Conflitos Agrários – PM utiliza drones em reintegrações de posse no extremo sul baiano

Bahia – A CIPE/Mata Atlântica (CAEMA), Companhia Independente de Policiamento Especializado em bioma de mata atlântica, tem utilizado Sistema de Aeronave Remotamente Pilotada (RPAS) nas operações de cumprimento de mandados judiciais de reintegração de posse.

PM utiliza drones em reintegrações de posse no extremo sul baiano. Foto: Divulgação.
PM utiliza drones em reintegrações de posse no extremo sul baiano. Foto: Divulgação.

O equipamento é essencial para aumentar a consciência situacional por meio do levantamento aéreo de informações sobre as áreas de conflito, através do monitoramento da movimentação de pessoas e, também, é essencial para promover a estratégia de tomada de decisão, a fim de melhor distribuir os policiais no terreno conflagrado e alcançar os resultados esperados com a operação.

No dia 25 de julho, no município de Caravelas, o RPAS foi utilizado, pela primeira vez, em conflitos agrários. Entre os dias 31 de julho e 2 de agosto, as reintegrações de posse ocorreram no município de Santa Cruz Cabrália, em conjunto com o 8º BPM/Porto Seguro, para o cumprimento de ordem da Justiça Estadual.

Nesta terça-feira (15), no município de Eunápolis, durante o atendimento ao cumprimento de mandado de reintegração de posse expedido pela Justiça Federal e em apoio à Polícia Federal, o RPAS foi mais uma vez utilizado tendo contribuído para garantir a integridade física dos envolvidos, para evitar conflitos e para concorrer positivamente com o sucesso dos resultados da operação.

A aeronave remotamente pilotada e o piloto remoto foram cedidos da frota e do efetivo do 8º BPM/Porto Seguro, respectivamente. Essa unidade tem alcançado importantes resultados práticos com o uso de RPAS na segurança pública, sendo possível, principalmente, identificar alvos e comportamentos agressivos de grupos de pessoas, antes da chegada dos policiais militares à área de atuação.

Assim, potencializa-se o emprego de pessoal, preserva-se a integridade física dos envolvidos, além de garantir a efetividade dos resultados das operações desenvolvidas em prol da estabilidade da sociedade baiana.

PM utiliza drones em reintegrações de posse no extremo sul baiano. Foto: Divulgação.
PM utiliza drones em reintegrações de posse no extremo sul baiano. Foto: Divulgação.

Comunicação Social CIPE/Mata Atântica (CAEMA).

Deixe uma resposta

- Saiba o que é trollagem: Cuidado com os TROLLS !

- Política de moderação: Política de moderação de comentários: sua consciência

Os comentários não representam a opinião do Piloto Policial. Os comentários são de responsabilidade dos respectivos autores.

Comentários

comentários