Comando de Policiamento Ambiental testa RPAS “Caçador” para combater crimes em São Paulo

Anúncio

São Paulo – O Comando de Policiamento Ambiental da Polícia Militar realizou teste com o Sistema de Aeronave Remotamente Pilotada (RPAS – Remotely Piloted Aircraft Systems), denominada “Caçador”, para monitorar crimes ambientais no Estado de São Paulo.

O “Caçador” é uma versão brasileira do UAV Heron-1, desenvolvido pela Israel Aerospace Industries (IAI). Desde a assinatura de um convênio de cooperação há 4 anos, a IAI e a Avionics Services trabalham em conjunto para estabelecer uma consistente base industrial brasileira no campo dos sistemas não tripulados. O sistema está instalado em Botucatu, interior de São Paulo, aeródromo SDBK, onde fica a sede da Avionics Service.

Comando de Policiamento Ambiental da PM testa RPAS “Caçador” para combater crimes em São Paulo. Foto: Divulgação PM.
Comando de Policiamento Ambiental testa RPAS “Caçador” para combater crimes em São Paulo. Foto: Divulgação PM.

O RPAS opera em média altitude e longa duração e é capaz de voar por mais de 40 horas seguidas, a uma altitude de até 30.000 pés, possui um canal de comunicação por satélite “SATCOM” em banda larga, com transmissão de imagens e dados em tempo real, que permite que ela opere por mais de 1.000 km de raio da sua estação de comando e controle, ou seja, contemplando em recobrimento de 100% de todo o Estado de São Paulo.

Com as câmeras de longo alcance, de infravermelho e termográficas, o RPAS é capaz de localizar infrações ambientais, diferenciar tipos de vegetações, localizar veículos, estruturas e pessoas na prática de ilícitos em cenários diversos, com modelos tridimensionais georeferenciados de terreno e estruturas em solos, inclusive das Unidades de Conservação.

Esse RPAS ainda está em teste pelo policiamento ambiental, mas, segundo a PM, em breve estará a pleno serviço do Meio Ambiente em São Paulo.

Comando de Policiamento Ambiental da PM testa RPAS “Caçador” para combater crimes em São Paulo. Foto: Divulgação PM.
Comando de Policiamento Ambiental testa RPAS “Caçador” para combater crimes em São Paulo. Foto: Divulgação PM.

Operação

Durante a madrugada dessa quinta-feira (8), realizaram uma operação na região de Botucatu com o “Caçador”. A ação só foi possível graças a tecnologia que utiliza câmera especial com infravermelho e consegue identificar pessoas, veículos e construções, tanto de dia como à noite.

De acordo com o Tenente Coronel Biagioni, foi identificado alguns pontos onde um trator estava operando em área de proteção durante a madrugada. “Isso nos chamou atenção e a partir daí mandamos viaturas pelo solo para checar essa ação e também a de alguns barcos que foram vistos. Essa fiscalização é importante para prevenir crimes. Agimos com a capacidade de monitoramento, antes que a infração ocorra”, complementou.

1 COMENTÁRIO

  1. Já foi adquirido, ou fase de teste pela empresa ou PM, alguém sabe explicar melhor. Não precisa de autorização da FAB para adquirir esse tipo de equipamento como ocorreu com a Polícia Federal

Deixe uma resposta

- Saiba o que é trollagem: Cuidado com os TROLLS !

- Política de moderação: Política de moderação de comentários: sua consciência

Os comentários não representam a opinião do Piloto Policial. Os comentários são de responsabilidade dos respectivos autores.

Comentários

comentários