CIOPAER/CE realiza treinamento sobre o farol de busca A800 Trakkabeam para Operadores Aerotáticos

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Ceará – No mês de junho, a CIOPAER/CE, através do seu setor de treinamento e instrução, realizou dois treinamentos com os operadores aerotáticos sobre a operação do novo farol de busca Trakkabeam System A800 instalado na aeronave H135.

Com a aquisição das novas aeronaves H135 (Airbus Helicopters), a qualificação neste modelo passa por constante evolução, devido à complexidade dos seus sistemas embarcados e dos modernos equipamentos especiais instalados, de acordo com a missão demandada.

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Dentre os equipamentos utilizados nas ocorrências policiais, resgate, busca e salvamento destacamos o farol de busca A800 Trakkabeam (Trakka Systems), objeto do treinamento operacional teórico e prático desenvolvido para os tripulantes de voo da CIOPAER/CE.

A capacitação foi ministrada pelo ST BM Roberto Carlos Gonçalves Lopes, um dos técnicos da CIOPAER/CE qualificados na Airbus Helicopters na Alemanha.

No treinamento foram exploradas as diversas funcionalidades do farol de busca A800, em virtude de o mesmo oferecer uma tecnologia avançada e inovadora em comparação com outros modelos de farol de busca existentes no mercado.

Figura 01: farol de busca instalado na aeronave H135.
Figura 01: Farol de busca instalado na aeronave H135.

O farol de busca A800 Trakkabeam possui um design otimizado em seu perfil aerodinâmico que permite uma diminuição do arrasto parasita (fuselagem), compatibilidade com óculos de visão noturna, oferece uma grande vantagem em seu peso total que não ultrapassa os 25 quilogramas, baixo consumo de energia e maior tempo entre falhas, além de possuir velocidade de giro superior aos concorrentes e compatível com o sistema de imageamento instalado na aeronave, o que é imprescindível para um funcionamento conjunto eficaz (escravização).

Os operadores aerotáticos, durante o curso, participaram de aulas com metodologia expositiva dialogada, momento em que são compartilhadas as experiências pessoais de cada um com o

equipamento, construindo assim, a oportunidade de formar os conceitos acerca do farol de busca e seus procedimentos padronizados durante todas as fases da operação.WhatsApp Image 2020-06-10 at 11.46.57

O passo seguinte, foi a consolidação da teoria através da parte prática do curso. Seguindo as recomendações do manual do fabricante, os operadores realizaram todos os procedimentos simulando uma ocorrência a qual seja necessário a utilização de todos os recursos disponíveis do farol de busca A800.

A capacitação teve como objetivo geral o treinamento de operação básica do Farol de Busca (Trakka A800), destinado aos Operadores Aerotáticos da CIOPAER/CE, para repasse de conhecimentos teóricos e prático das principais funcionalidades desse equipamento especial embarcado nas aeronaves H135, tendo também como objetivos específicos as seguintes ações:

  • Conhecer os principais avisos de segurança do Farol de Busca A800;
  • Aprender as características básicas de instalação do sistema;
  • Reconhecer as principais especificações técnicas da Trakka A800;
  • Aprender a operar as opções de filtros do sistema, as opções do painel diurno/noturno; as funções do display de sete segmentos; a posição de repouso (Stow); e a posição de implantação (Deploy);
  • Compreender as vantagens da Trakka A800 no modo escravo e os ajustes das posições Stow e Deploy;
  • Reconhecer a inversão do controle de elevação do controle de mão;
  • Investigar as características da Unidade de Controle de Condicionamento de Energia (PCIU); o núcleo da lâmpada; e o conjunto de discos do filtro;
  • Exercitar os testes funcionais do equipamento em solo.

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REFERENCIAL TEÓRICO ABORDADO NO TREINAMENTO

O farol TrakkaBeam é único em sua capacidade de fornecer um feixe de luz uniforme e de alta potência que elimina buracos negros e desbotamento e garante clareza e cobertura ideais para todos os tipos de rastreamento e vigilância. A colimação eficaz (tornando o feixe mais coerente) e a redução da luz dispersa são alcançadas por elementos ópticos refrativos projetados com precisão na frente da fonte do arco. Isso elimina os buracos negros produzidos pelas lâmpadas tradicionais baseadas em refletor e permite que o TrakkaBeam ofereça consistentemente iluminação uniforme eficaz de ponta a ponta, reduzindo a incidência de “alvos perdidos” e missões incompletas ou com falha.

