Covid-19: Helicópteros do Serviço Aeromédico de Emergência francês na linha de frente

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França – O tranporte aeromédico na França entrou em “modo Covid-19 “. Um gerente de negócios da SAF Hélicoptères , uma das quatro empresas ao lado de Babcock, MBH e NHV que atendem ao Serviço de Assistência Médica (SAMU) no país, incluindo territórios franceses no exterior, lembra que os arranjos foram feitos em benefício dos hospitais e de seus pacientes.

Basicamente, sua missão não mudou. Transportar pacientes de um hospital para outro em condições sanitárias e de segurança adequadas continua sendo, de fato, sua atividade diária. Desde o surgimento do vírus SARS-CoV-2, as empresas de táxi aéreo contratadas para o serviço de transporte aeromédico, na França, viram evoluir a ordem das prioridades.

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“Mesmo em situações fora de crise, a SAF Hélicoptères transporta 5.500 pacientes por ano, realiza 7.000 missões em cerca de 6.000 horas de vôo. Na epidemia total de Covid-19, é impossível, por enquanto, prever se esse nível de atividade será correspondido ou excedido, mas atualmente a mobilização de tripulações e helicópteros é total”, disse Marc Latour, Marc_Latour-SAFpiloto de helicóptero, gerente de desenvolvimento de negócios da SAF Hélicoptères.

Em outras palavras, a crise tomou proporções invisíveis até então. Na área de Paris, onde a infraestrutura de saúde é conhecida como a maior da Europa, as instalações estão saturadas.

Liberando vagas em unidades de terapia intensiva

O helicóptero aeromédico é chamado para desempenhar um novo papel, além do que ele costuma desempenhar. Foi implementado para liberar leitos em unidades de terapia intensiva saturadas, transportando pacientes para instalações mais ou menos distantes, capazes de acomodá-las. “Nossas outras áreas de atividade, como taxi aéreo, transporte de passageiros (VIP e turistas) e treinamento, registram um declínio acentuado. O transporte médico habitual também tende a diminuir, porque a emergência médica não é gerenciada como de costume”, afirmou Marc Latour.

Nessas horas sombrias, os 16 helicópteros aeromedicos disponibilizados pela SAF Hélicoptères de suas dez bases (a maioria deles está localizada ao sul de Toulouse-Besançon) agora são solicitados em um novo campo de operações. “As equipes devem atender à hospitais em que não estão necessariamente acostumadas a operar. A história talvez se lembre de que, no início da epidemia, os médicos não planejavam usar helicópteros para transportar pacientes infectados com SARS-CoV-2. Mas a velocidade da propagação do vírus, bem como o número de casos registrados em um curto período de tempo, mudaram esse panorama”, afirmou Marc Latour.

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© Charlotte Cotronis

Tripulações protegidas

Simultaneamente, essa missão inesperada de transporte exigiu novas medidas: a proteção da tripulação – piloto e tripulantes. “As tripulações sempre usam máscaras de proteção . Quando se trata de transportar pessoas infectadas pelo vírus Covid-19 e mostrando sinais de patologia aguda, colocamos uma barreira de separação entre o cockpit e a cabine, onde médicos, enfermeiros e pacientes são transportados. Essa barreira é uma espécie de lona plástica transparente. Em casos confirmados que o paciente está infectado com o SARS-CoV-2, além da máscara, nossos funcionários usam um boné cobrindo os cabelos e os ouvidos, óculos e luvas de proteção. É claro que a cultura da emergência médica, ano após ano, a experiência acumulada em associação com a equipe médica facilita muito a tarefa de todos os profissionais envolvidos em uma operação inesperada como essas”, afirmou Marc Latour.

 

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© SAF

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