FAA aprova aumento de peso máximo para o MD 902 Explorer

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A MD Helicopters Inc. (MDHI), anunciou que a FAA (Federal Aviation Administration) aprovou a certificação para o aumento do peso máximo de decolagem de 3.070kg (6.770lbs) para o MD 902 Explorer. A carga adicional de 122 kg (270 lbs) permite que os operadores em todos os segmentos de mercado possam alavancar ainda mais a capacidade superior de missão desta versátil aeronave.

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“Estamos satisfeitos que a certificação tenha sido aprovada”, disse Carl Schopfer, presidente da MDHI. “A aprovação abre caminho para um novo conjunto de equipamentos e tecnologias de configurações que irão aumentar a versatilidade de missão do 902 Explorer a novos patamares para nossos operadores. Enquanto as capacidades da aeronave têm sido sempre superiores, a certificação confirma a posição do MD Explorer como o mais capaz biturbina leve do mundo “.

Alimentado por dois motores Pratt e Whitney Canadá PW207E, o MD Explorador possui um sistema de rotor principal totalmente articulado e cabeça do rotor principal feita de material composto e com “bearingless” e “flexbeams”. O controle anti-torque é fornecido pelo revolucionário sistema NOTAR (No Tail Rotor), que reduz a carga de trabalho do piloto, os níveis de ruído externo e melhora significativamente a segurança em espaços confinados e em plataformas offshore.

A cabine de seis lugares do MD Explorer é uma das maiores da classe dos bimotores leves e dispõe de duas portas deslizantes laterais de acesso com 1.32m de largura e um grande compartimento de bagagem. Os assentos com absorção de energia da cabine, atendem aos rigorosos requisitos da FAR Part 27.562 para suportar até 30g (carga “g”) de impacto a uma razão de 30 m/s.

A grande cabine do MD Explorer faz com que ele seja ideal para alterações de rápidas de missão como de um transporte de passageiros de seis lugares Offshore/Onshore para serviços de emergência médica ou missões policiais. Uma grande gama de equipamentos opcionais foram totalmente qualificados para atender às diversas necessidades operacionais, como por exemplo, um gancho de carga permite transportar mais de 1.360kg (3.000 lbs) de carga externa.

A segurança e manutenção do MD Explorer são reforçadas pelos sistemas incluídos HIRF (High Intensity Radiated Fields) e de proteção contra raios (relâmpagos), construído em etapas e plataformas de manutenção e uma fuselagem feita de material composto avançado que é resistente à corrosão em meio marinho hostil.

Fonte: MD Helicopters, via Asa Rotativa

3 COMENTÁRIOS

  1. Prezados, boa tarde.

    A preocupação com a segurança das operações é uma máxima em qualquer operação aérea. Quando falamos sobre este assunto, em especial, ligado à aviação policial o quesito eleva-se exponencialmente uma vez nossa gama de ações e missões em prol da sociedade. Áreas restritas em missões de resgate. Voos pairados a baixa altura e em centros urbanos. Voos noturnos (24H). Dentre outros.

    Neste contexto o rotor de cauda e os níveis de ruídos são sempre uma preocupação que de uma forma ou de outra interferem nas decisões quanto aos riscos das operações, bem como o bem estar da sociedade. Voar com segurança realizando o trabalho de forma efetiva e minimizando os prejuízos sociais são metas dos serviços aeropoliciais.

    O sistema NOTAR (No Tail Rotor) do MD 902 Explorer (também presente no MD520 e MD600) são a evolução deste pensamento voltado para a segurança a baixo custo e com reduzidos níveis de ruído. O incremento na capacidade de carga agrega valor a esta espantosa e maravilhosa máquina que leva ao mundo da aviação a solução para os temidos rotores de cauda, que além de elevar os riscos em diversas operações aeropoliciais condiciona os voos a perda de parcela de potência significativa.

    Que possamos olhar esta máquina testada e provada há anos com os olhos da evolução tecnológica que se apresenta para melhorar nossos serviços ao povo brasileiro.

    Parabéns á MD helicopters e sua parceria com a Boeing para nosproporcionar cada vez mais voos seguros e eficientes.

    Rtt. Telmo Tassinari Neto – comandante de Operações Aéreas – PMMG

  2. Quem sabe. Um dia terei. Uns a nossa disposições. Para sobrevoar. Na PB. Pe. RN e Ceará. Sou um simples aluno de direito. No aguardo do provimento Dr Deus. Nota 1000. Esta. Aeronave. Explorer 902. Parabéns. Poderia fazer um simulado. Do valor. Para aluguel. De um Explorer. Para sobrevoar. A PB. Os 4 cantos do estado. Contato mensal.

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