Figura 01: Comparação entre feixes de luz.
Figura 01: Comparação entre feixes de luz.

O farol de busca de alta intensidade Trakkabeam A800 representa o mais recente em design e desenvolvimento para esse tipo de sistema e pode ser instalado na estrutura externa do helicóptero em qualquer posição adequada para atender aos requisitos do operador. Os procedimentos de inspeção e manutenção são pequenos e espaçados amplamente, resultando em um baixo custo de propriedade.

O sistema Trakkabeam A800 inclui um PCIU MKII e um controlador manual. Os componentes opcionais incluem a unidade de interface de controle (CIU) MKII usada para anunciar o status do sistema e fornecer entradas discretas para controlar o farol de busca, ou o controle de piloto/co-piloto que pode ser instalado no cockpit e oferece total controle do farol, indicação e entradas discretas.

Para garantir uma operação sem problemas e um desempenho ideal, é fornecido um plano de manutenção na documentação do manual de manutenção para descrever os intervalos de manutenção programados. Somente manutenção simples é necessária e isso pode ser realizado pelo próprio operador. A manutenção aprimorada de 24 meses também pode ser realizada pelo operador se ele optar por fazer o treinamento opcional fornecido pela Trakka Corp.

Figura 02: Principais partes do farol de busca.
Figura 02: Principais partes do farol de busca.

A roda de seleção dos filtros internos é exclusiva do A800. Podem ser instalados até cinco filtros que executam funções que nenhum outro farol de busca pode executar. No entanto, a maioria dos operadores usam três filtros: IR820 para uso com óculos NVG, âmbar para cortar fumaça/nevoeiro/névoa/neve/chuva, e vermelho que é usado durante as operações com o hoist (guincho) para fornecer luz não ofuscante com segurança durante esse tipo de operação.

Como a roda do filtro é interna ao farol, não há restrições de voo da aeronave para alterar os filtros. Ao pressionar um botão no controlador (filter toggle), a roda girará e selecionará o próximo filtro em cerca de um segundo.

Os filtros coloridos ou de infravermelho devem ser verificados e limpos em ambientes extremamente poeirentos ou salinos. A limpeza deve ser realizada apenas com ar comprimido de baixa pressão. O excesso de poeira ou sal nos filtros pode causar danos devido ao superaquecimento. Os filtros são instalados em uma roda de filtro facilmente removível para inspeção e limpeza.

Figura 03: Opções de filtros.
Figura 03: Opções de filtros.

Por fim, o treinamento abordou os testes funcionais no solo, fazendo com que os tripulantes possam desenvolver rotinas de segurança em relação ao equipamento e a perfeita execução dos checklists, de acordo com as normas de segurança vigentes do fabricante do equipamento.

Figura 04: farol de busca trakkabeam A800.
Figura 04: Farol de busca trakkabeam A800.

CONCLUSÃO

Após o treinamento, o equipamento foi comprovadamente atestado como eficiente e que se soma como mais uma ferramenta de apoio aos operadores aerotáticos.

A Trakka Systems, projeta, fabrica e comercializa os sofisticados faróis de busca A800, com tecnologias ópticas para ver, salvar e proteger no ar.

O farol de busca Trakka A800 destaca-se pela alta qualidade com soluções ativas e passivas de visão crítica para uma ampla diversidade de missões que incluem aplicação da lei, busca e salvamento, proteção de forças militares, serviços médicos de emergência, inspeção de serviços públicos e pesquisas ambientais.

O farol de busca Trakka A800 apresenta soluções de visão de missão crítica que fornecem uma percepção situacional superior com objetivo primordial de fornecer aos profissionais de segurança pública tecnologia superior e sistemas avançados de visão que auxiliam a salvar vidas e proteger bens.

Desta forma, através da capacitação e qualificação dos profissionais da aviação de segurança pública, com aeronaves e equipamentos de ponta, valorosos serviços são prestados para toda a população que necessita de operações aéreas de excelência.

 

 

Autor: Roberto C. G. Lopes, Subtenente BM, Técnico em Manutenção de Aeronaves e formado pela Academia da Airbus Helicopters em Donauworth – Alemanha na aeronave H135 T3H. Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, Pós-Graduado em Pericia Criminal pela Senasp/Renaesp, e Mestrando em Segurança de Aviação e Aeronavegabilidade Continuada pelo Instituto de Tecnológico de Aeronáutica – ITA.

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