GOA/CBMBA realiza três remoções aeromédicas durante o São João
29 de junho de 2025
2min de leitura
Bahia – Durante o São João na Bahia, o Grupamento de Operações Aéreas (GOA) do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) atuou de forma intensa e estratégica para garantir o salvamento de vidas em situações críticas. Entre os dias 21 e 24 de junho, três ocorrências de grande complexidade foram atendidas com o apoio da aeronave Fênix 2, em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
A primeira ocorrência aconteceu na tarde do dia 21, quando a aeronave Fênix 02 realizou a transferência de um paciente com diagnóstico de aneurisma cerebral. A equipe decolou de Amargosa com destino ao campo do 14º Batalhão da Polícia Militar (14º BPM), em Santo Antônio de Jesus, onde embarcou o paciente e os profissionais de saúde. A aeronave seguiu até a base do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer), em Salvador, onde uma unidade avançada do Samu concluiu o deslocamento até o Hospital Roberto Santos, em Salvador.
No dia 24, uma nova ocorrência exigiu agilidade e coordenação entre as equipes. Um acidente de trânsito na BR-101, próximo de Cruz das Almas, deixou uma vítima presa às ferragens. O Fênix 2 decolou de Amargosa e, ao chegar na cidade, realizou o pouso no estádio local. Após o resgate terrestre da vítima e a estabilização pela equipe médica, o paciente foi embarcado e levada até o 14º BPM, em Santo Antônio de Jesus, onde uma equipe de solo deu continuidade ao atendimento, encaminhando-a ao Hospital Regional local.
Ainda no dia 24, um chamado de extrema gravidade mobilizou novamente o GOA. A equipe foi acionada pelo Samu de Maragogipe para o transporte aeromédico de um paciente com queimaduras em aproximadamente 80% do corpo. A missão foi realizada com o Fênix 2, que decolou da base em Amargosa e pousou na cidade para o embarque, com apoio da equipe médica local. Com o paciente estabilizado, a aeronave seguiu para Salvador e pousou no Departamento de Polícia Técnica (DPT), onde uma ambulância do Samu conduziu a vítima até o Hospital Geral do Estado (HGE).
“A rapidez no atendimento é fundamental para a sobrevida dos pacientes. Esse ano, durante o São João, a nossa aeronave ficou pousada em um ponto estratégico, para, dessa forma, conseguirmos deslocamentos mais rápidos. Durante os dias de festa, também realizamos monitoramentos nas cidades baianas”, concluiu o tenente-coronel BM Luciano Alves.
Para assinar nossa newsletter basta inserir seu endereço de e-mail no formulário ao lado. Fique tranquilo, respeitamos sua privacidade e somente enviaremos conteúdo útil pra você.
Enviar comentário