerenciamento da Segurança Operacional.

Confira as fotos:


Fonte: Piloto Policial.


2 COMENTÁRIOS

  1. ola aos companheiros da AVIAÇÃO POILIAL DE SEGURANÇA PUBLICA,queria saber se os senhores tem informação sobre a lei da compensação organica para as pessoas que trabalham no meio aeronautico seja com equipamentos ou embarcados nas aeronaves??aguardo resposta e obrigado desde ja pela atenção.

  2. PARABÉNS AOS IRMÃOS DO GRPAe PELA VISÃO VOLTADA SEMPRE PARA A ATUALIZAÇÃO.
    ESSE CURSO FOI IMPLANTADO NO BRASIL PELO CENIPA COM O NOME DE “SMS – SAFETY MANAGEMENT SYSTEM”, POSTERIORMENTE TAMBÉM ADOTADO PELA ANAC, TRADUZIDO PARA “SGSO – SISTEMA DE GERENCIAMENTO DA SEGURANÇA OPERACIONAL”.
    ESSE CURSO VEM SENDO OFERTADO A TODOS DA AVIAÇÃO CIVIL JÁ HÁ ALGUM TEMPO, CUJO CALENDÁRIO DE CURSOS CONSTA NO SITE DA ANAC (http://www2.anac.gov.br/imprensa/SCD/2011/Cronog_internet.pdf).
    FIZ O CURSO DE “SGSO” EM AGOSTO/2010 EM BELO HORIZONTE/MG PELA ANAC, O QUAL FOI DE GRANDE VALIA PARA MINHA VIDA PROFISSIONAL, MOMENTO EM QUE O RECOMENDO A TODOS OS IRMÃOS.
    FIQUEM COM DEUS E BONS VOOS.
    CAP PMPE ROMILDO – ASP92.

Deixe uma resposta

- Saiba o que é trollagem: Cuidado com os TROLLS !

- Política de moderação: Política de moderação de comentários: sua consciência

Os comentários não representam a opinião do Piloto Policial. Os comentários são de responsabilidade dos respectivos autores.

Comentários

comentários