Covid-19: O apoio aéreo da Gendarmerie Francesa

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França – Juntamente com o compometimento das aeronaves do Exército, Força Aérea e dos “Dragons”da Sécurité Civile francesa, os helicópteros da Gendarmerie Nationale, na França, participam de muitos tipos de missões relacionadas à atual crise da pandemia de Covid-19.

Desde 1953, as aeronaves da Gendarmerie Nacional na França e nos territórios franceses ultramarinos, são as únicas destinadas à atividade policial no país. Em 2020, a frota era composta de 56 helicópteros e 32 drones, divididos em 23 unidades na França e 6 unidades no exterior. As aeronaves da frota de helicópteros são de três tipos: AS350 (26 unidades), EC145 e EC135 (15 aeronaves de cada tipo). Todas as aeronaves são subordinadas ao CFAGN (Comando de Aviação da Gendarmerie Nacional – Commandement des forces aériennes de la gendarmerie nationale), localizado na base aérea de Vélizy-Villacoublay, localizada a poucos quilômetros de Paris. A frota está operacional 24 horas por dia, 365 dias por ano.

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As aeronaves da unidade voam uma média de 18 000 a 19 300 horas por ano, dependendo do ano. No total, a unidade possui 152 pilotos e uma força de trabalho global de 483 pessoas no seu quadro de colaboradores. A taxa de disponibilidade operacional de helicópteros é “ superior a 80%, graças aos nossos mecânicos e ao nosso setor de manutenção aeronáutica (Groupement de maintien en condition opérationnelle – GMCO) com sede em Orléans e Nîmes. O GMCO realiza inspeções de manutenção a cada 1200 horas nos AS350s, e a cada 1000 e 800 horas, respectivamente, nos EC135s e EC145s ”, disse o coronel Emmanuel Sillon, comandante da FAGN.

Três missões em foco

Distribuídos por todos o território francês, os helicópteros da Gendarmerie trabalham em três áreas: coleta de informações e apoio à decisão, gerenciamento de intervenções e crises e, finalmente, apoio e resgate. A primeira parte inclui missão policial e de investigação. “Os ativos aéreos nos permitem cobrir grandes espaços, antecipar a evolução dos eventos em terra e fornecer informações valiosas para as unidades terrestres. Graças ao seu equipamento avançado de bordo, o helicóptero está enfrentando missões de segurança interna cada vez mais complexas. O equipamento mencionado acima inclui uma câmera térmica capaz de filmar dia e noite com ótima resolução óptica (permite ler uma placa a um quilômetro de distância); alto-falantes e um holofote capaz, por exemplo, de iluminar uma bola de futebol de 300 m de altura; um guincho elétrico e um sistema de fast rope usado para a desembarque rápido de policiais, como o GIGN (Grupo de intervenção da gendarmerie nationale) ou o RAID da polícia nacional (pesquisa, assistência, intervenção, dissuasão). ” 

Além deste equipamento, é utilizado um sistema de mapeamento de crises: o SC2. “O SC2 é um sistema complexo que visa dentro de algumas horas estabelecer uma cartografia de um ambiente possivelmente modificado. No gerenciamento de crises, o tempo é uma forte restrição. A aquisição de imagens na cena de crise e a aquisição de cartografia associada são essenciais para a condução das operações. Em uma crise, o mapa se torna obsoleto. As imagens de satélite demoram a chegar. A crise perturba as referências usuais: induz uma mudança de paisagem e de valores. No entanto, é essencial entender a crise em todas as suas dimensões (natureza intrínseca, intensidade, extensão, cinética). Assim, o sistema de cartografia de crise SC2 traz um real valor agregado operacional utilizado para planejar, preparar e conduzir operações, tanto para as autoridades militares quanto para as autoridades administrativas ou judiciais.”, disse o coronel Emmanuel Sillon.

© Sirpa / M. Balsamo
© Sirpa / M. Balsamo

Intervenção e gestão de crises

A missão policial e de investigação consiste em apoiar as unidades terrestres que procuram ou perseguem criminosos. O equipamento de bordo fornece evidências forenses. A segunda parte do papel desempenhado pelos helicópteros da Gendarmerie Nationale consiste na intervenção e no gerenciamento de crises. “O helicóptero é um aliado valioso das capacidades de contraterrorismo e do controle ilegal da imigração. Foi o caso durante a tomada de reféns em Trèbes, em 23 de março de 2019, para a projeção de tropa especializada e coleta de informações. Nos territórios ultramarinos franceses, em particular em Mayotte, a seção aérea da Gendarmerie (SAG: seção aérienne de gendarmerie) realiza missões policiais administrativas focadas na luta contra a imigração ilegal das ilhas Comores “.

Finalmente, em termos de apoio e resgate, os helicópteros são operados “no mar e nas montanhas para proteger vidas humanas, garantir a colta de provas judiciais e, assim, proteger os interesses das vítimas. Onde o acesso terrestre é impossível e quando uma técnica específica é necessária (guincho), os helicópteros estarão lá para apoiar.” 

A crise de saúde relacionada à epidemia de Covid-19 exigiu a transferência de muitos pacientes (mais de 600 em meados de abril) para hospitais franceses capazes de acomodar novos pacientes, mas também para instalações de atendimento localizadas na Alemanha, Suíça, Luxemburgo e Áustria. A FAGN foi convocada para isso. “As bases operacionais (SAG) de Vélizy-Villacoublay, Lyon e Hyères contribuiram para essas transferências, a fim de descongestionar hospitais saturados. O SAG de Vélizy-Villacoublay havia sido integrado no centro de Paris-Orly. Nos primeiros dias de abril, sete missões desse tipo foram realizadas, essencialmente a partir do centro sanitário estabelecido em Paris-Orly e Lyon. Foram solicitadas duas unidades aéreas da Gendarmerie: os SAGs de Vélizy-Villacoubaly e Lyon. ”

A luta anti-propagação do Covid-19

Assim como outros operadores estatais que atuam no transportes de pacientes infectados, a FAGN precisou adaptar o layout dos helicópteros. “Nossas aeronaves são preparadas de acordo com as regras emitidas pelo Ministério da Saúde para operações aeromédicas. Essas regras foram assumidas pela Airbus Helicopters através de duas de suas publicações recentes. Assim, cada aeronave é desinfetada após cada missão: o microfone do fone de ouvido, os controles de vôo e as alças são cuidadosamente tratados; e a cada troca de equipe, as aeronaves são completamente desinfetadas. Individualmente, durante essas missões, as tripulações usam máscaras, luvas, avental de proteção, também de acordo com os padrões estabelecidos pelas autoridades médicas”.

© Gendarmerie
© Gendarmerie

Além das missões aeromédicas, as aeronaves da FAGN também participam do apoio à ação territorial das forças policiais, em relação às medidas de contenção e proteção de pontos sensíveis, como áreas de distribuição de alimentos, energia e hospitais.

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