Equipe do GRAER/PR parte em apoio à Santa Catarina

Anúncio

A Polícia Militar do Paraná enviou neste sábado (10) um helicóptero e quatro tripulantes do Grupamento Aéreo (Graer/PR) para ajudar no resgate e assistência às vítimas dos desastres provocados pelas chuvas em Santa Catarina nos últimos dias. A equipe, enviada a pedido da Defesa Civil do estado vizinho, é composta por um piloto, um co-piloto e mais dois tripulantes especializados neste tipo de trabalho.


“Realizaremos trabalhos de defesa civil, como busca, resgate, salvamento e entrega de medicamentos e alimentação, principalmente para pessoas que estiverem ilhadas”, explica o comandante do Graer, tenente-coronel Orlando Artur da Costa.

“Atuaremos no vale do Itajaí, Blumenau e Rio do Sul, cidades amplamente atingidas pelas chuvas dos últimos dias. Nossas ações se darão por tempo indeterminado, enquanto for necessário”, disse o comandante da equipe enviada, capitão William Fávero.

A equipe – composta pelos capitães Fávero (comandante da aeronave) e Adilar Marcelo de Lima (co-piloto) e os sargentos Giovani Cupka e Luciano Roberto Frezato (tripulantes operacionais multimissão) – já vivenciou situações parecidas com esta, como no Rio de Janeiro, no início deste ano, e em Santa Catarina, em 2008.

A AERONAVE – O helicóptero enviado pelo Graer à Santa Catarina é o Falcão 3, modelo EC 130, com capacidade para sete pessoas a bordo, equipamentos e, se necessário, mais uma tonelada de carga pendurada em um gancho externo. A equipe levou a bordo cordas (para a realização de rapel ou remoção de pessoas), maca e outros materiais de primeiros socorros. “Somos de um dos estados mais próximos, com experiência na área e equipamentos necessários, por isso fomos acionados”, diz Fávero.

SANTA CATARINA – Segundo informações divulgadas neste sábado, 60 mil pessoas já abandonaram suas casas em Santa Catarina e 200 mil moradores estão sem água – com previsão de restabelecimento neste domingo (11). Trinta e seis cidades estão em situação de emergência e três em estado de calamidade pública. O nível do Rio Itajaí-Açu está baixando lentamente.


Fonte: Agência de Notícias do Paraná


6 COMENTÁRIOS

  1. Caros amigos FÁVERO, ADILAR, GIOVANI E FRESATO,

    Voces já estão experientes em calamidades: Rio de Janeiro, Paraná e agora em Sta.Catarina.
    Apenas, eu recomendo calma e voo com segurança. Não se deixem levar pela situação e avaliem a missão.

    Boa sorte, sucesso e bom retorno !

    CMTE AYRES – PLAH 0552.

  2. Grande Cmte Aires e amigos.
    Obrigado pelas recomendações.
    Participamos da Op. em Santa Catarina juntamente com os irmãos do Rio Grande do Sul, São Paulo e Santa Catarina.
    As operações ocorreram de maneira muito segura e coordenada, os Oficiais e praças do Bav/Graer Sc, comandados pelo Ten-Cel Abreu, proporcionaram um ambiente saudável e muito descontraído, mas além de tudo muito seguro para que as missões fossem realizadas com sucesso e pudéssemos amenizar um pouco a dor dos irmãos que perderam praticamente tudo nas enchente.
    Mas do que simplesmente uma cheia, as caudalosas águas levaram casas, bens, patrimônio e toda a história de vida de muitas pessoas. O povo catarinense possui muita coragem e sua força de reconstrução é muito grande. Nosso trabalho foi apenas levar um pouco de esperança e conforto a estas pessoas tão castigadas pelas cheias.
    O nosso Falcão 03, EC 130 B4 “máquinão”, transportou 2500 kg em carga como água, remédios, bolsas de sangue, gêneros alimentícios, materiais de limpeza além de pessoas enfermas e técnicos e tudo que, naquele momento, era possível para diminuir a dor física de nossos irmãos catarinenses atingidos pela catástrofe.
    Obrigado pela confiança e parabéns a todos os envolvidos nas operações.

    Cap Adilar Graer/Pr.

  3. Ao GRAER PR, nosso muito obrigado. Parabéns pela dedicação, pelo profissionalismo, pelos ensinamentos e pelo exemplo, pois operaram com perícia e segurança de vôo.
    Grande abraço ao Ten Cel Artur, Cap favero, Cap Adilar, Sgt Giovani e Sgt Frezato.

    Adilson Bornhofen
    Maj Chefe Operações BAPM SC

  4. Infelizmente mais uma catástrofe mas, a união, o profissionalismo e o sentimento de ajudar o próximo triunfa.

    Valeu! GRAER/PR e demais irmãos!

    Sgt Jabonski

  5. O muito obrigado do povo catarinense aos colegas!.

    Eduardo Senna
    Delegado de Polícia
    Central de Operações Policiais-COP
    Polícia Civil de Santa Catarina

  6. Equipe do GRAER/PR

    SANTA CATARINA AGRADECE PELA A MÃO AMIGA E BRAÇO FORTE DESSA EQUIPE.
    MUITO OBRIGADO

    SD ESP RONALDO RODRIGUES
    EXERCITO BRASILEIRO
    5 RM/5DE

Deixe uma resposta

- Saiba o que é trollagem: Cuidado com os TROLLS !

- Política de moderação: Política de moderação de comentários: sua consciência

Os comentários não representam a opinião do Piloto Policial. Os comentários são de responsabilidade dos respectivos autores.

Comentários

comentários